Flagra: Honda ZR-V já está no Brasil e será nosso elo real com o Civic

SUV compacto-médio está perto do lançamento sem motor híbrido e com muitos elementos herdados da 11ª geração do sedan
LF
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11.09.2023 às 01:00
SUV compacto-médio está perto do lançamento sem motor híbrido e com muitos elementos herdados da 11ª geração do sedan

Você sente saudades do Honda Civic? Afinal, a 11ª geração, trazida importada e híbrida da Tailândia, é paisagem difícil de se encontrar nas nossas ruas e já se tornou forte candidato a virar mosca branca. Quem quiser ter um contato mais caloroso e certeiro com o Civic G11 terá de se contentar com o SUV compacto-médio ZR-V. Que, por sinal, já está no Brasil.

O Honda ZR-V foi prometido pela marca japonesa para chegar ao nosso mercado ainda este ano e, a julgar pelo flagra divulgado no início deste semana pelo perfil @carangospb, no Instagram, o lançamento será em breve. O vídeo exibe um lote de unidades do modelo desembarcando no terminal portuário de Vila Velha (ES), sem camuflagem.

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Quando chega o Honda ZR-V

Assim, espera-se que o novo ZR-V chegue às lojas brasileiras até outubro. O SUV virá importado do México, o que significa que poderá ser trazido com muito mais facilidade e em lotes mais generosos do que o Civic Hybrid, vindo da Tailândia. Seu posicionamento de preço também será mais acessível, o que ajudará a formar um volume maior de vendas.

Diferentemente do próprio Civic, da nova geração do Accord e do SUV médio CR-V, todos a serem vendidos com a peculiar motorização híbrida e:HEV, já explicada neste artigo, o ZR-V trará um trem de força convencional a combustão. Nem mesmo um propulsor turbo ou com injeção direta de combustível teremos.

Que motor terá o Honda ZR-V


Seu motor será um 2.0 aspirado a gasolina com injeção indireta, que rende 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. Ele virá acoplado a um câmbio automático do tipo CVT. Em outros países, o ZR-V chega a ser oferecido com tração integral, mas sua configuração aqui no Brasil deve ser apenas com tração 4x2 dianteira, o que aliviará o peso e o preço do carro.

Quais as dimensões do Honda ZR-V


Em termos de tamanho, o ZR-V possui 4.570 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.620 de altura e 2.650 mm de entre-eixos. Seu porte, assim, se assemelha ao do Toyota Corolla Cross, que mede 11 centímetros a menos em comprimento, mas é só 1,5 cm mais estreito em largura e 1 cm menor em entre-eixos, e tem a mesma altura.

Apesar de ser substancialmente mais comprido e ter jeitão quase de uma perua anabolizada, o Honda ZR-V chegará com o menor porta-malas do segmento, 380 litros, abaixo dos 440 l do Corolla Cross, dos quase 500 litros do VW Taos e até dos 410 litros do Jeep Compass.

Itens do Honda ZR-V herdados do Civic

E se você está se perguntando, afinal, qual o elo entre o ZR-V e o Civic G11, ele está na plataforma, o que significa que o SUV compartilha com o sedan médio diversos componentes de acabamento interno. Ou seja, muito do que deveríamos ver no novo Civic Hybrid, mas não podemos pois quase não existem unidades dele em nosso mercado, estará em seu irmão.

Por exemplo, volante, painel, quadro de instrumentos digital, manopla de câmbio, retrovisor interno, a estrutura dos bancos dianteiros e a central multimídia flutuante são os mesmos nos dois modelos.


O acabamento possui boa dose de elementos suaves ao toque no painel, no console central e nas guarnições das portas. O interior se notabiliza, ainda, pelo assoalho plano e um espaço interno que tem sido elogiado entre a mídia especializada de outros países.

Quanto vai custar o Honda ZR-V

Além de cluster e ar digitais, freio de estacionamento eletrônico, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o ZR-V virá equipado com o pacote Honda Sensing, ADAS (segurança semiautônoma) da marca japonesa, completo. Também estará munido do sistema My Honda Connect, que permite conectividade com o veículo via aplicativo de celular.

Com todos esses predicados, o Honda ZR-V será posicionado entre HR-V e o Civic, com faixa de preços que deve partir de aproximadamente R$ 200.000 e chegar a cerca de R$ 250.000. Ele deve ser comercializado em duas versões de acabamento: Sport, a das imagens, com apelo mais esportivo, e Touring, com visual mais sofisticado.

Flagra: @supercarroscapixabas / @carangospb
Imagens: Divulgação/Honda

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