Como é o Chery Tiggo 9 híbrido plug-in que pode chegar ao Brasil
O Chery Tiggo 9 híbrido plug-in (PHEV) está em vias de desembarcar no Brasil, vide o registro de seu projeto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), como já foi noticiado pela Mobiauto. Anunciado no Salão de Pequim na China em abril, o veículo se localiza no topo da linha Tiggo e oferece opções de 5 e 7 lugares.
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Fora o trem de força eletrificado, o SUV grande possui algumas armas para eventualmente brigar com seus conterrâneos do mesmo segmento, o BYD Song Plus e GWM Haval H6. Mas, o que são essas armas que o carro pode trazer? Como é o Chery Tiggo 9 híbrido plug-in?
O sistema híbrido plug-in
A começar pelo astro do lançamento, o sistema híbrido plug-in do veículo composto por um motor a combustão, de 238 cv e 38,3 kgfm, além de um propulsor elétrico traseiro que garante a tração integral do SUV. Combinados, ambos possuem um rendimento de 366 cv de potência e 40,8 kgfm de torque.
O trem de força é ligado a uma transmissão automática de oito marchas e tem um consumo de 19,2 km/L. Com tanque cheio e bateria carregada, a autonomia total do Tiggo 9 PHEV é de 1.400 km. Vale ressaltar que o alcance é catalogado no ciclo chinês, o qual é um tanto menos rigoroso que o brasileiro feito pelo Inmetro.
Visual conhecido e interior sofisticado
Visualmente, o veículo chinês não foge muito do que já vimos da linha Tiggo no Brasil, mas pode-se dizer que possui um toque mais agressivo. A grade característica é robusta e em formato octogonal, já os faróis são mais afilados e em LED, trazendo um caráter mais provocante.
O SUV ainda conta com rodas 20 polegadas, com um desenho um tanto arrojado, detalhes em preto por toda sua carroceria e teto solar panorâmico. Atrás, as lanternas horizontais são inteiriças e possuem o nome “Chery” gravado em destaque.
Na parte inteirior, justamente por ser um veículo de topo, o Tiggo 9 PHEV possui mais refinamento e assim vem com uma central multimídia HD de 15,6 polegadas posicionada ao lado de um painel de instrumentos de última geração.
Chama atenção ainda o revestimento de couro que o carro possui para os bancos e volantes, além de tomadas de carregamento em todos os assentos e até mesmo apoio para as pernas para o banco do passageiro dianteiro.
Medidas, preço e chegada
Em relação a dimensões, o SUV chinês possui 4,81 metros de comprimento, 1,92 metros de largura e 1.741 mm de altura e 2,71 de entre-eixos. Assim, o Tiggo 9 PHEV é consideravelmente maior que seus irmãos de linha, Tiggo 5x e 7, e até mesmo que seus pretensos concorrentes, BYD Song Plus e GWM Haval H6. Suas medidas o colocam mais próximo de um Chevrolet Trailblazer ou Toyota SW4.
Quanto ao seu preço, ainda não há confirmação, mas a Mobiauto já arriscou uma previsão neste artigo. É de se imaginar que o valor fique perto do cobrado pelas variantes elétricas do modelo na China, entre US$ 21.500 e US$ 28.800 (cerca de R$ 110 mil e R$ 147 mil respectivamente).
Por se colocar perto do Song Plus, que sai entre US$ 23.700 e US$ 26.500 no território chines (pouco mais de R$127 mil e R$142 mil respectivamente), é possível que o Tiggo 9 PHEV tenha com valor perto do BYD, caso chegue por aqui. Deste modo, não seria surpresa se o SUV da Chery chegasse ao Brasil com preço em torno dos R$ 240 mil.
O veículo ainda nem chegou às lojas chinesas e ainda nem se sabe se de fato ele deve vir ao Brasil. O que se espera é uma chegada ao mercado brasileiro no ano de 2025, porém mais informações devem ser divulgadas quando o Tiggo 9 PHEV entrar em fabricação, prevista para o final deste ano.