Os carros com piores notas em segurança vendidos no Brasil

Três carros mais vendidos em 2019, tiveram algumas das piores notas de segurança no Latin NCAP dos útimos anos.
Camila Torres
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14.10.2020 às 09:42 • Atualizado em 15.10.2020
Três carros mais vendidos em 2019, tiveram algumas das piores notas de segurança no Latin NCAP dos útimos anos.

O rebaixamento da nota em segurança do Hyundai HB20 pegou muita gente de surpresa. O modelo sofreu uma redução de quatro para uma estrela na proteção para adultos, fruto do resultado pior na prova de colisão lateral a 50 km/h.

Com isso, o compacto da marca sul-coreana entrou em uma lista não muito agradável: a dos carros vendidos no Brasil que registram as piores notas nas provas de segurança do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina).

Nossa reportagem aproveitou o gancho para listar os seis carros com as notas mais baixas na categoria adulto do programa. 

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O mais surpreendente é que três deles foram justamente os modelos mais vendidos no Brasil em 2019.  Chevrolet Onix (de primeira geração) e Ford Ka obtiveram zero estrelas na proteção para adultos. O Hyundai HB20, com a revisão mencionada acima, apenas uma.

Outro modelo que chamou atenção por ter uma das piores notas é a picape média Mitsubishi L200. O modelo sequer passou pelo teste de impacto lateral, já que obteve zero estrelas no teste frontal. Vale observar que a configuração testada era desprovida de airbags frontais, obrigatórios no mercado brasileiro.

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Lembramos, ainda, que esse resultado é referente à antiga geração do Onix, ainda comercializada no país sob a alcunha Joy. Porém, no começo de 2018 o compacto recebeu reforços estruturais na lateral da carroceria, tendo sua nota ampliada para três estrelas. Portanto, os “Onix zero estrela” são aqueles vendido de 2012 a 2017. 

Também vale mencionar que, atualmente, a segunda geração do hatch e também do sedan Onix Plus possuem o máximo de cinco estrelas nos testes da entidade. Da mesma forma, o Ford Ka recebeu reforços estruturais em 2018, também melhorando sua nota para três estrelas a partir de então.

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Outro esclarecimento importante é que os veículos presentes nesta lista foram avaliados entre 2016 e 2019, período de duração do segundo protocolo de testes do Latin NCAP, já incluindo provas de colisão lateral, contra poste e de controle de estabilidade. Os critérios ficarão mais rígidos a partir deste ano (falaremos mais sobre no final do artigo).

O programa usa métodos internacionais para avaliar os níveis de segurança do veículo e qualifica cada modelo com estrelas, que variam de zero a cinco. 

No procedimento executado até o ano passado, eram feitos testes de impacto frontal a 64 km/h, lateral a 50 km/h e de poste a 29 km/h. O último só é realizado se o carro tiver airbag de cortina. Confira abaixo o veredicto de cada modelo dado pelo programa.

Confira agora os carros menos seguros à venda no Brasil entre 2016 e 19, segundo o Latin NCAP:

10 Piores notas do Latin NCAP na proteção para adultos

Chery Tiggo 2019

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 0 de 5 estrelas

Criança: 1 de 5 estrelas

Dos modelos comercializados no Brasil, o Chery Tiggo 3 (vendido no Brasil apenas como Tiggo na última década, e já com sua venda descontinuada desde 2018) teve a pior nota de segurança no Latin NCAP entre modelos testados de 2016 a 2019.

O peito do passageiro, joelhos e tíbias dos dois ocupantes dianteiros apresentaram proteção marginal. A segurança do peito do motorista e dos pés foi avaliada como pobre, que é a pior classificação do Latin NCAP. E olha que o SUV avaliado contava com airbags frontais, conforme vendido no mercado brasileiro.

Cabeça e pescoço do motorista e passageiro tiveram bons resultados. Porém, isso não foi o suficiente para o modelo conquistar sequer uma estrela.  O péssimo resultado do primeiro teste, fez com que o veículo não fosse submetido ao teste lateral. 

Pontuação:

Adulto: 0 de 34 pontos

Criança: 10.21 de 49 pontos

Kia Picanto 2016

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 0 de 5 estrelas 

Criança: 1 de 5 estrelas

A proteção da cabeça de ambos os ocupantes dianteiros se mostrou pobre. Durante o teste de impacto frontal, a cabeça do acompanhante e joelhos de ambos os ocupantes colidiram contra a estrutura do painel. 

O modelo não conta com airbags, oferecidos na versão vendida no Brasil até o ano passado (quando o subcompacto saiu de linha) por força da lei, mas tem a estrutura das portas reforçada para oferecer mais segurança em casos de impacto lateral. 

Entretanto, o teste lateral não pôde ser realizado devido ao fato de o modelo não ter obtido nenhuma estrela na avaliação frontal. 

Pontuação:

Adulto: 0 de 34 pontos

Criança: 13.30 de 49 pontos

Chevrolet Onix 2017

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 0 de 5 estrelas

Criança: 3 de 5 estrelas 

A primeira geração do Chevrolet Onix, carro mais vendido no Brasil nos últimos anos não conseguiu conquistar sequer uma estrela na categoria ‘adulto’ no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. 

No teste realizado em 2016, sob um protocolo um pouco mais rigoroso, foram encontradas “estruturas perigosas na região do painel, que em um acidente poderiam atingir os joelhos do motorista e passageiro dianteiro”, relatou o programa. 

Os sistemas de retenção também apresentaram pouca proteção ao peito do motorista e penetração alta da barreira móvel que provocou um alto deslocamento do banco dos passageiros, de acordo com o Latin NCAP.

Ainda durante o teste de impacto, o piso na região em que ficam os pés do motorista se abriu após o impacto. Já no impacto lateral, o modelo não apresentou boa proteção para o abdômen e peito. Todas essas coisas somadas, fizeram com que o Chevrolet Onix não conquistasse nenhuma estrela para a proteção de adultos. 

O teste também apontou que o modelo apresentou uma boa proteção para cabeça e pescoço do motorista e passageiro no impacto frontal. Com isso, sua nota foi reduzida de três para zero estrela. Porém, como já dissemos, a GM reforçou a carroceria do antigo Onix a partir do início de 2018.

Pontuação:

Adulto: 0 de 34 pontos

Criança: 27.38 de 49 pontos

Ford Ka 2017

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 0 de 5 estrelas 

Criança: 3 de 5 estrelas

Assim como o Chevrolet Onix, o Ford Ka apresenta boa proteção para a cabeça do motorista no impacto frontal, mas a região do peito e dos joelhos se mostrou vulnerável. Já na proteção do passageiro dianteiro, o teste teve bons resultados nas áreas da cabeça, pescoço e peito. 

O modelo não apresentou rupturas depois do impacto, o que fez com que o habitáculo fosse considerável estável. No impacto lateral, o Ka (testado na configuração sedan, mas cujos resultados também valem para o hatch, por não haver diferença no entre-eixos de ambos) também mostrou boa proteção para cabeça, pélvis e abdômen, conforme informações do programa.

Porém, a proteção para o peito foi considerada pobre. O veículo testado também não contava com reforços estruturais para o impacto laterais nas portas, nem airbags laterais, inseridos apenas a partir de 2018. 

Além de demonstrar alta penetração da barreira móvel e ter a porta traseira aberta no impacto lateral, expondo os passageiros, o que fez com que o modelo não conquistasse nenhuma estrela no teste. 

Pontuação:

Adulto: 0 de 34 pontos

Criança: 27.38 de 49 pontos

Mitsubish L200 2019

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 0 de 5 estrelas

Criança: 2 estrelas de 5 estrelas

A robusta picape Mitsubishi L200 também está entre os modelos com as notas mais baixas no Latin NCAP. O modelo testado em 2019 não conquistou nem sequer uma estrela na categoria adulto e apenas duas na categoria infantil. 

No teste de impacto frontal, sem a presença de airbags (obrigatórios no Brasil mas dispensados em outros mercados da América Latina), foi constado que a picape oferece proteção pobre a cabeça, pescoço, peito e joelhos do motorista. 

Já o passageiro tem boa proteção na cabeça e pescoço. Só que os joelhos do acompanhante têm proteção marginal, por estarem expostos a estruturas perigosas localizadas atrás do painel, de acordo com informações do programa. 

Tanto o habitáculo como a área dos pés foi considerada instável, por não se mostrarem capazes de suportar cargas maiores. Como o veículo não conquistou nenhuma estrela no teste impacto frontal, o lateral sequer foi realizado. 

O Latin NCAP ainda registrou que o modelo não cumpre os requisitos de equipamentos como ESP e lembrete de cinto de segurança do motorista. No Brasil, o lembrete do cinto existe, mas o controle de estabilidade também ficava de fora das versões mais básicas.

Vale lembrar que a L200 passou por uma profunda reestilização para a linha 2021 nos últimos meses, ganhando os itens de segurança ausentes no teste em todas as versões.

Pontuação:

Adulto: 0 de 34 pontos

Criança: 20.49 de 49 pontos

Fiat Palio 2016

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 1 de 5 estrelas 

Criança: 3 de 5 estrelas

O Fiat Palio é mais um dos modelos que fazem parte do grupo de carros com as piores notas de segurança na categoria adulto. 

Apesar de o modelo, muito popular no final dos anos 90, durante toda a década de 2000 e começo dos anos 2010, já ter saído de linha, a segurança que ele apresenta é um ponto que merece atenção, já que há milhares de unidades dele ainda circulando pelas ruas.

O modelo apresentou níveis de proteção classificados como pobres ou fracos em algumas áreas, como para a área do peito do motorista no teste frontal a 64 km/h. Já a cabeça e pescoço apresentaram bons resultados. 

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No teste lateral, o resultado em segurança para a região do tórax também foi considerada “pobre” e a do abdômen, fraca. Só as regiões da cabeça e da pélvis apresentaram segurança adequada. 

Por outro lado, o modelo, apesar de não ter airbags laterais, apresentou uma boa proteção nessa prova de impacto, já que houve pouca penetração do obstáculo, graças aos reforços nas portas. 

Pontuação:

Adulto: 18.09 de 34 pontos 

Criança: 31.57 de 49 pontos

Fiat Mobi

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 1 de 5 estrelas

Criança: 3 de 5 estrelas

No teste de impacto dianteiro, o peito e o joelho do motorista, assim como o joelho do acompanhante, apresentaram proteção marginal. Cabeça e pescoço foram mais bem preservados. Tíbias e pélvis tiveram a proteção classificada como adequada. 

Já no teste de impacto lateral, a proteção do peito foi pobre e a do abdômen, fraca. O teste de poste não foi realizado, já que o veículo não possui airbags de cortina. 

Pontuação:

Adulto: 19.20 de 34 pontos

Criança: 26.98 de 49 pontos

Nissan March 2018

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 1 de 5 estrelas

Criança: 2 de 5 estrelas

O Nissan March saiu de linha recentemente. Mas, apesar de ser de uma marca japonesa, o que acaba passando sensação de segurança para os consumidores, o teste do Latin NCAP revelou o contrário sobre o modelo. 

Conforme divulgado pelo programa, o peito do acompanhante e os joelhos de motorista e passageiro apresentaram proteção marginal na prova frontal a 64 km/h. 

Já a proteção do peito do motorista foi ainda pior, sendo avaliada como pobre. Cabeça e pescoço dos dois ocupantes dianteiros apresentaram uma boa segurança, assim como as tíbias do motorista e pelve.  

Pontuação:

Adulto: 20.11 de 34 pontos

Criança: 21.42 de 49 pontos

Hyundai HB20 2019 

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 1 de 5 estrelas

Criança: 3 de 5 estrelas

Mais um dos carros mais vendidos no Brasil, com uma nota baixa no teste de colisão do Latin NCAP. Trata-se da última geração do Hyundai HB20, lançada ano passado. 

O Hyundai HB20 apresentou boa proteção para cabeça e pescoço do motorista. As tíbias do condutor e passageiro dianteiro também apresentaram proteção adequada, assim como a área dos pés. No impacto lateral, o carro se saiu bem na segurança para a cabeça e a pélvis.

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Ainda no teste de impacto lateral, a proteção da área dos joelhos se mostrou marginal na atualização divulgada semana passada pelo programa, assim como as regiões do abdômen e tórax. 

O teste de impacto lateral de poste não foi feito, já que o veículo não possui proteção de cabeça, segundo informações do Latin NCAP.

Pontuação:

Adulto: 21.97 de 34 pontos

Criança: 29.64 de 49 pontos

Renault Sandero / Logan / Stepway 2019

Listamos os dez carros comercializados no país com as notas mais baixas no Latin NCAP. A má notícia: três deles foram os mais vendidos de 2019

Adulto: 1 de 5 estrelas

Criança: 4 de 5 estrelas

Os modelos Renault Sandero, Logan e Stepway obtiveram a mesma nota no Latin NCAP. Na proteção para crianças o modelo conquistou quatro de cinco estrelas, o que é muito bom, porém decepcionou na proteção para adultos conquistando apenas uma estrela. 

A proteção da cabeça e pescoço do motorista e passageiro ficou entre adequada e boa. Já o peito do condutor apresentou proteção marginal, assim como os joelhos. A área dos pés apresentou uma deformação insignificante após o impacto. 

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No impacto lateral a estrutura foi considerada boa, por oferecer proteção para cabeça, pelve e abdômen, mas pobre para o peito. 

Vale lembrar que o Sandero foi reestilizado no ano passado e, a partir do ano-modelo 2020, passou a contar com airbags laterais e estrutura atualizada, tendo sua nota para adultos atualizada para três estrelas.

Pontuação:

Adulto: 23.28 de 34 pontos

Criança: 38.52 de 49 pontos

Novas exigências do Latin NCAP

A cada quatro anos, o programa torna o teste mais rígido e estabelecendo novos critérios e fazendo mais exigências. 

A partir de 2020, o controle de estabilidade passará a ser exigido de série em todas as versões para obtenção das cinco estrelas. Proteção lateral, de pedestres (no capô) e avisos de uso do cinto de segurança em todas as posições também renderão mais pontos. 

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Haverá a inclusão de testes frenagem autônoma emergencial (pontos extras), chicote vertical e atropelamento de pedestres. Ainda, carros que tiverem itens como frenagem autônoma emergencial, alerta ou assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego e limitador de velocidade ganharão pontos extras.

Além disso, a classificação por estrelas será unificada, não havendo mais distinção entre proteção para adultos e crianças.

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