Toyota revela picape elétrica que dará pesadelos a Toro e Rampage

Toyota EPU é o conceito da tão aguardada picape intermediária monobloco da marca japonesa. E – surpresa! – ela é elétrica
LF
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21.10.2023 às 01:39
Toyota EPU é o conceito da tão aguardada picape intermediária monobloco da marca japonesa. E – surpresa! – ela é elétrica

Lembra quando publicamos que a Toyota preparava uma picape intermediária monobloco para brigar com a Fiat Toro, em junho deste ano? Pois bem: ela será revelada oficialmente no Salão de Mobilidade de Tóquio (Japão), nos próximos dias. Ainda em fase de conceito, tem o pouco inspirado nome provisório EPU (Electric Pick-Up). Mas – surpresa! – ela será elétrica.

O protótipo da Toyota EPU divulgado no Japão antecipa uma futura picape compacta-média com carroceria monobloco, justamente o tipo de projeto que vinha sendo aventado. A parte da motorização elétrica foi o grande segredo escondido sob sete chaves pela fabricante japonesa, mas indica que a Toyota não entrará no segmento para brincar.

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Seu objetivo será brigar não apenas com a nossa Fiat Toro, mas também – e principalmente – com a Ram Rampage e a Ford Maverick em um subsegmento de picapes intermediárias um pouco mais parrudas, robustas e luxuosas.

Há pouquíssimas informações disponíveis sobre a Toyota EPU, mas já se sabe que o conceito tem cerca de 3,35 metros de entre-eixos, mais do que os 2,99 m de Toro e Rampage, e até do que os 3,07 m da Maverick. Na verdade, o número supera até os 3,08 m da Hilux, mas pode ser explicado justamente pelo uso de propulsão elétrica.

Que, ao mesmo tempo, demanda um entre-eixos longo, a fim de comportar um banco de baterias generoso no assoalho, mas permite balanços dianteiro e traseiro diminutos, visto que não há um motor a combustão ou uma caixa de câmbio enorme para ocupar o espaço do cofre. Observe como as rodas traseiras ficam quase junto da tampa de caçamba.

Por isso mesmo, o comprimento da EPU segue o caminho oposto e, com 4,87 metros, é menor que os 5,02 m de uma Rampage e os 5,11 m de uma Maverick. Perde, inclusive, para os menos de 4,92 m da Toro. Em largura e altura, temos 1,83 m. Isso deixa claro o seu posicionamento abaixo da Hilux no portfólio.

Ademais, o conceito tem cabine dupla e quatro portas, além de um visual minimalista, típico de veículos elétricos. A tampa de caçamba abre convencionalmente de cima para baixo, mas é horizontalmente bipartida, solução que visa a aumentar um pouco a extensão do compartimento, talvez por meio do uso de uma grade como acessório.

Na cabine, temos um painel com a parte superior recuada e muito espaço para depositar objetos, tanto ali quanto no console central. O volante multifuncional com aro cortado no topo e base achatada lembra o de um Fórmula 1. Duas telas digitais gigantes, destacadas do painel, fazem as vezes de quadro de instrumentos e central multimídia.

Curioso que o nicho do sistema de entretenimento fica sobreposto ao do cluster, trazendo à sua esquerda os comandos físicos de partida o motor, do freio eletrônico de estacionamento, da função Auto Hold e do câmbio. Todo o interior do protótipo é surpreendentemente criativo e ousado para os padrões da Toyota.

O projeto certamente prevê o uso de dois motores elétricos, um sobre cada eixo, formando tração nas quatro rodas. Informações do site Automotive News publicadas em agosto apontam para o lançamento global de uma versão de produção da EPU apenas em 2027, o que aumenta ainda mais o sentido da opção por motorização elétrica.

O nome Stout é especulado para a versão definitiva da Toyota EPU Concept, assim como o uso da plataforma da 13ª geração do Corolla, que também deve ter variante elétrica, e até o uso de baterias fornecidas pela chinesa BYD.


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