Chevrolet não tem carro entre os dez mais vendidos pela 1ª vez no ranking

Marca tem vendas prejudicadas com paralisação das linhas, vê Onix e Tracker despencarem e fica fora do top-10 pela primeira vez no apanhado histórico
Renan Bandeira
Por
01.06.2021 às 17:09
Marca tem vendas prejudicadas com paralisação das linhas, vê Onix e Tracker despencarem e fica fora do top-10 pela primeira vez no apanhado histórico

O mês de maio foi uma espécie de gangorra para as fabricantes no Brasil. Fiat e Toyota, por exemplo, estão em alta, com a trinca no pódio dos emplacamentos e o bom desempenho do Corolla Cross nas lojas, respectivamente. A Hyundai também mostrou força com HB20 e Creta bem posicionados no ranking.

Já a Chevrolet segue em baixa e ficou pela primeira vez na história sem nenhum veículo seu na lista dos dez mais vendidos do Brasil, conforme publicado em primeira mão pela Mobiauto.

O Tracker fechou o mês em 11º na lista, com 4.718 emplacamentos, enquanto o Onix foi 13º (3.820) e o Onix Plus, 16º (3.367). Confira a lista completa clicando aqui.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Dificuldades de produção

O resultado ruim aconteceu porque a produção de Onix e Onix Plus já está paralisada em Gravataí (RS) há dois meses, enquanto a do Tracker em São Caetano do Sul (SP) foi interrompida durante o mês de maio para adaptar a linha visando à fabricação da nova picape que substituirá a Montana no ano que vem.

Infelizmente para a fabricante, o que já está ruim pode piorar nos próximos meses. Como a Mobiauto já contou, a GM comunicou seus funcionários que vai paralisar a produção em São Caetano, onde são construídos Tracker e Spin, por seis semanas, entre 21 de junho e 2 de agosto.

Leia também: VW Taos Basecamp deve vir ao Brasil, mas não tão preparadão assim

Marca tem vendas prejudicadas com paralisação das linhas, vê Onix e Tracker despencarem e fica fora do top-10 pela primeira vez no apanhado histórico

Além disso, a fábrica de Gravataí continuará inoperante pelo menos até 19 de julho, o que significa que os modelos da marca devem ficar de fora dos dez carros mais bem posicionados no ranking de vendas brasileiro por mais dois meses.

Vale lembrar que a Chevrolet já mostrava dificuldades nos últimos levantamentos da Fenabrave, tendo perdido a liderança para a Fiat Strada em março e, depois, ficado de fora do pódio em abril. Desta vez, porém, a situação ficou pior e não deve melhorar tão cedo.

Leia também: Ford EcoSport ganha sobrevida na Argentina, mas importado da Índia

Nunca antes na história

Nossa reportagem analisou todos os dados de vendas, mês a mês, publicados pela Fenabrave (associação nacional dos concessionários) desde 2003, época em que a federação iniciou a série histórica. 

Constatamos que, desde então, a Chevrolet nunca havia passado um mês sem ter um carro fora do top-10. Seus piores desempenhos antes de maio de 2021 foram registrados em março de 2012 e abril de 2013.

Leia também: As seis mudanças mais polêmicas da nova legislação de trânsito

No primeiro caso, a marca americana posicionou o sedan Classic e o hatch Celta, ambos derivados da primeira geração do Corsa nacional, em nono e décimo lugares. Porém, viu Cobalt e Agile aparecerem logo atrás, em 11º e 12º.

Já o segundo foi mais parecido com o atual. O Onix ainda tentava se consolidar no mercado e fechou aquele mês na nona posição. Atrás dele surgiram Classic (12º), Celta (14º), Cobalt (15º) e Prisma (17º). 

Você também pode se interessar por:

Exclusivo: Chevrolet Onix terá produção paralisada em abril e maio
Chevrolet paralisará linha do Tracker e não fabricará Onix até fim de julho
Avaliação: por que o Chevrolet Onix Plus é um sedan tão bom de venda?
Chevrolet confirma picape rival da Toro para substituir Montana no Brasil


Comentários