Avaliação: Toyota Hilux, o que a picape tem para fazer tanto sucesso?
A Toyota Hilux é a picape média mais vendida do Brasil desde 2015. Para seguir na ponta da tabela no segmento, ela ganhou um tapa no visual no ano passado e teve o motor a diesel recalibrado para entregar mais potência e torque.
Atualmente, a picape da Toyota é vendida em oito versões, sendo duas empurradas pelo motor 2.7 flex de 159/163 cv (gasolina/etanol) e 25 kgfm (qualquer combustível). As demais seis usam o propulsor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm. Veja versões e preços:
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Toyota Hilux Flex SRV 4X2 AT – R$ 197.190 (R$ 203.690 para SP);
Toyota Hilux Flex SRV 4×4 AT – R$ 212.490 (R$ 219.490);
Toyota Hilux Diesel 4X4 Chassi MT – R$ 195.990 (R$ 202.490);
Toyota Hilux Diesel 4X4 Cabine Simples MT – R$ 203.290 (R$ 209.990);
Toyota Hilux Diesel 4X4 STD Power Pack MT – R$ 218.190 (R$ 225.290);
Toyota Hilux Diesel 4X4 SR AT – R$ 240.190 (R$ 247.990);
Toyota Hilux Diesel 4X4 SRV AT – R$ 258.290 (R$ 266.790);
Toyota Hilux Diesel 4X4 SRX AT – R$ 287.990 (R$ 297.390).
Aqui no Brasil, a Hilux tem como principais concorrentes: Chevrolet S10, VW Amarok, Mitsubishi L200 Triton Sport - que também apresentaram novidades em 2020 -, Ford Ranger e Nissan Frontier.
Em agosto último, a picape perdeu a liderança das vendas do segmento para a Chevrolet S10 - veja aqui a lista completa dos mais vendidos do mês anterior. No entanto, segue como a mais vendida no acumulado do ano com quase 30 mil unidades emplacadas.
Mas como ela consegue manter a liderança de uma categoria tão disputada há tanto tempo? Para não perder mercado, a Toyota deu à Hilux um novo pára-choque mais robusto, uma nova grade em tamanho maior e novos faróis, que agora são de LED.
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Além disso, calibrou o motor 2.8 turbodiesel, que ganhou 27 cv e 5 kgfm de torque. A marca ainda alterou a suspensão da picape com a aplicação de amortecedores de maior diâmetro tentando reduzir o ruído interno e modificou o design da cabeça dos pistões com objetivo de torná-la mais econômica.
No entanto, esses não são os únicos trunfos da Hilux para deixar as concorrentes para trás. Para explicar o sucesso da picape da Toyota, a Mobiauto avaliou a versão de topo SRX, que é a mais vendida do veículo, e explica tudo no vídeo abaixo. Assista e confira, mais abaixo, os dados técnicos da picape.
Itens de série - Toyota Hilux SRX 2.8 turbodiesel
Visual: roda de liga leve de 18 polegadas com acabamento diamantado e em preto brilhante, protetor de caçamba, retrovisores e maçanetas externas cromadas, estribo lateral em preto, para-barros dianteiro e traseiro, capota marítima, para-brisa degradê, luz de condução diurna.
Leia também: Avaliação: Chevrolet S10 2021 é mais marrenta, mas tem valentia?
Conforto: descansa-braço para a primeira fileira com acabamento em ouro, revestimento dos bancos em couro perfurado e material sintético, ar-condicionado automático e digital com saídas para a segunda fileira de bancos, direção hidráulica, acendimento automático dos faróis, banco do motorista com ajuste elétrico de distância, inclinação e altura, bancos dianteiros ventilados.
Segurança: faróis e lanternas de LED, faróis de neblina, tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio do diferencial traseiro, freios ABS com distribuição de frenagem, sete airbags, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), câmera de ré, assistente de reboque, assistente de partida em rampa, controle de descida, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, alerta de mudança de faixa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor interno eletrocrômico.
Tecnologia: computador de bordo com tela de 4,2” em TFT, central multimídia com tela de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo.
Leia também: Toyota Hilux terá motor diesel híbrido no Brasil nos próximos anos
Ficha técnica completa - Toyota Hilux SRX 2.8 turbodiesel
Motorização e desempenho: 2.8 turbodiesel, 16V, injeção direta, 204 cv (a 3.400 rpm) e 50,9 kgfm (a 2.800 rpm). Câmbio automático de seis marchas. 0 a 100 km/h em 12 s e velocidade máxima de 180 km/h.
Consumo: 9 e 10,5 km/l, respectivamente, nos ciclos urbano e rodoviário.
Dimensões: 5.325 mm de comprimento, 3.085 mm de entre-eixos, 1.855 mm de largura, 1.815 mm de altura, 1.000 litros de caçamba, 80 litros do tanque de combustível, 2.090 kg de peso.
Dados técnicos: direção hidráulica com 12,4 m diâmetro de giro, 286 mm vão livre do solo, 29 graus ângulo de ataque, 28,6 graus ângulo central, 26 graus ângulo de saída, 1.000 kg capacidade de carga.
Suspensão: independente com duplos braços triangulares (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas (traseira).
Freios: freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira).
Imagens: Renan Bandeira
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Jornalista Automotivo
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