Avaliação: Honda Civic está ameaçado no Brasil, mas ainda é um carrão

Honda Civic Touring com motor 1.5 turbo não decepciona. A única tristeza que causa ao brasileiro é a chance de dizer adeus
Camila Torres
Por
24.05.2021 às 08:00
Honda Civic Touring com motor 1.5 turbo não decepciona. A única tristeza que causa ao brasileiro é a chance de dizer adeus

O Honda Civic foi o segundo sedan médio mais vendido em 2020, ficando atrás apenas do Toyota Corolla, e o sétimo sedan mais vendido no ranking geral da categoria no período. 

O três-volumes japonês chegou importado ao Brasil em 1992, mas começou a ser produzido no país em 1997. Em 2022, exatamente 30 anos depois de sua chegada, o modelo deixará de ser produzido nacionalmente e tem chance de ver sua 11ª geração, já apresentada nos EUA, não ser mais comercializada em nosso mercado. 

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Antes do possível adeus ser confirmado, passamos alguns dias rodando com o Honda Civic Touring de décima geração, ofertado por R$ 160.800, para ter mais um registro de como anda esse sedan, equipado exclusivamente nesta versão com motor 1.5 turbo a gasolina. 

Avaliamos design, desempenho, consumo e itens de série do modelo, para te ajudar a decidir se, mesmo ameaçado de morte, o Civic ainda vale a pena.

 

Design 

“Estética de carrão”, pode soar popularesco e até uma forma pouco ortodoxa de descrever o design do Honda Civic Touring. Mas é exatamente esse pensamento que muitos têm quando miram o sedan de origem japonesa. 

As linhas do capô e o perfil largo e baixo deixam o modelo mais musculoso e antecipam a cavalaria generosa que se encontra por baixo do capô. 

Ao analisar seu visual pela lateral, os traços são sofisticados e modernos, em especial o caimento da linha do teto, que traz um ar marcante de cupê. Mas são as lanternas traseiras as principais responsáveis pelo ar despojado e jovial do Honda Civic 10.

O design exterior é muito bem acertado, mesmo com a boa dose de arrojo trazida pela Honda. Tudo casa muito bem e passa um ar agradável de modernidade, apesar de a décima geração ter sido lançada no Brasil cinco anos atrás e passado apenas por um facelift muito sutil desde então.

Honda Civic Touring com motor 1.5 turbo não decepciona. A única tristeza que causa ao brasileiro é a chance de dizer adeus
 

Particularmente falando, o ápice do Civic está em seu interior. Ao se acomodar no banco do motorista, parece que o carro ganha ainda mais imponência. E o acabamento se mostra igualmente moderno e sofisticado, mais até que o da atual geração do Corolla, que chegou ao mercado três anos depois.

Os ajustes do banco dianteiro permitem ao motorista uma visão privilegiada do capô e nos deixam até com uma certa ansiedade para colocar à prova o que o Civic Touring entrega quando se pisa fundo no acelerador. Mas vamos falar disso daqui a pouco. 

De volta ao habitáculo, já ouviu falar que os bancos dos carros da Honda são muito bem acertados e promovem um conforto que os diferencia da concorrência? Pois é, e são mesmo. 

O painel também é muito característico da marca. Não é tão futurista quanto o exterior nem esbanja tecnologia, mas tem o que você precisa de uma forma prática e agradável aos olhos. Adjetivando novamente e pela última vez antes de encerrar este tópico, o Civic é sofisticado e sem frescura. 


Desempenho 

Não espere um sedan médio te fazer grudar as costas no banco ao pisar no acelerador, a não ser os de marca de luxo nas versões mais esportivas. Isso não quer dizer que a direção do Honda Civic não seja empolgante, pelo contrário. 

O motor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv e 22,4 kgfm de torque proporciona emoção suficiente, mas se mostra dócil controlar. Você sente o carro na mão, como um cavalo de corrida muito bem adestrado. 

Mas existem alguns pontos altos no desempenho do Civic Touring, a começar pelas arrancadas. Como ele entrega o torque total em uma rotação muito baixa - 1.700 rpm -, de cara você sente que o carro tem força. Mesmo que a aceleração fique mais gradual depois, ele não perde o fôlego em nenhum momento. 

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Enquanto você pisar no acelerador, ele responde. O 0 a 100 km/h em 8,9 segundos comprova o quão instantâneas e espertas são as respostas do carro aos comandos do seu condutor. Aqui surpreende a calibração do câmbio CVT, muito bem ajustado e com os giros do motor contidos à medida certa conforme se ganha velocidade.

Outro ponto de destaque é a estabilidade do carro. A carroceria ser mantém excepcionalmente firme e assentada em curvas. E ao passar por uma irregularidade, o impacto para quem está no habitáculo é muito reduzido. Ponto para as suspensões independentes nos dois eixos.

Porém, em obstáculos sobressalentes ou tartarugas mais elevadas, o conjunto apresenta respostas mais secas que as de um Toyota Corolla. É uma característica típica e histórica do Civic, mas que não chega a comprometer tanto assim o conforto.

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Segurança é um outro quesito bom para o Civic. Ok, falta o pacote Honda Sensing, com itens ativos de segurança semiautônoma, mas ao menos ele conta com alto índice de rigidez e estabilidade da carroceria, seis airbags, assistente de redução de ponto cego (através de uma câmera no retrovisor externo direito) e freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold (segura o freio sozinho em paradas de semáforo). 

Resumo da corrida: seja na cidade ou na estrada, o Civic Touring dá conta do recado. Seja o pai/mãe de família, alguém solteiro ou o filho/filha que sempre adorou andar com o carro dos pais, o Civic tem a fórmula para entregar a dose de esportividade que se deseja. E ainda com um ótimo isolamento acústico, o que torna a direção ainda mais prazerosa.

Motorização e desempenho: motor 1.5, turbo, quatro cilindros, 16V, gasolina, DOHC, 173 cv a 5.500 rpm, 22,4 kgfm de torque a 1.700 rpm / 0 a 100 km/h em 8,6 km/h / velocidade máxima: 208 km/h / câmbio CVT, simulação de sete marchas / tração 4x4 dianteira 

Dados técnicos: direção elétrica / suspensão dianteira McPherson e traseira MultiLink / freios dianteiros a discos ventilados e traseiros a discos sólidos / diâmetro de giro: 11,2 m / carga útil: 406 kg / pneus dianteiros e traseiros: 215/50 R17


Consumo

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A autonomia do Honda Civic é surpreendente para a categoria, especialmente pela potência do motor. A versão Touring faz 11,8 km/litro na cidade e 14,4 km/litro na estrada com gasolina, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. 

Se compararmos com o seu principal rival, os números ficam ainda mais vantajosos. O Toyota Corolla nas configurações 2.0 flex tem 4 cv a menos com gasolina. E, segundo o Inmetro, faz 11,6 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com o combustível derivado do petróleo. Sua única vantagem nesse sentido é ter a versatilidade de ser flex. 

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Outra excelente notícia é que, na estrada, o Civic Touring é pouca coisa menos econômico do que o Corolla Hybrid (16,3 km/litro), só que com 75 cv a mais. Discorrendo um pouco mais sobre a concorrência, o sedan turbinado da Honda também é mais econômico que qualquer versão do VW Jetta. 


Itens de série

Honda Civic Touring com motor 1.5 turbo não decepciona. A única tristeza que causa ao brasileiro é a chance de dizer adeus

A generosa lista de itens de série do Honda Civic Touring é um dos fatores que justificam o valor alto cobrado por ele. De equipamentos de conforto a conveniência, o modelo marca ponto. Confira a lista completa abaixo.  

● Freio de estacionamento eletrônico (EPB - Electronic Parking Brake) com função Brake Hold

● Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade

● Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com "um toque" em todas as portas

● Comando elétrico de abertura interna do porta-malas (botão na porta do motorista)

● Chave de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)

● Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade

● Luz em LED no console central do deck inferior (conexões)

● Desligamento automático dos faróis após 15 segundos

● Luz em LED no indicador da posição da alavanca

● Tomada 12 Volts dianteira

● Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)

● Porta-Luvas com amortecedor e iluminação

● Espelhos de vaidade com iluminação

● Ar-condicionado Digital com a função de ajuste automático de temperatura + Dual Zone e saída para os bancos traseiros

● Para-brisa com tratamento acústico para conforto sonoro

● Espelho retrovisor eletrocrômico

● Botão de partida do motor (START/STOP)

● Botão ECON

● Partida do motor à distância

● Banco traseiro Bipartido 60/40

● Painel de instrumentos com acabamento softtouch (macio ao toque)

● Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro*

● Revestimento dos bancos em couro*

● Console central elevado com apoio de braços e porta-copos (Floating Deck)

● Banco do motorista com ajuste elétrico e regulagem lombar

● MP3 / Windows Media Audio (WMA)

● Bluetooth para ligações (HFT - Hands-Free Telephone) e reprodução de músicas (BTA - Bluetooth Audio) com ajuste no volante

● Carregador por indução (wireless) para celular

● AM / FM Tuning com Radio Data System (RDS)

● Controle de volume pela velocidade - Speed-Sensitive Volume Control (SVC)

● Interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto™ com Tag Voice

● Duas entradas USB

● Conexão HDMI

● Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos

● Porta-revistas nos bancos do motorista e do passageiro

● Áudio premium com 10 alto-falantes, incluindo subwoofer - 452W

● Estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering)

● Alarme de segurança com imobilizador ECU

● Freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution)

● EBA (Emergency Brake Assist)

● Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro e luminoso

● Sistema VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de tração e estabilidade)

● Sistema HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive)

● Sistema AHA (Agile Handling Assist - Assistente de dirigibilidade ágil)

● ESS (Emergency Stop Signal - Sistema de luzes de emergência)

● Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)

● Piloto automático (Cruise Control)

● Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes

● Cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento e regulagem de altura

● Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros

● Trava infantil nas portas traseiras

● Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis

● Câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas

● Sistema Honda LaneWatch - Assistente para redução de ponto cego

● TPMS (alerta de pressão do pneu)

● Display multimídia com tela de 7” multi-touchscreen com navegador GPS com condições de trânsito (RDS), Wi-Fi e função Turn-by-turn (navegação assistida por voz)

● Controle de áudio no volante

● Painel digital TFT 7" de alta resolução (Thin-Film Transistor)

● Lanternas traseiras em LED

● Luz de placa em LED

● Antena traseira integrada

● Abertura bocal de combustível por toque

● Limpador de para-brisa com função intermitente e sensor de chuva

● Acabamento da grade dianteira cromada

● Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico

● Maçanetas na cor do veículo

● Conjunto óptico com DRL em LED (Daytime Running Lights)

● Faróis Full LED com acendimento automático (sensor crepuscular)

● Faróis de neblina com lâmpada de LED

● Teto solar com função One-Touch


Honda Civic Touring vale a pena?

Honda Civic Touring com motor 1.5 turbo não decepciona. A única tristeza que causa ao brasileiro é a chance de dizer adeus

Como o próprio título antecipa, o Honda Civic vai mudar em breve, mas não deixa de ser um carrão. E o fato de estar ameaçado de morte em 2022 pode ser seu argumento para negociar um bom desconto com o vendedor. Além disso, o modelo ostenta a fama de ser um dos carros usados que menos desvalorizam no Brasil. 

Já no que se diz respeito ao carro, em nossa avaliação o Civic atendeu as expectativas em todos os quesitos: é esteticamente agradável, tem motor esperto, bom consumo e uma boa lista de itens de série. 

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Só o valor é alto para a maioria dos brasileiros. Quando se pensa em comprar ou não um Honda Civic Touring, a preocupação maior talvez não deva ser em relação ao carro, pois ele continua sendo um carrão, mas sim a melhor forma de pagar por um sedan tão caro.


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