Citroën Basalt Shine 2025: o que saber antes de comprar um
Terceiro modelo da família C-Cubed, o Citroën Basalt estreou no segundo semestre de 2024 com o visual inspirado em cupês como diferencial. No entanto, o SUV se mostra interessante ao combinar a versatilidade dos utilitários esportivos e crossovers com o bom aproveitamento do espaço interno dos sedans.
Em sua versão mais completa, o Citroën Basalt (R$ 118.200) é equipado com o bom motor 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que gera até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre combinado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. Esse conjunto é suficiente para entregar desempenho condizente para a proposta do SUV.
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Em contrapartida ao bom conjunto mecânico, o Basalt Shine fica devendo equipamentos de segurança, como airbags de cortina, e assistências de condução.
Preços do Citroën Basalt (abril de 2025)
- Basalt Feel 1.0 MT – R$ 100.490
- Basalt Feel 1.0 turbo CVT – R$ 116.900
- Basalt Shine 1.0 turbo CVT – R$ 118.200
Citroën Basalt Shine 2025 – Características
Renan Rodrigues/Mobiauto
1) Motor: 1.0 turbo com injeção direta, três cilindros, a gasolina e etanol de 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático CVT, 7 marchas.
3) Dimensões: 4.343 mm de comprimento, 2.645 mm de entre-eixos, 1.821 mm de largura, 1.585 mm de altura, porta-malas de 490 litros; tanque de combustível de 47 litros.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 4.686
Citroën Basalt Shine 2025– Pontos positivos
Renan Rodrigues/Mobiauto
1.
Motor: o 1.0 turbo de três
cilindros compartilhado com outros modelos da Stellantis garante bom
desempenho e consumo satisfatório ao Basalt. Pesando pouco mais de 1.100
kg, o SUV se desloca com agilidade no trânsito urbano e boa disposição na
estrada, mesmo carregado com quatro adultos e porta-malas cheio.
2. Consumo: pelo fato de o Basalt ser um carro leve, o motor turbo não precisa se esforçar tanto para movimentá-lo, o que contribui para o consumo moderado. Não é difícil fazer médias de 10 km/l na cidade ou mais de 15 km/l na estrada com o SUV abastecido com gasolina.
Renan Rodrigues/Mobiauto
3. Espaço interno: os quase 2,65 m de entre-eixos e a cabine alta (apesar do caimento na parte posterior do teto) conferem espaço suficiente para acomodar cinco ocupantes com relativo conforto para um SUV com estrutura de carro compacto.
4. Porta-malas: o compartimento de 490 litros supera o da maioria dos SUVs médios à venda no mercado.
Renan Rodrigues/Mobiauto
5. Suspensão: como na maioria dos carros da Stellantis, o conjunto é muito acertado para as condições de rodagem do Brasil. O Basalt enfrenta muito bem ruas esburacadas, lombadas e valetas, mas não é apresenta um rodar molenga, apesar da boa altura em relação ao solo.
Citroën Basalt Shine 2025– Pontos negativos
1. Acabamento: pelo fato de ser um projeto de baixo custo de produção, o Citroën Basalt herda dos modelos da família C-Cubed o acabamento mais simples, voltado para a economia. Por isso, a cabine é toda montada com plásticos rígidos, embora uma faixa texturizada no painel tente passar um ar de sofisticação. Até o revestimento de material imitação de couro dos bancos demonstram que se trata de um carro criado para custar pouco.
Renan Rodrigues/Mobiauto
2. Ausência de airbags de cortina: mesmo em sua versão mais cara, o Citroën Basalt traz somente os obrigatórios airbags frontais, freios com ABS, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de Isofix para a ancoragem de cadeirinhas infantis, dos airbags laterais e dos controles de estabilidade e tração.
3. Isolamento acústico: outra evidência do projeto de baixo custo, o isolamento não é dos mais eficientes na hora de filtrar os ruídos externos e, principalmente, o do motor para o interior do veículo. Diferentemente do Peugeot 208, que é um projeto mais sofisticado e que compartilha o conjunto com o Basalt, no SUV é possível escutar o “assobio” da turbina nas acelerações em baixa velocidade.
Citroën Basalt Shine 2025 - Ficha técnica
Renan Rodrigues/Mobiauto
Motor: dianteiro, 1.0 turbo 12V,
injeção direta, três cilindros, comando de válvulas acionado por corrente com
variação na admissão.
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 9,16 kg/cv
Peso/torque: 58,4 kg/kgfm
Câmbio: automático continuamente variável com
7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,7 segundos
Velocidade máxima: 199 km/h
Consumo (Inmetro):
Urbano: 12,1 km/l (gasolina) / 8,4 km/l (etanol)
Estrada: 13,7 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)
Dimensões: 4.343 mm de comprimento, 2.645 mm de entre-eixos, 1.821 mm de largura, 1.585 mm de altura, porta-malas de 490 litros; tanque de combustível de 47 litros; 1.191 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); vão livre do solo de 180 mm; ângulo de ataque de 20,5°; ângulo de saída de 28º; pneus, 205/60 R16.
Citroën Basalt Shine 2025 – Lista de equipamentos
- Faróis dianteiros halógenos com luzes de rodagem diurna em LED
- Faróis de neblina
- Controle eletrônico de estabilidade e de tração
- Maçanetas na cor do veículo
- Chave canivete
- Rodas de liga leve de 16 polegadas
- Ar-condicionado digital
- Painel de instrumentos digital
- Central multimídia
- Câmera de ré
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave
- Banco traseiro rebatível
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Câmbio automático CVT de sete marchas
- Piloto automático
- Sensor de estacionamento traseiro
- Maçanetas internas cromadas
- Volante com revestimento premium
- Ar-condicionado digital automático
- Grade com detalhes cromados, para-choques na cor do veículo