As tecnologias que os carros tinham quando cada iPhone foi lançado

Em 14 anos de iPhone no Brasil, conseguimos ver o quanto o mercado automotivo evoluiu junto com o smartphone
Camila Torres
Por
30.11.2021 às 12:00
Em 14 anos de iPhone no Brasil, conseguimos ver o quanto o mercado automotivo evoluiu junto com o smartphone

Levantamos os carros mais importantes lançados desde a chegada do primeiro iPhone ao Brasil, em 2007, para fazer uma linha do tempo de cada nova tecnologia do aparelho com as novidades do setor automotivo. 

Desde que o primeiro iPhone chegou ao Brasil, já há bons 14 anos, milhares de brasileiros ficam ansiosos pela chegada de cada nova geração do produto da Apple, um dos smartphones - se não o mais - mais revolucionários da história.

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O que os celulares da marca da maçã e o mundo automotivo têm em comum é que eles estão ficando cada vez mais caros em uma velocidade descomunal. O que só confirma o quanto a tecnologia é uma das coisas mais valiosas que temos.

Confira abaixo as principais tecnologias de cada iPhone e as tecnologias que desembarcam com os principais lançamentos automotivos. 


Tecnologias de carros lançados com cada iPhone

iPhone 1 – 2007 

O primeiro iPhone chegou ao Brasil em junho de 2007, com tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, resolução 320x480 pixels e câmera de 2 megapixels. Eram três versões: 4 GB, 8 GB e 16 GB, e custava em torno de US$ 599. Hoje, custaria mais de R$ 3.000 na cotação atual. Mas há 14 anos ficava em torno de R$ 1.900 (sem impostos).

No mercado automotivo de 2007, apenas 25% dos veículos eram equipados com airbags frontais duplos e somente 16% dos carros possuíam freios ABS. A dupla, na maioria dos casos, era oferecida como opcional por cerca de R$ 6.000.

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No mesmo ano, a Peugeot lançava o 308, cuja maior inovação ficava por conta do motor 1.6 de 122 cv, o mais potente à venda no Brasil entre os propulsores com menos de 1,6 litro, afirmava a fabricante.

No segmento de SUVs, que ainda estava bem longe de se popularizar, o Ford EcoSport acabava de receber uma reestilização e reinava sozinho no Brasil, enquanto o irmão menor Ford Ka marcaria sua transição de “bolinha” para hatch de quatro portas. Já a Renault trazia ao Brasil os “Dacia” Logan e Sandero.


iPhone 3G – 2008

Um ano depois, o iPhone já passava por uma modificação no visual, mas sua principal novidade não se limitava à estética, mas à sua capacidade de conexão 3G, uma inovação plausível para a época. Mesmo com preço salgado, passando de R$ 2.000, formavam-se longas filas para comprá-lo.

Também chegava ao Brasil naquele ano, a segunda geração do Honda Fit (primeira no país). O modelo foi um marco para o setor automotivo: sua carroceria monovolume agradava quem tinha preferência pelos hatches, mas precisava de um pouco mais de espaço. 

Dentre os principais itens de série, o Fit oferecia duplo airbag, ar-condicionado, trio, direção elétrica, computador de bordo e sistema ULT de rebatimento dos bancos, com até dez possíveis combinações. Além de ser um grande diferencial, a lista era considerada generosa na época. 

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Em 2008, a terceira geração (G5) do Volkswagen Gol foi outro grande lançamento do momento. Além de passar a usar a plataforma do Fox e finalmente ganhar motor transversal, o Gol dava vida a uma série aventureira batizada de Rallye, que tinha frente da Saveiro Cross, apliques na carroceria e spoiler traseiro. 

Outro lançamento que fez tanto sucesso quanto o iPhone 3G foi o Honda New Civic. Até hoje a oitava geração é a preferida de muitos fãs do sedan. Inicialmente, o modelo chegou no Brasil só a gasolina. As versões flex viriam mais tarde, mas nem isso impediu as concessionárias de ficarem abarrotadas de clientes procurando pelo modelo.


iPhone 3GS – 2009

A terceira atualização do iPhone ganhou 256 de memória RAM, câmera de 3.15 MP que filmava em VGA, 32 GB de memória, e uma bateria que durava até 12 horas. Mas a Apple cobrava muito bem por isso, cerca de US$ 699, quando o aparelho chegou por aqui, em agosto de 2009. 

No mercado automotivo, quem começava a ser vendido no Brasil era o pequeno e charmoso Smart For Two, lembram dele? Com somente 2,70 de comprimento e motor a combustão de três cilindros, embora muitos achassem que se tratava de um elétrico. Contava com quatro airbags, controle de estabilidade e freios ABS.

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O Hyundai i30 foi outro modelo caro, mas muito cobiçado que chegou em 2009. Já entre os carros populares, quem fazia sucesso era a Fiat Strada, que acabava de ganhar uma inédita versão com cabine dupla para quatro passageiros, configuração inédita e que revolucionaria o segmento de picapes compactas.


iPhone 4 – 2010

Lembra das filas quilométricas em frente às lojas em 2010 para comprar o iPhone 4? Fenômeno na épocam devido aos recursos de câmera com maior resolução e flash, Face Time e conexão via Wi-Fi.

O fato de poder realizar uma videoconferência pelo celular e sem pagar nada, já que só era possível usar a tecnologia conectado ao Wi-Fi, deixou o mundo inteiro deslumbrado, e mesmo custando caro havia filas e filas de pessoas querendo comprá-lo.

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No universo dos carros, um dos lançamentos mais importantes do ano foi a segunda geração do Fiat Uno. Depois de 26 anos do seu lançamento, foi a primeira vez que o Uno passou por mudanças realmente expressivas no design e ainda ganhou os novos motores 1.0 Fire de 73 cv e 1.4 de 88 cv, ambos flex da família Evo. 

Nessa época, era possível comprar um Uno a partir de R$ 27.000. Agora, o modelo, que inclusive está para sair de linha, já custa R$ 66.000.


iPhone 5 -2012

O iPhone 5 em 2012 podia custar até R$ 3.100, mas chegava cheio de novidades. A tela cresceu de 3,5 para 4 polegadas, deixando o aparelho mais fino e mais longo, e a resolução passou a ser de 1.136 x 640 pixels.

Outra novidade eram os novos fones de ouvido EarPods, mas a cereja do bolo era o novo sistema operacional iOS 6, que trazia uma versão mais atual do Google Maps, a famosa Siri e integração com o Facebook. O modelo também era compatível com 4G, mas aqui no Brasil ainda só tínhamos 3G.

O ano de 2012 também foi marcante no mercado automotivo, com a chegada da primeira geração de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, modelos que até hoje lideram o segmento de hatches e o mercado em geral.

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Onix e HB20 impressionavam o setor por terem um design mais moderno e atraente que outros concorrentes que estavam no mercado há mais tempo, como: VW Gol e Fiat Palio. E não demorou muito para os calouros tirarem os veteranos da liderança.

Na época, o Chevrolet Onix trazia tantas inovações como o iPhone 5: ele era o único modelo popular com central multimídia sensível ao toque. O hatch ainda trazia de série direção hidráulica, airbags frontais e freios ABS/EBD em todas as versões.

O Hyundai HB20 oferecia ar-condicionado, direção hidráulica, duplo airbag frontal, banco do motorista com regulagem de altura, Supervision Cluster e computador de bordo. Os airbags e freios ABS, aliás, não estavam ganhando os carros populares à toa. A partir do ano seguinte, eles se tornaram obrigatórios no Brasil.


iPhone 5S – 2013

O design era o mesmo do iPhone 5, mas trazia novas tecnologias, como ser o primeiro smartphone a oferecer o Touch ID (sensor de impressões digitais). A câmera do aparelho também era cheia de novidades para 2013, como HDR, Panorama e diversos filtros. O preço chegava a R$ 3.600. 

Ao mesmo tempo, desembarcava no Brasil o Toyota Prius, primeiro carro com motor híbrido da fabricante japonesa comercializado por aqui. O Prius também foi pioneiro no segmento de carros eletrificados no mercado nacional. 

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Para o deleite dos Volks Lovers, em 2013 também foi lançada a sétima geração do VW Golf, com a cultuada plataforma MQB, que inicialmente veio importada da Alemanha, agradando ainda mais os consumidores puristas. 

O modelo chegava com valores entre R$ 68.000 e R$ 125.000. De série, vinha com sete airbags, controles de estabilidade e tração (ESC e ASR), rádio CD Player com tela sensível ao toque, freio de estacionamento com função Auto Hold, alerta de pressão dos pneus e sistema start-stop.

Mas o que fazia o VW Golf ficar ainda mais interessante eram os opcionais, como câmbio automatizado de dupla embreagem, teto solar elétrico, rodas de liga leve, central multimídia e assistente de estacionamento com câmera de ré. 


iPhone 6 – 2014

O iPhone 6 chega ainda maior que seus antecessores. A nova tela tem 4,7 polegadas HD Retina com 1334 x 750 pixels de resolução, com 326 ppi. Câmera traseira de 8 megapixels com flash duplo e câmera frontal de 1,2 megapixels. E quem achar pouco pode optar pelo iPhone 6 Plus ainda maior (5,5 polegadas) e mais potente. 

A essa altura do campeonato, o brasileiro já começava a questionar mais assiduamente o preço do iPhone, que já passava de R$ 3.500 nas versões mais completas. Enquanto, em outros países como EUA e Japão o iPhone 6 Plus não chegava nem a R$ 2.000 na conversão direta. 

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No mercado automotivo, jornalistas e consumidores conheciam o VW Up!, lançamento mais importante depois do Gol, em 1980, segundo a fabricante alemã. No entanto, o Brasil não foi tão receptivo com o Up! como foi com seus irmãos Gol e Fox. 

O seu design futurístico não convenceu os clientes mais convencionais. E o Up! que nasceu para substituir o Fox e Gol, acabou sendo o primeiro dos três a morrer.

O que revolucionaria mesmo o mercado viria um ano depois: em 2015, o Brasil conheceria Jeep Renegade e Honda HR-V, modelos que marcariam o início da febre pelos SUVs compactos e pelos SUVs urbanos de um modo geral.


iPhone 7 – 2016

O substituto do iPhone 6 chega com as mesmas medidas, mas ainda mais leve. A tela de 5,5 polegadas fez tanto sucesso que continuou sendo utilizada também no iPhone 8 e também no iPhone SE.

A grande novidade do iPhone 7 foi a proteção IP67, que permitia mergulhar o modelo em até 1 metro d´água sem que o aparelho sofresse qualquer tipo de dano. 

E não era só isso. A essa altura do campeonato, a versão mais completa do smartphone oferecia 256 GB de memória. Vale lembrar que, quando o iPhone foi lançado, em 2007, o máximo de memória que ele oferecia era 16 GB.

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No mundo automotivo, um modelo inédito e revolucionário também foi apresentado em 2016. Tratava-se de uma picape que não era nem compacta e nem média, e pertencia a uma marca que estava há anos sem lançar um novo carro. Estamos falando da Fiat Toro.

Inicialmente, parecia que a Toro iria competir com a Renault Duster Oroch e poderia até ser ofuscada por ela, pois aparentava ser um projeto menos racional. No entanto, acabou engolindo a concorrente e se tornando a grande referência de um segmento que só agora começa a ser povoado por rivais mais diretas. 

A Toro compartilhava a mesma plataforma do Jeep Renegade e até o conjunto mecânico 1.8 flex ou 2.0 turbodiesel. Além dela, a Nissan usou as Olimpíadas do Rio para lançar o Kicks, outro SUV compacto que trazia novidades como um quadro de instrumentos parcialmente digital e câmera de 360° para manobras.


iPhone 8 e iPhone X – 2017

Em 2017 a Apple lançou os iPhone 8 e 8 Plus, além da edição especial de dez anos conhecida como iPhone X (o que foi bem criativo da parte da fabricante, para lançar um iPhone “10” sem ter o 9).

Esteticamente, os iPhone 7 e 8 são idênticos. O que muda é o material: o 7 é feito de carcaça de alumínio, enquanto no 8 a parte traseira é de vidro, o que permite que o aparelho seja carregado sem fio nos hoje cada vez mais populares carregadores por indução.

Ambos têm câmera de 12MP e gravam em 4K. No geral, as tecnologias são similares, mas o iPhone 8 tem o processador um pouco mais rápido. Já o iPhone X chegou com tela de 5,8 polegadas, contra 5,5 polegadas do 8 Plus, 2436×1125 pixels e tecnologia OLED, que proporcionava maior precisão nas cores e no brilho.

Outra inovação dele era o Face ID, tecnologia de reconhecimento facial para desbloquear o aparelho no lugar da digital. A câmera é praticamente a mesma que a do iPhone 8, mas com algumas melhorias, como por exemplo fotos de mais qualidade em ambientes com baixa luminosidade.

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Para popular o mercado de SUVs, o Hyundai Creta chegou em 2017. Para se diferenciar da concorrência, o modelo da marca coreana trazia chave com sensor presencial, partida por botão e tela sensível ao toque compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mas a motorização era antiga e pouco eficiente.

Também em 2017, o Renault Kwid causou grande alvoroço no mercado com o slogan “SUV dos compactos” e uma revolucionária pré-venda com sinal de R$ 1.000 que podiam ser parcelados no cartão de crédito. Hoje, praticamente todas as fabricantes têm trabalhado os lançamentos com a fase de pré-venda.

Nesse mesmo ano, o VW Polo voltou ao Brasil na sexta geração, marcando a estreia da plataforma modular MQB nas fábricas brasileiras e sul-americanas. Dela seriam e serão derivados todos os mais recentes lançamentos da marca no país, como o Virtus, o T-Cross, o Nivus e o Taos. Nos próximos anos, virão outros quatro produtos.

Seu conjunto 1.0 TSI três-cilindros turboflex se tornaria referência no segmento de compactos, tanto pelo casamento com um câmbio automático quanto pelo fato de aliar desempenho com eficiência energética e ainda permitir uma alíquota menor de IPI para as fabricantes.

Mais do que isso, a opção pela nomenclatura “200 TSI”, enfatizando o torque de 200 Nm (20,4 kgfm) e não o fato de ser um motor de capacidade cúbica baixa, apenas 1 litro, foi uma sacada copiada por muitos rivais, como Fiat e Jeep, com seus propulsores “Turbo 200” e “Turbo 270” ou “T270”. 


iPhone 11 – 2019

O iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max foram lançados em 2019 e de uma só vez. Com todas as tecnologias das versões anteriores e mais um pouco. Agora, a resistência à água do iPhone 11 passava para 2 metros de profundidade, com tolerância de até 30 minutos submerso. 

As câmeras traseiras foram realocadas para um módulo quadrado, seguindo o design de smartphones de outras marcas. A tela também cresceu em relação ao iPhone X, passando de 5,8” para 6,1” e a bateria também ficou mais durável (na verdade, é uma das baterias com melhor autonomia desde que o iPhone foi lançado). 

No entanto, a câmera perdeu qualidade, pois possui 326 PPI, enquanto o X tem 458 PPI. A explicação dada pela Apple é que o iPhone 11 na verdade é o sucessor daquela versão XR, que era uma opção inferior.

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Para os carros, 2019 foi marcado pela chegada da 12ª geração do Toyota Corolla, que trouxe como principal novidade a tecnologia híbrida flex, inédita não somente no Brasil, mas no mundo.

Já o líder de mercado, Chevrolet Onix, trocou de geração e surpreendeu com o nível de tecnologia a bordo para um carro popular, como carregador por indução, partida do motor por botão, alerta de ponto cego e Wi-Fi a bordo.

E o Hyundai HB20 fez os fãs ficarem com saudade do antecessor, por conta do visual para lá de controverso. Pelo menos em termos tecnológicos ele se mostrou uma grande evolução, trazendo itens como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança involuntária de faixa.


iPhone 12 – 2020

O iPhone 12 evoluiu muito em termos tecnológicos, estreando conexão 5G, o processador A14 com chip de cinco nanômetros, que prometia ser o mais rápido do mundo, e 512 GB de memória.

O design recebeu algumas modificações e as câmeras foram aprimoradas. E quem gosta de praticar mergulho com cilindro pode até deixar a GoPro em casa para levar o iPhone 12, que agora resiste por 30 minutos em até 6 metros de profundidade.

Porém, além de ficar ainda mais caro, chegando a custar mais de R$ 14.000 na configuração topo de linha, o iPhone 12 não vem mais com fone e carregador na caixa. Ambos viraram acessórios. A medida virou motivo de reclamação, indignação e alguns memes, mas o brasileiro e o mundo continuam comprando.

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Como se pode ver, enquanto os iPhones vêm ficando cada vez mais “pelados” e caros, os carros ficam só mais caros, mas ao menos já chegam às lojas completinhos: ar-condicionado, trio elétrico, direção assistida, controles eletrônicos de estabilidade e tração e outros itens já constam como de série na grande maioria dos modelos, além dos obrigatórios freios ABS, Isofix e airbags frontais.

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Voltando a falar de tecnologia, um dos lançamentos mais emblemáticos de 2020 foi a nova geração da Fiat Strada. Sua maior sacada não foi a central multimídia com Android e Apple CarPlay sem fio, mas sim a inédita configuração cabine dupla com quatro portas, que a fez virar febre mesmo entre clientes pessoa física.

Ao mesmo tempo, o VW Nivus estabeleceu de vez a tendência de usar o projeto de um hatch compacto (o Polo) como base para criar um SUV. A receita já havia sido seguida pelo Honda WR-V, mas a marca alemã foi muito mais inteligente e assertiva com o seu projeto.

Além de trazer apenas motorização turboflex com câmbio automático, o Nivus trouxe itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma emergencial, alerta de fadiga do motorista e a central multimídia VW Play, que permite rotear a internet do celular do dono e criar uma central de aplicativos como Waze e iFood.


iPhone 13

As mudanças do iPhone 12 para o iPhone 13 são sutis, mas significativas para o dia a dia, segundo a marca: imagens 28% mais brilhantes para enxergar sob a luz do sol, câmeras com sensores maiores e mais rápidos, câmera frontal com 12 MP e bateria que dura até 2h30min a mais. Mas o carregador e o fone seguem vendidos à parte...

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No mundo sobre rodas, novas tecnologias não param de chegar e só este ano tivemos uma enxurrada de carros como os novos Jeep Compass, Fiat Toro e Fiat Pulse, que podem ser controlados pela assistente de voz da Amazon, a Alexa, ou pela assistente do Google. 

Confira no vídeo abaixo o dia que controlamos a picape no estacionamento da Mobiauto, com a Alexa no nosso escritório no 14º andar:


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