BMW XM quer ser um SUV híbrido todo desconstruído e muito, muito forte

Conceito antecipa primeiro modelo híbrido da divisão esportiva M da marca alemã. Unindo um motor V8 a outro elétrico, promete entregar 760 cv e torque de caminhão.
Camila Torres
Por
01.12.2021 às 13:06
Conceito antecipa primeiro modelo híbrido da divisão esportiva M da marca alemã. Unindo um motor V8 a outro elétrico, promete entregar 760 cv e torque de caminhão.

São 760 cv e 101,9 kgfm de torque que regem o destino do híbrido plug-in BMW Concept XM. O mais novo conceito da marca alemã e também o modelo ‘M’ mais potente já feito para ser produzido em série foi apresentado recentemente no show Miami Beach da Art Basel 2021.

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O BMW XM é o modelo com maior nível autônomo já apresentado pela marca desde a chegada do modelo M1. Também será o primeiro produto híbrido (ou eletrificado, como queiram) da divisão esportiva da marca bávara.

A previsão é que o SUV comece a ser produzido na fábrica da marca nos EUA no final de 2022. O país foi escolhido para o debute por se tratar do mercado mais importante para carros de alta desempenho, justificou a fabricante. 

Conceito antecipa primeiro modelo híbrido da divisão esportiva M da marca alemã. Unindo um motor V8 a outro elétrico, promete entregar 760 cv e torque de caminhão.

O conjunto mecânico do Concept XM é composto por um V8 com turbo de duplo fluxo e um motor elétrico, além de baterias para armazenamento da eletricidade e possibilidade de recarga externa. 

Segundo a BMW, com este trem de força o SUV será capaz de rodar até 80 quilômetros só com eletricidade, isso no teste WLTP. Nas medições dos EUA, os números foram inferiores: 48 quilômetros.

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Design descontruído 

Mas não são os números que mais chamam atenção em um primeiro momento quando falamos do BMW Concept XM, e sim sua aparência diferentona. 

Por onde começar? Fazendo jus ao seu jeito pouco ortodoxo de ser, falemos antes da traseira. Pois não conseguimos tirar essas quatro ponteiras de escapamento da cabeça, dispostas em duas duplas verticais! Elas deixam explícito que temos um esportivo daqueles, mas com soluções estéticas bem disruptivas.

Quanto à carroceria, os formatos são são todos descontruídos, deixando o SUV musculoso e ao mesmo tempo muito original. Isso sem falar nas lanternas, dois filetes curvilíneos que se estendem da lateral até quase metade da tampa do porta-malas. 

Conceito antecipa primeiro modelo híbrido da divisão esportiva M da marca alemã. Unindo um motor V8 a outro elétrico, promete entregar 760 cv e torque de caminhão.

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Na dianteira, as formas são contrastantes. Enquanto a famosa grade em formato de duplo rim é enorme, como têm sido os BMW mais atuais, os faróis são ultrafinos, seguindo o mesmo conceito das lanternas. A grande inferior também chama atenção, principalmente pelo logotipo do modelo em destaque.

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A lateral é evidenciada pelas linhas expressivas e modernas, e o caimento do teto se destaca pela pintura em branco, fugindo da tendência de teto flutuante em preto.

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Conceito antecipa primeiro modelo híbrido da divisão esportiva M da marca alemã. Unindo um motor V8 a outro elétrico, promete entregar 760 cv e torque de caminhão.

A mistura de acabamento em couro e carbono do interior traz sofisticação e esportividade. Uma tela comprida engloba o painel de instrumentos e a central multimídia.

Conceito antecipa primeiro modelo híbrido da divisão esportiva M da marca alemã. Unindo um motor V8 a outro elétrico, promete entregar 760 cv e torque de caminhão.

O display, as saídas de ar-condicionado e os controles do carro têm acabamento em fibra de carbono com fio de cobre. 

Conceito antecipa primeiro modelo híbrido da divisão esportiva M da marca alemã. Unindo um motor V8 a outro elétrico, promete entregar 760 cv e torque de caminhão.

Mas o ponto mais alto, literalmente é o teto que conta com estrutura de prisma tridimensional, que traz uma combinação de iluminação direta e indireta em alto relevo, que a BMW compara a uma obra de arte exclusiva.


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