Toyota Yaris Cross terá item de luxo que faltou no Corolla Cross

Apesar de menor e posicionado abaixo do modelo já vendido no Brasil, Yaris Cross terá freio de estacionamento eletrônico
Renan Rodrigues
Por
21.06.2023 às 08:00
Apesar de menor e posicionado abaixo do modelo já vendido no Brasil, Yaris Cross terá freio de estacionamento eletrônico

Uma das maiores críticas que o público tem a respeito do Toyota Corolla Cross é o sistema de freio de estacionamento. O modelo utiliza um sistema típico dos Estados Unidos e que nunca foi muito difundido no Brasil: a alavanca no pé.

Para estacionar o veículo, após a completa parada, é necessário acionar uma alavanca posicionada bem próxima à coluna do lado esquerdo do habitáculo. Apesar de confiável, o item parece atrasado em relação a concorrência, mas a Toyota pretende arrumar isso.

Também pode te interessar:

O Yaris Cross, futuro SUV compacto híbrido flex, que a Mobiauto revelou com exclusividade qual será a motorização, terá uma solução muito mais moderna. O modelo contará com freio de estacionamento eletrônico, item presente apenas em modelos como RAV4 e Camry, considerando apenas os Toyota. Vale lembrar que Corolla, Corolla Cross, Hilux e SW4 usam sistema de alavanca. 

Como é o Yaris Cross

No mercado indonésio, o Yaris Cross fará a ponte entre o Raizen, que é um SUV com porte de Fiat Pulse, e o Corolla Cross. Portanto, estamos falando justamente de um SUV compacto, que é a expectativa para o mercado nacional.

O Yaris Cross asiático tem 4,31 m de comprimento e entre-eixos de 2,62 m, além de 1,61 m de altura. Para efeitos de comparação, o Hyundai Creta tem 4,29 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos e 1,63 m de altura.

Em relação ao modelo europeu, o Yaris Cross asiático além de maior, apresenta design mais parrudo. A grade dianteira é claramente inspirada no Corolla Cross, mas as linhas de para-choque, caixa de rodas e capô passam maior sensação de robustez.

Já a traseira lembra bastante o irmão maior, como se antecipasse um facelift do Corolla Cross. As lanternas invadem a tampa do porta-malas, enquanto o para-choque parece bem rente ao final da lataria, o que pode causar prejuízos maiores em acidentes.

No interior, a Toyota aproveitou elementos já conhecidos, há painel parcialmente digital e central multimídia com tela de 10 polegadas flutuante. Ao menos para a Indonésia está prevista a presença de teto solar panorâmico e elétrico.

Lembra que dissemos que antecipamos a motorização do novo Yaris Cross nacional? Assim como o irmão maior Corolla Cross, o novo SUV compacto virá equipado com motor híbrido flex.

No entanto, contará com um propulsor 1.5 híbrido em vez do 1.8 híbrido usado no Corolla Cross e Corolla. A expectativa é que o conjunto mecânico entregue até 113 cv de potência combinada entre o 1.5 e o pequeno motor elétrico. Confira os detalhes da motorização neste link.

Quando começa a produção do novo SUV da Toyota

Nossas mais recentes apurações apontam mais precisamente quando será o início de produção em série (SOP, na sigla em inglês) do modelo: outubro de 2024. Assim, a chegada às ruas pode ocorrer ainda no fim do próximo ano, porém com chances de que o lançamento efetivo fique para o começo de 2025.

Documentos aos quais a Mobiauto teve acesso apontam que a Toyota vem trabalhando na adaptação e serviços pré-operacionais do complexo de Sorocaba para receber o novo produto pelo menos desde abril deste ano.

A marca já prepara treinamentos e trabalhos técnicos para implantação da nova linha, além de acionar fornecedores e preparar a fabricação de componentes específicos para o SUV. O prazo para finalização de todo esse processo é justamente setembro de 2024, para que na sequência a produção em série aconteça.

Comentários