Toyota Corolla Hybrid 2024 virá sem a mudança que mais queríamos

Sedan nacional não receberá a motorização híbrida mais forte do irmão gêmeo gringo, nem freio de estacionamento eletrônico
LF
Por
15.09.2023 às 08:35
Sedan nacional não receberá a motorização híbrida mais forte do irmão gêmeo gringo, nem freio de estacionamento eletrônico

O Toyota Corolla 2024 já começou a chegar às concessionárias da marca. Ainda não há informações oficiais nem preço, mas até o momento só a versão intermediária XEi, com motor 2.0 aspirado flex de até 177 cv de potência, está nas revendas. A configuração 1.8 híbrida flex, pelo visto, demorará um pouco mais a chegar, e virá sem a mudança que mais queríamos.

Estamos falando do aumento de potência da motorização eletrificada. No exterior, o Corolla 2024 recebeu, além de atualizações visuais e de equipamentos que, estas sim, estarão presentes no nosso sedan, um incremento na potência e no torque do motor elétrico que compõe o conjunto motriz. Explicamos em detalhes as novidades neste artigo.

Você também pode se interessar por:

No caso, o motor elétrico do Corolla gringo passou de 72 cv de potência para 95 cv, e de 16,6 kgfm de torque para 18,9 kgfm. Com isso, a potência combinada, somando-se os 98 cv do motor 1.8 de ciclo Atkinson com gasolina, subiu de 122 cv para 140 cv. Aqui, esse mesmo propulsor é convertido a flex e chega a 101 cv com etanol, sendo 14,5 kgfm de torque.

Ao mesmo tempo, a bateria de 1,3 kWh trocou a composição de níquel-cádmio pela de íons de lítio, mais moderna e eficiente, garantindo um pequeno aumento na autonomia em modo de condução EV e maior durabilidade do conjunto.

Porém, ao que tudo indica, nenhuma dessas novidades estará presente no Corolla 2024 brasileiro, produzido em Indaiatuba (SP). Apesar de o conjunto híbrido flex vir importado do Japão, fontes consultadas pela Mobiauto afirmaram que o sedan nacional manterá a motorização e o banco de baterias atuais.

A razão disso são os custos de homologação e o trabalho de engenharia, em um momento no qual a fabricante concentra (quase) todos os seus esforços no desenvolvimento do SUV compacto Yaris Cross, que trará um motor híbrido flex diferente da família Corolla.

Com isso, o Corolla híbrido flex 2024 deve continuar a ser oferecido em duas versões de acabamento, Altis Hybrid e Altis Premium Hybrid, enquanto a configuração 2.0 Dynamic Force continuará existindo nas variantes GLi, XEi e Altis Premium. A ver se a Toyota manterá a versão esportivada GR-Sport na gama.

Toyota Corolla Hybrid 2024 – O que muda?

Assim como na versão XEi, o Corolla Hybrid 2024 vai contar com um discreto facelift, que mudará a grade frontal. Esta trocando as divisórias filetadas por outras do tipo colmeia. Na parte externa, ganhará um novo desenho de rodas, sem atualizações no desenho da traseira.

Por dentro, a principal novidade estará no quadro de instrumentos 100% digital configurável com tela de 12,3 polegadas, que muda de cor conforme o modo de condução. A central multimídia também será nova, com tela de 10,5 polegadas antirreflexo e dotada de um novo sistema operacional.

Outra mudança importante será a incorporação de saídas de ar traseiras direcionáveis, algo que já estava disponível para o Corolla Cross. O sedan traz, por fim, novas entradas USB para a recarga de smartphones, entre outros aparelhos eletrônicos.

Por outro lado, além de não ter o motor híbrido mais forte que está presente no novo Corolla gringo, o Corolla 2024 não receberá, em nenhuma versão, qualquer tipo de atualização no freio de estacionamento, que seguirá manual por alavanca. Curiosamente, o Yaris Cross será o primeiro Toyota nacional a contar com freio de estacionamento eletrônico.

Comentários