Exclusivo: Toyota Yaris Cross híbrido mira consumo de 20 km/l no Brasil

Fabricante quer homologar SUV compacto com números de consumo superiores aos da dupla Corolla e Corolla Cross
LF
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28.09.2023 às 20:02
Fabricante quer homologar SUV compacto com números de consumo superiores aos da dupla Corolla e Corolla Cross

A Toyota vai apostar forte nas vendas do Yaris Cross, seu primeiro SUV compacto nacional. O modelo será lançado em outubro de 2024, conforme descoberto em primeira mão pela Mobiauto, e trará uma inédita motorização 1.5 híbrida flex de pouco mais de 110 cv, que representará uma evolução do motor usado atualmente por Yaris e Yaris Sedan nacionais.

Agora, nossa reportagem apurou que a fabricante tem uma meta ousada para o Yaris Cross nacional: conseguir homologá-lo com consumo de combustível superando os 20 km/l na cidade com gasolina no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro. O número superaria os 17,8 km/l do Corolla Cross e os 18,5 km/l do Corolla 2024.

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Na Indonésia, primeiro mercado onde foi lançado o SUV derivado da plataforma DNGA, uma simplificação da matriz TNGA da família Corolla, o consumo oficial declarado chega a 21,7 km/l, o que mostra que é possível alcançar o número mágico, embora a gasolina brasileira seja “temperada” com 27,5% de etanol, o que dificulta a meta por outro lado.

O segredo para alcançar esse número estará em dois pilares. Primeiro, o fato de que o Yaris Cross usará um motor a combustão de menor capacidade cúbica, mais econômico do que o 1.8 usado pelos Corolla. Segundo, por conta do conjunto de baterias por íons de lítio, mais moderno e eficiente do que o conjunto de níquel-cádmio dos primos maiores.

Como é o motor do Toyota Yaris Cross

Como dissemos, o Toyota Yaris Cross brasileiro receberá uma evolução do propulsor 1.5 quatro-cilindros 16V aspirado flex de Yaris e Yaris Sedan, pertencente a uma família de propulsores chamada NR, desenvolvida pela Daihatsu, subsidiária de baixo custo da Toyota.

Enquanto o 1.5 flex da família Yaris, que também serviu ao Etios, responde pelo código 2NR-FBE e rende 105 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina, sendo 110 cv e 14,9 kgfm com etanol, o do Yaris Cross será 2NR-VBE, chegando a 106 cv e 14,4 kgfm com gasolina e, provavelmente, 111 cv e 15 kgfm com etanol.

Isto na especificação de ciclo Otto, que será usada pelas versões de entrada do Yaris Cross nacional. O câmbio, nesse caso, será sempre automático do tipo CVT (continuamente variável), sem simulação de marchas.

Já a variante de ciclo Atkinson, aplicada nas versões híbridas, se chamará 2NR-VBEX. Sozinha, ela gera 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque com gasolina. Com etanol, a expectativa é que chegue perto de 95 cv.

Junta-se a ele um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, curiosamente 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla, embora 0,1 kgfm mais fraco em torque. Na Ásia, a potência combinada com gasolina é de 111 cv. Aqui, com etanol, a expectativa é que o número suba para 113 cv.

O câmbio é o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, do tipo transeixo, assim como a PCU (unidade de controle de potência), ambos explicados detalhadamente neste outro artigo. As baterias têm capacidade menor, de apenas 0,7 kWh, praticamente a metade do 1,3 kWh oferecido pelo conjunto dos primos maiores. Porém, como dissemos, são de íons de lítio, mais densas e eficientes, o que permitirá uma autonomia similar em modo apenas elétrico.

Voltando a falar do motor 1.5, a evolução trazida pelo Yaris Cross terá melhorias pontuais de eficiência e possibilidade de adoção do sistema start-stop. Suas válvulas de admissão e escape sempre contam com o sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape. Já a taxa de compressão é de 10,5:1 quando adaptada a ciclos mais eficientes de consumo.

Como será o Toyota Yaris Cross

A lista de versões do Toyota Yaris Cross deve ser similar à do Corolla Cross, com duas versões 1.5 flex ocupando a base da gama e outras duas topo de linha com motorização híbrida. Na primeira, a capacidade do tanque será de 42 litros. Na segunda, 36 litros.

Em dimensões, serão 4.310 mm de comprimento (15 cm a menos do que o Corolla Cross), 2.620 mm de entre-eixos (distância apenas 2 cm menor), 1.770 mm de largura (5,5 cm mais estreito) e 1.615 mm de altura (menos 0,5 cm).

Por dentro, o SUV compacto terá acabamento sóbrio e simples, porém com central multimídia flutuante dotada de Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital, freio de estacionamento eletrônico (que Corolla e Corolla Cross ainda não possuem) e até teto solar panorâmico.

Na parte de segurança, deve trazer seis airbags e parte do pacote TSS (Toyota Safety System) que equipa a família Corolla, como frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.

Com quem brigará o Toyota Yaris Cross

Os rivais do Toyota Yaris Cross serão Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, VW T-Cross, Nissan Kicks, Fiat Fastback, Jeep Renegade, Renault Duster, Caoa Chery Tiggo 5X e versões aspiradas do Honda HR-V. Sua faixa de preço deve ficar entre R$ 120.000 e R$ 180.000.

Onde será produzido o Toyota Yaris Cross

A Toyota já confirmou o investimento de quase R$ 1,7 bilhão no complexo de Sorocaba (SP) e na fábrica de motores da vizinha Porto Feliz para produzir o Yaris Cross, por enquanto tratado apenas como “novo compacto híbrido flex”, e a linha evoluída de motores 1.5, nas variantes de ciclo Otto e ciclo Atkinson para aplicação nas versões híbridas.

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