Toyota terá picape do Corolla contra Montana, Toro e VW A0 picape

Crescimento do mercado de picapes intermediárias com monobloco fará fabricante japonesa investir com seu nome mais pesado, assim como fez com o Corolla Cross
Renan Rodrigues
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03.08.2023 às 12:18 • Atualizado em 11.08.2023
Crescimento do mercado de picapes intermediárias com monobloco fará fabricante japonesa investir com seu nome mais pesado, assim como fez com o Corolla Cross

Em junho desse ano, a Mobiauto te contou detalhes dos planos da Toyota em ter uma picape menor que a Hilux para brigar com a Ram Rampage. Agora, os colegas do Automotive News trouxeram uma novidade importante: o projeto será baseado na família Corolla.

Segundo a reportagem, o projeto desta inédita picape intermediária monobloco da Toyota ainda é inicial e deve ser baseado na próxima geração de Corolla e Corolla Cross, que está em desenvolvimento e não tem visual definido ainda. Portanto, o modelo não deve chegar às ruas antes de 2027.

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A reportagem cita até mesmo o local de fabricação: Mississippi, nos Estados Unidos, onde já é feito o próprio Corolla sedan. Caso o Brasil resolva adotar o mesmo projeto, poderia produzi-lo em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde também fabrica o três-volumes. Por enquanto, não há previsão de investimentos para isso por lá.

Dois projetos de picapes intermediárias ou um só?

Na reportagem de junho, contamos a respeito do projeto Stout, uma picape com características mais parecidas com Ford Maverick e Ram Rampage e baseado na próxima geração do SUV médio RAV4, um modelo maior, mais sofisticado e bem mais caro que o Corolla Cross.

No Brasil, por exemplo, o RAV4 custa R$ 343.090, enquanto o Corolla Cross, que usa a mesma plataforma do sedan, parte de R$ 160.690. O mesmo acontece nos EUA, onde o Corolla Cross mais caro, já com opcionais, sai por US$ 33.730, enquanto o RAV4 passa dos US$ 50 mil.

Portanto, assim como ocorreu com os SUVs, a Toyota pode criar dois projetos de picapes monobloco, uma baseada em cada SUV para atender mercados diferentes em termos de posicionamento de preço.

Para o Brasil, faria mais sentido a picape do Corolla, produto que faz sucesso no mercado local e com custo compartilhado de plataforma e componentes. Seria, ainda, um produto mais competitivo para brigar contra Fiat Toro, Chevrolet Montana e a futura VW A0 picape, prevista para chegar ao mercado até 2026.

Resta saber se a Toyota prefere concorrer com a Fiat Toro pela liderança desse mercado ou com a Ram Rampage pela lucratividade maior. Ou, quem sabe, contra as duas, oferecendo os dois produtos em simultâneo.

África terá picape específica e Argentina, um concorrente do Hyundai HR

Avançando nos planos da Toyota para o mercado de picapes em aspecto global, a fabricante planeja outra picape menor que a Hilux, mas ainda feita sobre chassi para o mercado africano. A informação foi revelada por Leon Theron, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota.

Em entrevista concedida para a revista CarMag, da África do Sul, ele disse que a ideia é “manter os principais ingredientes da Hilux, incorporados em uma oferta mais compacta e um preço mais acessível.”

E, por falar em acessível, não podemos esquecer do projeto IMV0,que deverá ser montado na Argentina, em esquema CKD, e poderia chegar aomercado brasileiro. Apresentado como protótipo na Tailândia, o projeto é tido como global e com lançamento focado em mercados emergentes a partir de 2024.

O nome IMV significa "Innovative International Multi-purpose Vehicle" (Veículo Internacional Inovador para Fins Múltiplos, na tradução para o português). E esses fins múltiplos seriam justificados nos tipos de aplicações, já que poderia receber plataforma de guincho, baús ou caçamba de madeira.

Portanto, ao fim de todos os desenvolvimentos, a Toyota pode ter quatro picapes novas ao redor do mundo e ao menos duas com possibilidade de venda no Brasil.

Projeções: Kdesign SRK Design 

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