10 carros usados “de patrão” pelos R$ 60.000 de um Mobi ou Kwid de topo

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000
Camila Torres
Por
27.09.2021 às 15:57 • Atualizado em 17.06.2022
Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Já está virando mantra falar “carro está caro”. Mas o que dizer quando as versões topo de linha dos carros zero-quilômetro mais baratos do Brasil passam dos R$ 60.000? Como ficar murmurando não resolve e o preço tende a aumentar ainda mais nos próximos meses, talvez a solução seja procurar outra opção.

É exatamente isso que vamos tentar te ajudar a fazer. Um Fiat Mobi tem versões de R$ 49.532 a R$ 61.918 e o Renault Kwid, de R$ 48.290 a R$ 60.590. Ambos são subcompactos, com design e itens de um carro popular. Mesmo suas configurações de topo são simples em equipamentos e possuem um motor que não chega a 80 cv.

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Se olharmos com cuidado para o mercado de carros usados, podemos encontrar automóveis que oferecem um excelente custo-benefício na faixa de R$ 60.000. Desta vez, nosso objetivo foi encontrar apenas carros “de patrão”, ou seja: cheios de espaço interno e equipamentos de série.

Por isso, elegemos quatro critérios:

  • Carros com menos de dez ano de uso
  • Carros de diferentes categorias: SUV, sedan, picape e hatch e até subcompacto 
  • Carros de no mínimo R$ 59.000 e no máximo R$ 65.000
  • Carros não óbvios

A última exigência é uma das mais interessantes. Não é difícil encontrar uma lista de “melhores carros usados na faixa de R$ 60.000”. Porém, acreditamos que nossos leitores querem opções que não haviam pensado ou sequer sabiam que seria possível comprar por esse preço.

Essa lista não pretende ser um ranking ou estabelecer os “melhores” modelos, mas sim uma lista de carros usados realmente vantajosos dentro da faixa de preço estabelecida. Vale lembrar que os valores levados em conta são da Tabela Fipe Mobiauto, mas podem variar de acordo com a região, estado do veículo ou demanda do mercado. 


10 “carrões” usados pelos R$ 60.000 de um Kwid ou Mobi

1. Honda Civic LXS 1.8 i-VTEC MT 2015

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Preço: R$ 59.650

O primeiro modelo da lista é um Honda Civic 2015, já para começarmos bem. Essa não é a primeira vez que cito esse carro como uma boa opção de compra. Para quem busca um sedan com um ar mais moderno e jovial, essa é a pedida. 

Estamos falando da versão LXS 1.8 manual, mas como os câmbios automáticos estão cada vez mais em alta, basta investir cerca de R$ 6.000 a mais para levar essa mesma configuração, só que automática.

O desempenho é um dos pontos altos desse carro: são 140 cv de potência e 17,7 kgfm de torque. Para ir de 0 a 100 km/h, o modelo precisa de 10,2 segundos. O consumo é mediano e espaço, bom. O porta-malas tem 449 litros, talvez não o suficiente para uma família grande, mas bom para uma família com um ou dois filhos.

Aliás, o Honda Civic parece que foi até pensado para aquele cara que está começando uma família e quer um carro maior, mas sem parecer um tiozão. Isso vale até para a nona geração, mais conservadora. Para fechar, a Honda é uma marca sinônimo de qualidade e confiança, e tem um dos menores índices de desvalorização do mercado. 

Leia também: Avaliação: Honda Civic está ameaçado no Brasil, mas ainda é um carrão

Desempenho: 140 (E) / 139 (G) a 6.500 rpm, e 17,7 (E) / 17,5 (G) kgfm de torque a 5.000 / 0 a 100 km/h em 10,2 segundos / velocidade máxima: 190 km/h 

Consumo: 7,2 km/litro na cidade e 9,2 km/litro na estrada com etanol / 10,9 km/litro na cidade e 13,5 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 449 litros

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2. Toyota Camry 3.5 V6 VVT-i AT 2012

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Preço: R$ 63.548

Você estava esperando um Toyota Corolla? Seria óbvio demais. Por isso, subimos a régua e encontramos um verdadeiro carro de patrão pelo preço de um Renault Kwid. Quer dizer: quase. São R$ 3.500 a mais, nada que o seu poder de negociação não possa resolver.

O Toyota Camry 2012 conta com um daqueles motores V6 que vão te fazer grudar a coluna no encosto do banco quando acelerar. São 277 cv e 35,3 kgfm. Bem, são só 207 cv a mais que o Renault Kwid. 

Mas não é só nisso que o Camry se sobressai. Como estamos falando de um sedan grande, o mínimo que ele pode oferecer é muito espaço. Ótimo para famílias e excelente para longas viagens. 

Leia também: Toyota Prius, que “popularizou” motor híbrido do Corolla, sai de linha

Por se tratar de um carro de luxo, a lista de itens de série também é generosa. Mas se sua preocupação é quanto à manutenção dessa belezura, vai te custar. Já temos alguns valores para te apresentar. 

Além de gastar um bocado com combustível - afinal, é um motor V6 -, é bom ter seguro para um carro como esse. É possível encontrar um plano na faixa de R$ 3.000 se o seu perfil não estiver mais na categoria de risco.

Uma simples troca de pastilhas dianteiras de freio sai por R$ 2.000 em média. Mas o melhor mesmo é cuidar com carinho dos amortecedores. Esses custam aproximadamente R$ 7.500 e não estamos incluindo mão de obra.

Acho que vale lembrar, porém, que estamos falando de um carro Toyota, que construiu uma reputação quase inabalável quando pensamos em segurança e durabilidade. Por isso, está na nossa lista de recomendações.

Desempenho: 277 cv a 6.200 rpm/ 35,3 kgfm de torque a 4.700 rpm / 0 a 100 km/h em 7,2 segundos / velocidade máxima: 222 km/h

Consumo: 7,5 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada

Porta-malas: 504 litros

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3. Ford Ranger XLS 3.0 Diesel Manual 4x2 (cabine dupla) 2012

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Preço: R$ 59.955

Claro que em uma lista de “carro de patrão”, não poderia faltar uma picape média. Eis aqui uma ótima opção, mas, antes de começar a falar das suas virtudes, precisamos dizer que a Ranger 2012 se trata do último-ano modelo da penúltima geração da picape. Assim, não restam dúvidas sobre qual Ranger estamos recomendando. 

O segmento de picapes nunca esteve tão em alta no Brasil. Não é raro encontrar alguém querendo trocar seu hatch, sedan ou SUV por uma bicha bruta dessas. O empecilho muitas vezes é o valor, mas, se garimparmos um pouco, podemos encontrar uma picape a diesel de 163 cv com menos de dez anos de uso. 

Leia também: As 6 melhores picapes 4x4 cabine dupla entre R$ 50 mil e R$ 60 mil

O consumo não é nada mau para a categoria. E se o objetivo é encarar tudo que vem pela frente, a Ford Ranger dá conta da missão. É uma picape robusta para o trabalho e com uma cara invocada para pagar de patrão. 

Desempenho: 163 cv e 38,7 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 12,9 segundos / Velocidade máxima: 170 km/h 

Consumo: 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com diesel

Caçamba: 844 litros

Confira ofertas pertos de você da Ford Ranger
 

4. Fiat Strada Hard Working 1.4 MT (Cabine Dupla) 2018

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Preço: R$ 64.500

Esse é o carro de patrão de quem está começando na vida de empreendedor. Para redação da Mobiauto, tem um custo-benefício muito melhor do que um Fiat Mobi. Outra vantagem é que a versão acima ainda é ano 2018. Dependendo do mês de compra, restará até algum período de garantia.

A Fiat Strada é uma picape revolucionária para o nosso mercado, sendo a primeira compacta a ter cabine dupla. Por isso escolhemos essa versão, para atender aqueles que precisam de quatro lugares para os passeios em família no final de semana, e da caçamba no dia a dia para trabalhar. 

Leia também: Avaliação: Fiat Strada Volcano Cabine Dupla é boa “picape de passeio”?

O motor é bem limitado: são apenas 88 cv, mas ainda assim são 13 cv a mais que o irmão Mobi. Já o consumo é um dos pontos fracos. Apesar de compacta, dá uma grande despesa mensal no posto de combustível.

No entanto, sua versatilidade, robustez e simplicidade de manutenção tem agradado milhares de clientes. Não à toa, a Fiat Strada é a picape mais vendida do Brasil há anos e recebe muitos elogios dos seus donos. 

Em maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador, elegemos dez carros que são pau para toda obra, e adivinha quem estava lá? Ela mesma, a Stradinha.

Desempenho: 88 cv a 5.750 rpm e 12,5 kgfm de torque a 3.500 rpm / 0 a 100 km/h em 12,4 segundos / Velocidade máxima: 173 km/h 

Consumo: 7,4 km/litro na cidade e 8,5 km/litro na estrada com etanol, e 10,8 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada com gasolina

Caçamba: 680 litros


5. Volkswagen Tiguan 2.0 TSI AT 2012

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Preço: R$ 60.974

SUV? Temos também. Afinal, esse é um segmento que está prestes a virar líder no Brasil, enquanto os hatches perdem terreno por falta de tração nas vendas.

Por que o Volkswagen Tiguan? Há vários motivos, dentre eles a marca Volkswagen, que entre as populares é uma das melhores. E o motor 2.0 TSI de 200 cv nos parece uma boa razão também para querer levá-lo. Além do mais, é um carro espaçoso. 

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Por se tratar de um modelo 2012, de primeira geração, ainda não havia versões de sete lugares, apenas cinco. Por outro lado, foi na linha 2012 que o Tiguan por uma reestilização visual que deixou o visual mais atraente e a lista de itens de série, mais extensa. 

Apesar de ter quase 10 anos de vida, o Tiguan 2012 já possui rádio com conexão via Bluetooth, aletas atrás do volante e detector de fadiga do motorista.

Desempenho: 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm / 0 a 100 km/h em 8,5 segundos / Velocidade máxima: 207 km/h

Consumo: 6,8 km/litro na cidade e 9 km/litro na estrada

Porta-malas: 470 litros


6. Toyota RAV4 2.4 AT 4x4 2012

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Preço: R$ 64.326

Patrão que é patrão gosta de carro grande. Brincadeiras à parte, não é por isso que o Toyota RAV4 está em nossa lista. Ele não é um dos modelos mais conhecidos da Toyota e provavelmente você não lembraria dele, mas reúne as qualidades que talvez você não tenha achado em outro carro por esse preço.

Quando se trata de SUVs mais antigos, o RAV4 é uma das opções mais robustas entre as marcas generalistas e pertence simplesmente a uma das fabricantes mais respeitadas do mercado.

A mecânica, além de confiável, entrega um bom desempenho: são 170 cv e 22,8 kgfm. O câmbio automático ainda é o de quatro marchas, mas na prática funciona bem. E a tração 4x4 faz dele um bom carro para aventuras.

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O espaço também merece algumas estrelas. Mesmo com a cabine cheia, todos os ocupantes viajam com conforto e tem espaço para bagagem de todo mundo nos 540 litros de porta-malas.

A lista de itens de série tem o trivial com um mimo ou outro. Claro que não está nem perto de conferir o mesmo status do novo RAV4 híbrido, mas ainda é um carro para quem tem um estilo mais raíz. 

Desempenho: 170 cv a 6.000 rpm e 22,8 kgfm de torque 4.800 rpm / 0 a 100 km/h em 11,2 segundos / Velocidade máxima: 190 km/h 

Consumo: 9,3 km/litro na cidade e 11,3 km/litro na estrada

Porta-malas: 540 litros


7. Renault Duster 2.0 Dynamique MT 2017

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Preço: R$ 62.231

Já que estamos falando de carros na faixa de R$ 60.000 para comprar no lugar de um Renault Kwid topo de linha, que tal um SUV da mesma marca? O Renault Duster em 2017 ainda contava com motor 2.0 de 148 cv e câmbio manual de seis marchas, que fazia dele um SUV compacto dos mais espertos. 

Porém, é preciso preparar o bolso para levar esse Duster para casa. Apesar de ter um valor de compra atrativo e ser um bom carro, ele dá um grande prejuízo no consumo. 

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Para quem gosta de viajar, o Duster oferece um espaço interno decente para todos os ocupantes e bancos confortáveis. O porta-malas também tem um ótimo tamanho para um utilitário esportivo compacto. Para finalizar, o SUV da Renault atende muito bem os requisitos de robustez, pelo menos visualmente. 

Desempenho: 148 cv a 5.750 rpm e 20,9 kgfm de torque a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 10,4 segundos / Velocidade máxima: 186 km/h 

Consumo: 7 km/litro na cidade e 7,4 km/litro na estrada com etanol, e 10,2 km/litro na cidade e 10,8 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 475 litros


8. Fiat 500 1.4 Cabrio AT 2015

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Preço: R$ 63.492

Agora a briga é de subcompacto para subcompacto. Um Renault Kwid 2022 topo de linha ou um Fiat 500 conversível 2015? Se te atrai a ideia de desfilar por aí cheio de estilo, abrir a capota para sentir o vento no rosto e o cabelo voando, então você deve ficar com a segunda opção.

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O Fiat 500 também tem um acabamento muito mais sofisticado e charmoso. O desempenho não é nada excepcional, mas ninguém sai voando por aí de subcompacto. E o motor é o conhecido 1.4 Fire, usado por milhões de outros Fiat no Brasil. Ou seja, peças mecânicas para ele não são tão difíceis de achar. 

Talvez o consumo seja o ponto que mais pega. Tão pequeno, mas bebe tanto. 

Falando em tamanho, esse é um carro para uma pessoa solteira ou casada, mas sem filhos. Ele tem até quatro lugares, mas você vai ter que escolher entre levar as pessoas ou as bagagens. Afinal, não cabe muita coisa nos 153 litros de porta-malas. 

No geral, dá para desbravar o Brasil a bordo do Fiat 500.

Desempenho: 107 cv a 6.250 rpm e 13,8 kgfm de torque a 3.850 rpm / 0 a 100 km/h em 12,2 km/h / Velocidade máxima: 179 km/h

Consumo: 6,9 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada com etanol / 10 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 153 litros


9. MINI Cooper Pepper 1.6 AT 2012

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Preço: R$ 59.512

Outro compacto para quem gosta de status. O Mini Cooper, apesar de ser ano-modelo 2012, parece tão atual quanto uma unidade da linha 2022. Aliás, dizem que a penúltima geração é a melhor e mais charmosa do hatch. Além disso, ele pertence a uma marca premium inglesa do grupo BMW. 

Se por um lado o design é de um carro caro e para quem tem muito estilo, o desempenho é semelhante ao de um carro popular atual: 122 cv e 16,3 kgfm. No fim, é mesmo o conforto e a dirigibilidade que fazem jus ao selo premium.

Porém, assim como o Fiat 500, o Mini Cooper é um modelo homologado para quatro pessoas, mas ideal para solteiros ou casais, devido ao espaço limitado. A premissa é a mesma: ou você leva mais pessoas a bordo, ou as malas. Tudo junto, infelizmente, não dá.

Antes que você se pergunte quanto custa manter um carro como esse, nós já listamos aqui os prós, contras e custos de levar um carro resto de rico para casa

Desempenho: 122 cv a 6.000 rpm e 16,3 kgfm de torque a 4.250 rpm / 0 a 100 km/h em 10,2 segundos / Velocidade máxima: 203 km/h

Consumo: 9 km/litro na cidade e 12,5 km/litro na estrada 

Porta-malas: 160 litros

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10. Volkswagen Golf Comfortline 1.4 TSI MT 2014

Um Mobi Trekking ou um Toyota Camry? Um Kwid Outside ou uma Ford Ranger? Encontramos dez usados realmente legais para comprar com R$ 60.000

Preço: R$ 65.679

Uma opção de hatch médio também para diversificar ainda mais esta lista. Trata-se da sétima geração do Volkswagen Golf. Ele é simplesmente um dos modelos mais vendidos do mundo e um dos queridinhos de muitos brasileiros, principalmente os fãs da marca. 

Jovem, descolado e esportivo, esses foram os adjetivos que usamos para descrever o Volkswagen Golf na matéria: 10 Carros que envelheceram bem e são bonitos até hoje. Porém, beleza não é a única virtude desse hatch médio.

O motor 1.4 TSI é o responsável por conferir uma boa performance ao carro. O modelo precisa de 8,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h, um tempo significativamente bom para um hatch médio. O motor é movido apenas a gasolina e até econômico para um hatch médio de 140 cv.

A mecânica dos motores TSI também é muito respeitada pela robustez e confiabilidade, desde que você cuide bem dos bicos injetores. 

Outro motivo que nos levou a escolher essa versão é o custo-benefício. ela é posicionada como versão intermediária, ficando entre as configurações 1.6 VHT, na faixa de R$ 50.000, e a topo de linha GTI, que passa dos R$ 100.000, mesmo se tratando de um carro de sete anos atrás. 

Desempenho: 140 cv a 4.500 rpm e 25 kgfm de torque a 1.500 rpm / 0 a 100 km/h em 8,4 segundos / Velocidade máxima: 212 km/h 

Consumo: 11,7 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 313 litros


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