Exclusivo: descobrimos quando começa produção do novo SUV Toyota híbrido

Conhecido como projeto D90B no Brasil, modelo começará a ser fabricado em série em Sorocaba (SP) no último trimestre de 2024
LF
Por
05.05.2023 às 08:08
Conhecido como projeto D90B no Brasil, modelo começará a ser fabricado em série em Sorocaba (SP) no último trimestre de 2024

A Toyota anunciou recentemente um investimento de R$ 1,7 bilhão no Brasil para produção de “um novo compacto híbrido flex” em Sorocaba (SP), além da nacionalização de seu propulsor em Porto Feliz (SP).

Nossa reportagem pode afirmar que será um SUV compacto derivado da plataforma DNGA (uma simplificação da TNGA de Corolla e Corolla Cross, também conhecida como TNGA-B, pois é voltada a modelos de porte compacto), com projeto liderado pela Daihatsu, sua subsidiária de baixo custo para mercados emergentes.

Você pode se interessar também:

Quando começa a produção do novo SUV da Toyota

Agora, nossas mais recentes apurações apontam mais precisamente quando será o início de produção em série (SOP, na sigla em inglês) do modelo: outubro de 2024. Assim, a chegada às ruas pode ocorrer ainda no fim do próximo ano, porém com chances de que o lançamento efetivo fique para o começo de 2025.

Documentos aos quais a Mobiauto teve acesso apontam que a Toyota vem trabalhando na adaptação e serviços pré-operacionais do complexo de Sorocaba para receber o novo produto pelo menos desde abril deste ano.

A marca já prepara treinamentos e trabalhos técnicos para implantação da nova linha, além de acionar fornecedores e preparar a fabricação de componentes específicos para o SUV. O prazo para finalização de todo esse processo é justamente setembro de 2024, para que na sequência a produção em série aconteça.

Conhecido como projeto D90B no Brasil, modelo começará a ser fabricado em série em Sorocaba (SP) no último trimestre de 2024

Qual será o motor do novo SUV híbrido flex da Toyota

Além de ainda não ter confirmado qual será o tipo de carroceria desse produto, a Toyota não informou se ele usará o motor 1.8 eletrificado da família Corolla ou outro, como o 1.5 e-Smart aventado pela Mobiauto em fevereiro deste ano e que será usado pelo mesmo modelo na Ásia.

D90B vs D03B

O mais curioso é que, no Brasil, a fabricante usa o código de projeto D90B, conforme noticiado pelos colegas do Autos Segredos. Na Tailândia, o código de projeto do mesmo produto é outro, D03B. A diferença pode ser explicada por mudanças importantes na mecânica dos projetos, como por exemplo o uso do motor 1.8 de Corolla e Corolla Cross na variante brasileira do SUV.

Plataforma do novo Yaris Ativ sedan

Todavia, tanto a variante nacional quanto a asiática, que deve ser revelada ainda este ano, terão basicamente a mesma carroceria e visual, mudando apenas detalhes estéticos. Itens como elétrica, suspensões e freios serão herdados do novo Yaris Ativ lançado recentemente no mercado tailandês.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Como se chamará o novo SUV híbrido flex da Toyota

Esta informação é a mais bem guardada de todas, mas aventa-se a possibilidade de o SUV compacto seguir o caminho do primo maior Corolla Cross e adotar o nome Yaris Cross. É a mesma alcunha de um SUV compacto vendido na Europa, porém, assim como o Yaris europeu nada tem a ver com o hatch brasileiro, e o mesmo valerá para o nosso futuro SUV compacto.

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag  


Comentários