Citroën Basalt 2025: por que o SUV não pode usar engate?

SUV cupê pode ter sérios problemas caso seja utilizado como veículo de reboque
Vinicius Moreira
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14.01.2025 às 20:04 • Atualizado em 25.04.2025
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SUV cupê pode ter sérios problemas caso seja utilizado como veículo de reboque

Sabe aquele engate posicionado logo abaixo do para-choque traseiro? Seja para transporte ou como estética (também usado erroneamente para se proteger de leves pancadas), é comum ver o objeto nos carros por aí. Mas um aviso aos interessados ou donos do Citroën Basalt: a fabricante proíbe o uso do engate no SUV.

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Lembrou daquela carretinha de carga ou suporte para moto aquática? Então, vai precisar procurar outra maneira de transportá-los. Porque o uso de engate para reboque no Basalt pode diminuir a vida útil do modelo.

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No manual do proprietário do Basalt consta essa informação. Basta ir à página 163 e você encontrará a seguinte mensagem:

Seu veículo foi projetado para o transporte de pessoas e de bagagens. Está vedada a instalação de gancho de reboque, sob pena de deterioração do veículo. Em caso de dúvidas, entre em contato com uma concessionária da Rede Citroën.

Além do reboque de algum implemento, o Basalt também não pode ser guinchado por tração. No próprio manual é indicado que o SUV seja posicionado no compartimento de carga sem que ele seja puxado, mas sim transportado (em plataformas).

Para que o Basalt consiga rebocar algo é preciso não só um reforço em sua estrutura, como mudanças na parte elétrica. Primeiro porque os avisos da Citroën no manual mostram que o descumprimento das normas pode afetar primeiramente a parte estrutural do SUV.

Depois, porque a legislação brasileira exige que a carretinha, por ser uma extensão do carro, tenha sinalização luminosa de freio e setas, por exemplo. Isso exige um chicote elétrico específico que o Basalt não tem.

O Basalt possui a base da plataforma CMP, produzida na fábrica da Citroën em Porto Real (RJ), que estreou aqui no Brasil no Peugeot 208. Porém, no hatch é permitido o reboque. As longarinas traseiras até possuem pontos específicos de fixação do engate.

Na tabela de massas e cargas, a Citroën alerta: “Este veículo não foi projetado para utilização com reboque”. Sendo assim, o peso máximo de carga do SUV é de 400 kg, distribuídos internamente (considerando passageiros, bagagens, combustível, etc).

Caso o proprietário insista no Basalt para reboque, a Citroën deixa claro no manual: instalação de acessórios ou itens não aprovados por esta levará à exclusão da cobertura da garantia caso se constate que o defeito esteja relacionado à modificação ou instalação de acessórios nestas condições.

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