VW Voyage G3 foi o mais perto que o Gol "bola" já esteve de um irmão sedan

Volkswagen teve duas chances de reviver o Voyage antes de 2008
Renan Rodrigues
Por
16.01.2023 às 15:26
Volkswagen teve duas chances de reviver o Voyage antes de 2008

 A terceira geração do Volkswagen Voyage foi preterida pelo Volkswagen Polo Classic, que não fez sucesso no Brasil e ficou disponível por apenas seis anos. Em dezembro, o Volkswagen Voyage encerrou sua história no Brasil pela segunda vez. 

No entanto, justamente o primeiro hiato, quando a marca apresentou o Gol de segunda geração e não fez uma nova versão do sedan, é cercado de mistério e curiosidade.  Em julho do ano passado, o designer Luiz Alberto Veiga, que durante 40 anos trabalhou na Volkswagen do Brasil, revelou alguns detalhes. 

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Depois de falar sobre  um facelift que daria cara de Porsche (ou de Kia Besta...) para a Kombi, e de uma picape do Santana com caçamba de Toyota Hilux, ele revelou detalhes do projeto. Veiga contou que a filial brasileira tentou desenvolver um Voyage de segunda geração e chegou a apresentar à matriz, em Wolfsburg (Alemanha), mas o projeto não foi para frente. 

Neste texto explicamos todos os detalhes de quando o modelo foi trocado pelo Polo Classic. Agora, a conta Mentiras Automotivas no Instagram conseguiu um segredo ainda mais surpreendente. A página postou imagens de um possível Voyage G3.

Voyage com facelift 

Volkswagen teve duas chances de reviver o Voyage antes de 2008

Uma apresentação inédita revela que o projeto seguiu em estudo, mesmo contra a vontade dos chefões da Volkswagen. A prova vem justamente da imagem do sedan com as mudanças feitas para o Gol G3 – que na verdade era um facelift com plataforma alongada, mas isso é papo para outro momento. 

Leia também: Este é o último VW Gol de 8,5 milhões que a marca fez no Brasil

Na primeira revelação de Veiga, apesar de poucas imagens, é possível ver que o Voyage está com a frente do Gol G2, enquanto as novas imagens revelam as mudanças aplicadas na troca de geração. 

Coincidentemente ou não, a traseira do que seria o Voyage G3 lembra bastante a do modelo lançado anos depois e que se manteve em linha com poucas mudanças até dezembro de 2022. 

Considerado um dos melhores Gol de todos os tempos, o modelo lançado em 1999 foi muito importante para a Volkswagen e para a indústria automotiva. O hatch foi o primeiro carro vendido com tecnologia flex. 

Além de ter versões 1.0 turbo e o primeiro da família a ser equipado com airbags e ABS. Dessa maneira, o Voyage teve duas oportunidades de voltar ao mercado antes de quando voltou de fato, em 2008. 

Imagens: @mentirasautomotivas

Você pode se interessar por:
Voyage bolinha: o sedan derivado do Gol G2 rejeitado pela VW
VW Voyage: o carro que está morrendo pela segunda vez
VW Gol volta a ser líder de vendas no Brasil após sete anos e meio
Por que este VW Gol GTi brasileiro está causando nas ruas de Nova York 

Comentários