Por que este VW Gol GTi brasileiro está causando nas ruas de Nova York

Empresário do Brasil comprou ícone da indústria nacional para pagar uma promessa, e agora quer impressionar gringos na terra dos muscles cars
Renan Bandeira
Por
07.04.2022 às 12:28
Empresário do Brasil comprou ícone da indústria nacional para pagar uma promessa, e agora quer impressionar gringos na terra dos muscles cars

Se você gosta de carros, com certeza viu imagens compartilhadas nas redes sociais desse VW Gol GTi Amarelo Sunny rodando pelas ruas da Time Square, famoso cruzamento de avenidas na região de Manhattan, em Nova York, a cidade mais populosa e famosa dos Estados Unidos.

O que esse Gol tão brasileiro estava fazendo lá? Foi isso que a Mobiauto perguntou ao seu dono, Henrique dos Santos, um empreiteiro brasileiro que vive na Flórida há cerca de dois anos.

Conhecido como Ricky nas redes sociais, ele é um entusiasta de clássicos da indústria nacional. Como está fora do Brasil há um tempo, quis matar a saudade deles levando alguns dos modelos mais icônicos da indústria automobilística nacional aos Estados Unidos.

Empresário do Brasil comprou ícone da indústria nacional para pagar uma promessa, e agora quer impressionar gringos na terra dos muscles cars

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Ao todo, o empresário já levou 11 carros feitos para cruzar a fronteira dos EUA. Além do Gol GTi viralizado, a lista tem um Gol Star 1989, Gol Bx 1983, Voyage CL 1991, Parati GLS 1992, Chevette SL 1978, Passat LS 1978, Fusca 1500 1973, Fusca 1300 1965, Kombi Corujinha 1973 e Opala Luxo 1973.

O último deles é o GTi Amarelo Sunny das fotos. O esportivo, pioneiro ao estrear a injeção eletrônica no Brasil, marcou a transição entre os anos 1980 e 90. A unidade de Henrique é ano-modelo 1992/93. Carrega, assim, o facelift “chinezinho” e traz a icônica pintura Amarelo Sunny - que, inclusive, é a preferida do autor deste artigo.

Projeto começou em promessa na infância

Empresário do Brasil comprou ícone da indústria nacional para pagar uma promessa, e agora quer impressionar gringos na terra dos muscles cars

A aventura é na verdade a realização de uma promessa de infância. O desejo de ter um Gol GTi surgiu após seu pai sofrer um acidente com um Gol GTS 1990. “Por sorte, nada aconteceu com ele, mas lembro que meu pai chegou em casa triste por ter perdido o carro que tanto gostava”, conta Henrique.

O acidente virou uma motivação para o empreiteiro, que prometeu comprar um novo modelo, desta vez da linha GTi. “Eu entendia pouco de carro na época, mas sabia que o GTi era melhor e que o amarelo era um pouco mais ‘exclusivo’. Então, disse a ele que um dia teria um desses para andarmos juntos”, completa.

Leia também: A incrível experiência de ter um Viper V10 como “meu” carro por dois dias

Preparação e chegada aos EUA

Empresário do Brasil comprou ícone da indústria nacional para pagar uma promessa, e agora quer impressionar gringos na terra dos muscles cars

A promessa foi cumprida há um ano e meio. “Comprei o GTi de um amigo colecionador. Ele é completo, só não tem direção hidráulica, que era um opcional na época”, explica o empreiteiro.

Para se encontrar em estado de 0 km como está atualmente, o hatch passou por uma restauração que incluiu nova pintura, reposição de algumas peças e modificações de suspensão e rodas.

“Ele é todo original, parte interna, bancos… tudo. Eu só fiz a remoção do ar-condicionado e a limpeza do cofre do motor. A suspensão é do tipo rosca e as rodas são Orbital de 17 polegadas”, esclarece.

Empresário do Brasil comprou ícone da indústria nacional para pagar uma promessa, e agora quer impressionar gringos na terra dos muscles cars

O projeto previa, ainda, a adição de turbo, mas esta parte não saiu do papel. “Fiquei com dó, pela integridade do carro, e coloquei somente uma Fueltech 250, que é uma injeção eletrônica mais moderna e inteligente”, conclui. Este item se tornou necessário, mais tarde, para o Gol aceitar bem a gasolina americana.

Carro pronto, hora de fazê-lo entrar na terra do Tio Sam. Para isso, Henrique contratou uma empresa especializada em importação/exportação de veículos. Depois, regularizou-o para poder rodar em território americano, e deu baixa do veículo no Brasil. O custo do processo todo? Entre R$ 35.000 e R$ 50.000.

Leia também: Maverick V8 vira monstro 4x4 com tração de Willys e direção de Omega 

Rolê de Gol GTI no coração dos EUA

Empresário do Brasil comprou ícone da indústria nacional para pagar uma promessa, e agora quer impressionar gringos na terra dos muscles cars

Regularizada a situação do hatch, Henrique pôde, enfim, realizar o sonho de rodar com o Gol GTi na Time Square.

“Era a realização de um sonho pessoal, porém sentia o peso de representar toda a cultura que é andar de carro baixo e mostrar que, mesmo nascendo de família pobre, você pode realizar seus sonhos, por mais louco e absurdo que pareça ser”, filosofa o entusiasta.

Ricky não precisou de muito para chamar atenção. “Fiquei muito surpreso. Os americanos ficaram extremamente curiosos ao ver o carro”, comenta. Tanto que até os policiais pararam um instante para garantir uma foto ao lado do clássico, que ficou famoso nas redes sociais.

Planos para o futuro

Empresário do Brasil comprou ícone da indústria nacional para pagar uma promessa, e agora quer impressionar gringos na terra dos muscles cars

O destino do Gol GTI amarelo será ficar nos Estados Unidos. O exemplar não deve voltar mais ao Brasil e seguirá na coleção de Henrique. Ele deve ganhar a companhia de novos GTi, já que a ideia do empreiteiro “é trazer um de cada cor”.

Nem todos os carros ficarão em sua garagem. Nos Estados Unidos, o brasileiro já vendeu alguns clássicos nacionais por meio do leilão Bring a Trailer. Junto com o GTi Amarelo Sunny, por exemplo, ele recebeu outros clássicos, como uma Parati GLS, outros dois Gol, uma Saveiro um Chevrolet Omega e um Fiat Uno 1.6R. Parte deles deve ser revendida.

Já os GTi devem ter um destino diferente.“Provavelmente [farei] algum projeto sem fins lucrativos de sortear [os GTI] aos brasileiros [que moram nos EUA], para eles realizarem esse sonho assim como eu pude”, conta. Se você mora nos Estados Unidos, não gaste sua sorte.

Empresário do Brasil comprou ícone da indústria nacional para pagar uma promessa, e agora quer impressionar gringos na terra dos muscles cars

Henrique fala sobre seus carros em um canal no Youtube, o Garage Ricky. E ele já escalou sua próxima missão: ”quero fazer uma carreata de [Gols] quadrados na Time Square.” 

Imagens: Garage Ricky 

Você também pode se interessar por:

“Unohome”: Fiat Uno Mille vira motorhome para viajar 20.000 km até os EUA  

Dono da 1ª Ram 1500 no Brasil tem uma Dodge 1971 e foi ao Alasca de picape 

Fábrica que Toyota fechará após 60 anos fez Bandeirante e pintou até Fusca

Chevrolet e Honda criarão juntas SUV elétrico “acessível” para o Brasil


Comentários