Citroën Basalt Shine 2025: o que saber antes de comprar um

Versão topo de linha do SUV cupê tem qualidades, mas precisa melhorar em alguns detalhes
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14.04.2025 às 19:58 • Atualizado em 29.04.2025
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Versão topo de linha do SUV cupê tem qualidades, mas precisa melhorar em alguns detalhes

Terceiro modelo da família C-Cubed, o Citroën Basalt estreou no segundo semestre de 2024 com o visual inspirado em cupês como diferencial. No entanto, o SUV se mostra interessante ao combinar a versatilidade dos utilitários esportivos e crossovers com o bom aproveitamento do espaço interno dos sedans.

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Em sua versão mais completa, o Citroën Basalt (R$ 118.200) é equipado com o bom motor 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que gera até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre combinado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. Esse conjunto é suficiente para entregar desempenho condizente para a proposta do SUV.

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Em contrapartida ao bom conjunto mecânico, o Basalt Shine fica devendo equipamentos de segurança, como airbags de cortina, e assistências de condução.

Preços do Citroën Basalt (abril de 2025)

  • Basalt Feel 1.0 MT – R$ 100.490
  • Basalt Feel 1.0 turbo CVT – R$ 116.900
  • Basalt Shine 1.0 turbo CVT – R$ 118.200

Citroën Basalt Shine 2025 – Características

Renan Rodrigues/Mobiauto

Renan Rodrigues/Mobiauto

1) Motor: 1.0 turbo com injeção direta, três cilindros, a gasolina e etanol de 130 cv e 20,4 kgfm de torque.

2) Câmbio: automático CVT, 7 marchas.

3) Dimensões: 4.343 mm de comprimento, 2.645 mm de entre-eixos, 1.821 mm de largura, 1.585 mm de altura, porta-malas de 490 litros; tanque de combustível de 47 litros.

4) Revisões até 60.000 km: R$ 4.686

Citroën Basalt Shine 2025– Pontos positivos

Renan Rodrigues/Mobiauto

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1.      Motor: o 1.0 turbo de três cilindros compartilhado com outros modelos da Stellantis garante bom desempenho e consumo satisfatório ao Basalt. Pesando pouco mais de 1.100 kg, o SUV se desloca com agilidade no trânsito urbano e boa disposição na estrada, mesmo carregado com quatro adultos e porta-malas cheio.

2.      Consumo: pelo fato de o Basalt ser um carro leve, o motor turbo não precisa se esforçar tanto para movimentá-lo, o que contribui para o consumo moderado. Não é difícil fazer médias de 10 km/l na cidade ou mais de 15 km/l na estrada com o SUV abastecido com gasolina.

Renan Rodrigues/Mobiauto

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3.      Espaço interno: os quase 2,65 m de entre-eixos e a cabine alta (apesar do caimento na parte posterior do teto) conferem espaço suficiente para acomodar cinco ocupantes com relativo conforto para um SUV com estrutura de carro compacto.

4.      Porta-malas: o compartimento de 490 litros supera o da maioria dos SUVs médios à venda no mercado.

Renan Rodrigues/Mobiauto

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5.      Suspensão: como na maioria dos carros da Stellantis, o conjunto é muito acertado para as condições de rodagem do Brasil. O Basalt enfrenta muito bem ruas esburacadas, lombadas e valetas, mas não é apresenta um rodar molenga, apesar da boa altura em relação ao solo.

Citroën Basalt Shine 2025– Pontos negativos

1.      Acabamento: pelo fato de ser um projeto de baixo custo de produção, o Citroën Basalt herda dos modelos da família C-Cubed o acabamento mais simples, voltado para a economia. Por isso, a cabine é toda montada com plásticos rígidos, embora uma faixa texturizada no painel tente passar um ar de sofisticação. Até o revestimento de material imitação de couro dos bancos demonstram que se trata de um carro criado para custar pouco.

Renan Rodrigues/Mobiauto

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2. Ausência de airbags de cortina: mesmo em sua versão mais cara, o Citroën Basalt traz somente os obrigatórios airbags frontais, freios com ABS, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de Isofix para a ancoragem de cadeirinhas infantis, dos airbags laterais e dos controles de estabilidade e tração.

3. Isolamento acústico: outra evidência do projeto de baixo custo, o isolamento não é dos mais eficientes na hora de filtrar os ruídos externos e, principalmente, o do motor para o interior do veículo. Diferentemente do Peugeot 208, que é um projeto mais sofisticado e que compartilha o conjunto com o Basalt, no SUV é possível escutar o “assobio” da turbina nas acelerações em baixa velocidade.

Citroën Basalt Shine 2025 - Ficha técnica

Renan Rodrigues/Mobiauto

Renan Rodrigues/Mobiauto

Motor: dianteiro, 1.0 turbo 12V, injeção direta, três cilindros, comando de válvulas acionado por corrente com variação na admissão.
Potência
: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque
: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência
: 9,16 kg/cv
Peso/torque
:  58,4 kg/kgfm
Câmbio
: automático continuamente variável com 7 marchas simuladas
Tração
: dianteira
0 a 100 km/h
: 9,7 segundos
Velocidade máxima
: 199 km/h

Consumo (Inmetro):

Urbano: 12,1 km/l (gasolina) / 8,4 km/l (etanol)
Estrada
: 13,7 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)

Dimensões: 4.343 mm de comprimento, 2.645 mm de entre-eixos, 1.821 mm de largura, 1.585 mm de altura, porta-malas de 490 litros; tanque de combustível de 47 litros; 1.191 kg de peso em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); vão livre do solo de 180 mm; ângulo de ataque de 20,5°; ângulo de saída de 28º; pneus, 205/60 R16.

Citroën Basalt Shine 2025 – Lista de equipamentos

  • Faróis dianteiros halógenos com luzes de rodagem diurna em LED
  • Faróis de neblina
  • Controle eletrônico de estabilidade e de tração
  • Maçanetas na cor do veículo
  • Chave canivete
  •  Rodas de liga leve de 16 polegadas
  • Ar-condicionado digital
  • Painel de instrumentos digital
  • Central multimídia
  • Câmera de ré
  • Trava elétrica das portas com acionamento na chave
  • Banco traseiro rebatível
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Câmbio automático CVT de sete marchas
  • Piloto automático
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Maçanetas internas cromadas
  • Volante com revestimento premium
  • Ar-condicionado digital automático
  • Grade com detalhes cromados, para-choques na cor do veículo

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