Toyota terá picape menor que Hilux e porte de Ram Rampage

Sucesso das picapes menores está no radar da Toyota, que pode ter modelo com porte de Fiat Toro nos próximos anos
Por
12.06.2023 às 08:19 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Sucesso das picapes menores está no radar da Toyota, que pode ter modelo com porte de Fiat Toro nos próximos anos

A Toyota terá uma picape abaixo da Hilux. Na verdade, mais de uma. Ainda são poucas as informações reveladas, mas a Mobiauto vai explicar melhor para você. O que podemos adiantar é que a marca japonesa quer surfar a boa onda das picapes intermediárias, e construir um produto com dimensões próximas a de uma Fiat Toro.

A grande questão é saber qual solução a marca apresentará primeiro. No último mês, Leon Theron, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota, deu detalhes sobre planos que envolvem uma nova picape.

Você pode se interessar por:

Em entrevista concedida para a revista CarMag, da África do Sul, ele disse que a ideia é “manter os principais ingredientes da Hilux, incorporados em uma oferta mais compacta e um preço mais acessível.”

Portanto, ao contrário da Fiat Toro, Ford Maverick, Chevrolet Montana e Renault Oroch – que, inclusive, é exportada para a África do Sul -, a ideia é ter uma picape com carroceria sobre chassis, mas de dimensões menores. Os modelos citados têm estrutura em monobloco.

Algo que é comum na África e Ásia e pode ser uma solução é a parceria com outras fabricantes para produzir produtos mais simples, reduzindo os custos.

Projeto Stout

Bom, agora você deve estar se perguntando sobre o segundo projeto. Este já tem até um suposto nome, trata-se da Stout. Uma picape com características mais parecidas com a Ford Maverick e Ram Rampage.


Ram Rampage nem chegou e já está na mira da Toyota

A picape usaria estrutura monobloco e seria baseada na próxima geração do RAV4. A estreia, começando pelos Estados Unidos, está prevista para 2024. Considerando os 4,60 metros de comprimento e os quase 2,70 m de entre-eixos do SUV, podemos considerar que a picape, mais espichada, chegará nas dimensões dos produtos de Ford e Ram.

A grande questão é: e o Brasil? Bom, Brasil e Argentina são grandes consumidores de picapes. O sucesso da Toro e o investimento da Ram para criar uma picape monobloco local são as provas.

É provável que o Brasil receba uma das picapes, mas ainda não sabemos qual. O projeto apresentado na África do Sul deverá ser mais barato, enquanto o baseado no RAV4 necessitaria de maior investimento. No entanto, pensando que a Rampage deve chegar por cerca de R$ 300 mil, por que não sonhar?

Imagem: SRK Designs

Por

Editor de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.