Audi e-tron almeja o que nenhum app de pontos de recarga conseguiu até agora

Voltado para quem procura recarregar carros elétricos, o aplicativo promete integrar também pontos de recarga que não são da Audi
Vinicius Moreira
Por
26.02.2024 às 19:12
Voltado para quem procura recarregar carros elétricos, o aplicativo promete integrar também pontos de recarga que não são da Audi

A Audi acaba de disponibilizar gratuitamente o aplicativo Audi e-tron nas lojas de aplicativo dos sistemas Android e IOS. O movimento da montadora é mais um investimento na eletrificação da marca. Além disso, a Audi busca reunir na interface do app outros pontos de recarga, além das redes de estações de recarga da marca.

O desenvolvimento do app foi feito pela Easy Volt, uma startup de mobilidade elétrica que além de fazer a gestão do aplicativo da Audi, vai prestar o suporte ao usuário. A Easy Volt já é conhecida por prestar esse tipo de serviço. A empresa inaugurou, junto da Vibra, o posto 100% elétrico na Zona Leste de São Paulo em 2022.

Você também pode se interessar:

Estratégia da Audi

A partir de 2033, a Audi já confirmou que só vai lançar veículos elétricos. Dessa forma, faz todo sentido a marca investir parte dos seus esforços e dinheiro, tanto na melhoria da estrutura, como no acesso facilitado aos pontos de recargas de veículos elétricos. Ainda mais quando se trata de Brasil.

No total, a Audi afirma que já possui mais de 240 carregadores espalhados pelo país, todos identificados pelo app. Outro detalhe é que a montadora promete 20 novos modelos eletrificados (híbridos ou elétricos) até 2026.

Para se ter uma ideia, a Audi atesta ter instalado 110 carregadores AC pelo país: 27 (Sul); 67 (Sudeste); 10 (Centro-Oeste) e 6 (Norte e Nordeste).

Como funciona o app?

Após baixar o aplicativo, o usuário poderá optar pelo cadastro do veículo. Após esse trâmite, as funcionalidades da plataforma como disponibilidade de uso e capacidade do carregador já ficam disponíveis. Ao menos 40 estações possuem a capacidade de recarga rápida de 150 kw.

Claro que clientes Audi terão benefícios aos utilizar o app, como descontos no valor das recargas e reserva das estações.

A ideia é proativa e busca encontrar soluções para um país com dimensões continentais, além de investimentos desiguais a depender da região para o mundo dos elétricos.

Entretanto, o app vai enfrentar um desafio que o próprio aplicativo de recarga da Easy Volt, que já está no disponível há algum tempo, enfrenta: a desconfiança.

Não é incomum os proprietários de carros elétricos pesquisarem por carregadores elétricos e se depararem com problemas. Um deles é o fato da rede estar cadastrada, mas ao chegar no local o carregador está indisponível, seja lá por qual motivo. Isso pode ser um baita problema se a bateria estiver com pouca carga. Vai chamar o guincho?

Vale ressaltar que o app não é o responsável pela manutenção da rede. Ao pesquisar, a interface apenas mostra os locais disponíveis.

Mais um ponto, que não preocupa a funcionalidade, mas impede a praticidade, está ligado também à situação dos carregadores. Pelo app é possível visualizar se a rede está disponível para carregamento, o que não dá para saber é quando as estações ocupadas serão liberadas. Nesse caso, o motorista terá que ir até o local para verificar e, com isso, deixa de economizar um tempo.

Por fim, até o momento, a marca das quatro argolas afirma ter investido cerca de R$ 87 milhões em redes de recarga para carros elétricos no país. O Audi e-tron é só mais uma ferramenta para que a tecnologia embarcada nos veículos elétricos não seja inutilizada pela atual estrutura energética do Brasil.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


 

Comentários