Exclusivo: Toyota prepara nova família Yaris híbrida flex para o Brasil

Depois do Yaris Cross, fabricante já trabalha em um novo ciclo de investimentos para o País, que deve contemplar os sucessores de hatch e sedan compactos
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14.08.2023 às 11:45 • Atualizado em 15.08.2023
Depois do Yaris Cross, fabricante já trabalha em um novo ciclo de investimentos para o País, que deve contemplar os sucessores de hatch e sedan compactos

A Toyota já planeja, dentro de seu novo ciclo de investimentos no Brasil, a produção local de uma nova geração dos compactos Yaris e Yaris Sedan, com plataforma e motorização híbrida herdada do futuro SUV Yaris Cross. O lançamento deve acontecer até 2026.

Ao site Automotive Business, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, confirmou que a montadora já prepara um novo ciclo de investimentos no País, aproveitando a terceira e última fase do programa Rota 2030, a reforma tributária em votação no Congresso e o programa Pró Veículo Verde, do governo estadual de São Paulo.

Segundo ele, o ciclo prevê pelo menos um novo produto compacto para ocupar o lugar do Etios como novo carro de entrada da marca no Brasil, voltado tanto ao mercado interno quanto para exportações. “Nossos investimentos devem contemplar tecnologias verdes e exportação. O Etios cumpriu seu papel e devemos ter um novo modelo nesta linha”, disse.

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A Mobiauto entende que “o novo modelo nesta linha” deve, na verdade, ser uma nova dupla de compactos formada por hatch e sedan, da mesma forma que a marca já operava com o Etios e ainda opera com o Yaris por aqui.

Ambos chegariam como uma nova geração dos irmãos Yaris já produzidos no País. Os nomes, inclusive, devem ser mantidos, para que ambos formem uma futura “família Yaris” ao lado do SUV que chega ao nosso mercado no segundo semestre de 2024. O trio seria completado pelo hatch e pelo sedan compactos até o final de 2026.

Como já se esperaria, os novos Yaris e Yaris Sedan compartilharão com o Yaris Cross a plataforma DNGA, uma simplificação da matriz TNGA de Corolla e Corolla Cross, e a inédita motorização 1.5 híbrida flex de cerca de 113 cv que detalhamos neste outro artigo. Versões básicas contarão com uma variante apenas flex desse mesmo motor, com cerca de 110 cv.

Em relação ao sedan, não há muito mistério sobre o que vem por aí. Estamos falando do novo Toyota Yaris Ativ vendido na Tailândia. A novidade é que o modelo ainda não possui nenhuma versão híbrida, algo que está prevista para ser lançada na Ásia nos próximos anos. 

Os colegas do Autos Segredos já informam há alguns meses que a Toyota prepara este sedan para o mercado brasileiro.

Já o novo Yaris hatch voltado a mercados emergentes ainda está em desenvolvimento e deve ganhar vida justamente entre 2025 e 26, de maneira quase simultânea entre os mercados sul-americano e asiático.

Tudo leva a crer que os novos Yaris e Yaris Sedan híbridos flex sejam fabricados em Sorocaba (SP), junto do irmão Yaris Cross e do Corolla Cross, substituindo diretamente a atual dupla Yaris na linha de montagem. Serão desenvolvidos para abastecer dezenas de mercados da América Latina, e não apenas o Brasil.

Nova Hilux e talvez mais picapes

O ciclo mencionado por Rafael Chang durará de 2025 até 2030, e contemplará uma nova geração da dupla Hilux e SW4. Ambos devem ser lançados também entre 2025 e 26, com produção na Argentina. Na verdade, a picape média e o SUV grande de sete lugares passarão por uma reestilização profunda, que incluirá a entrada de versões híbridas na gama.

Veículos movidos a célula de combustível

O próximo ciclo de investimentos da Toyota no Brasil durará de 2025 até 2030, segundo o presidente da companhia no Brasil. Outra intenção da Toyota com ele é viabilizar produtos movidos a célula de combustível que usam etanol convertido para hidrogênio, um projeto chamado pela empresa de Ethanol to H2.

Por isso mesmo, a Toyota participa, junto com a petrolífera Shell e a USP (Universidade de São Paulo), da construção da primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol no mundo.

Diferentemente da VW, que investe na conversão do combustível derivado da cana de açúcar para H2 dentro do próprio veículo, a aposta da fabricante japonesa com esse experimento é verificar a viabilidade de fazer esse processo, chamado de reforma, dentro da estação de abastecimento, o que tiraria dos veículos o custo de ter que carregar um reformador.

Por isso, Um Toyota Mirai FCEV de segunda geração será usado como “cobaia” para testar a eficácia da estação. Esse projeto poderia servir a uma futura geração do sedan Corolla, bem como a veículos utilitários, mas ficará para uma segunda fase do ciclo, já entre 2027 e 30, depois da consolidação dos novos Yaris hatch, sedan e SUV no mercado brasileiro.

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