Volvo XC40 mata o motor a combustão e passa a ser só elétrico no Brasil
A Volvo Car Brasil, importadora da marca sueca no país, anunciou que a partir desta quarta-feira (15), toda a gama do SUV XC40, seu carro-chefe em vendas no país, passará a ser 100% elétrica. Além da versão a combustão, as híbridas serão tiradas de linha.
A empresa enxerga o movimento como o "maior anúncio de eletrificação" já feito no país, porque o XC40 é atualmente responsável por mais de 40% de todas as vendas da fabricante em nosso mercado.
Com a medida, a Volvo espera que o volume de emplacamentos do XC40 cresça entre 8% e 10% no ano que vem, tornando-o o automóvel elétrico mais vendido em território brasileiro, posto ocupado atualmente pelo Porsche Taycan.
No momento, o XC40 Recharge (elétrico) é vendido em versão única de acabamento, por R$ 389.950.
São dois motores elétricos de 204 cv e 33,6 kgfm cada, um dianteiro e um traseiro, que geram tração integral e, juntos, rendem 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque combinados.
O conjunto de baterias pesa mais de 500 kg e gera uma autonomia de até 418 km no ciclo WLTP, com uso prioritariamente urbano.
Leia também: Audi voltará a montar carros no Brasil pela terceira vez
Rodovias eletrificadas
A Volvo aproveitou ainda para anunciar um projeto de instalação de postos de recarga rápida do tipo DC em rodovias de todas as regiões do país nos próximos dois anos.
Com investimento de R$ 10 milhões, o projeto será dividido em cinco fases. Na primeira, serão instalados 13 postos DC de 150 kW na Região Sudeste, espalhados pelos Estados de São Paulo (dez postos), Rio de Janeiro (um) e Minas Gerais (dois).
De acordo com a companhia, os postos cobrirão 3.350 km de rodovias e ficarão em postos de serviço de grande rotatividade, como Graal e Frango Assado, e serão abertos a modelos de qualquer marca.
Cada tótem terá dois plugs do tipo 2 e permitirá carregar 80% das baterias de um elétrico como o XC40 Recharge em 35 minutos. As instalações desses 13 postos da fase 1 devem ser finalizadas em abril de 2022.
Além disso, no Estado de SP a Volvo instalará outros 52 wallbox de carga lenta (corrente alternada ou AC, de 11 kW) nos chamados SAUs (Serviços de Atendimento aos Usuários), postos de atendimento emergencial espalhados por rodovias do Estado.
O objetivo da Volvo é ter metade de sua frota comercializada no Brasil eletrificada até 2025, chegando a 100% em 2030.
Você também pode se interessar por:
BYD Han: sedan elétrico será mais legal, completo e barato que SUV Tan
BMW XM quer ser um SUV híbrido todo desconstruído e muito, muito forte
Carros elétricos e híbridos terão desconto no IPVA na cidade de São Paulo
As tecnologias que os carros tinham quando cada iPhone foi lançado
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Tecnologia
VW Amarok usa truque para evitar atropelamentos de animais nas estradas
- Tecnologia
Como a BYD fará carros com consumo de 34,4 km/l e 2.000 km de autonomia
- Tecnologia
Como é a placa de carro do futuro que promete acabar com fraudes
- Tecnologia
Toyota testa motor capaz de despoluir o ambiente e ser neutro em carbono
- Tecnologia
Audi e-tron almeja o que nenhum app de pontos de recarga conseguiu até agora
- Tecnologia
Como são as baterias de sódio do JAC e-JS1 que chega breve
- Tecnologia
Hyundai investirá R$ 5 bilhões e prevê até hidrogênio verde
- Tecnologia
Por que as baterias sólidas se tornaram prioridade para as montadoras?
- Tecnologia
Como a Lego ajudou a revolucionar os veículos híbridos da Renault