Toyota Hilux Champ é futura rival argentina de Kia Bongo e Hyundai HR

Picape foi flagrada gravando comerciais na Ásia e lançamento no mercado asiático será feito ainda este ano
Renan Rodrigues
Por
01.11.2023 às 17:30 • Atualizado em 03.11.2023
Picape foi flagrada gravando comerciais na Ásia e lançamento no mercado asiático será feito ainda este ano

A Toyota prepara uma grande ofensiva no mercado de comerciais leves, a começar com a Hilux Champ. O nome até pode ser familiar, mas a nova picape não tem relação nenhuma com a picape média já conhecida do público. Na verdade, trata-se de uma rival para Kia Bongo e Hyundai HR.

O nome foi confirmado graças a um flagra da página@kurdistan_automotive_blogno Instagram. A picape estava, aparentemente, gravando comerciais já com a placa de identificação com o nome do modelo. A Hilux Champ é derivada do projeto IMV0, do qual já falamos neste outro artigo.

Você também pode se interessar por:

Com nome que remonta a uma antiga versão asiática da Hilux “de verdade”, a Hilux Champ manteve praticamente intacto o visual geral do conceito anteriormente apresentado. De novidade, apenas faróis de neblina e conjunto óptico dianteiro mais simples.

A caçamba vista no flagra é tradicional de pequenos caminhões urbanos de carga, os VUCs, enquanto o conceito ostentava a possibilidade do implemento do tipo plataforma. Derivada da plataforma IMV, que dava nome ao conceito e serviu a utilitários da Toyota, como a própria Hilux, a Hilux Champ terá carroceria sobre chassi e tração 4x4.

Informações da mídia asiática apontam que a Toyota planeja a apresentação oficial da Hilux Champ no mercado tailandês no dia 17 de novembro, com vendas previstas para dez dias depois, ao menos de acordo com os amigos do Kurdistão. A Hilux Champ tem previsão de fabricação na Argentina, de onde poderá chegar no Brasil.

As possibilidades da Hilux Champ

Quando foi apresentado, o conceito IMV0 revelava também a proposta da picape, uma vez que a sigla da matriz significa "Innovative International Multi-purpose Vehicle" (Veículo Internacional Inovador para Fins Múltiplos, na tradução para o português).

Curiosamente, o código é o mesmo do projeto da primeira Hilux global, lançada em 2004. “Ela foi projetada para apoiar o crescimento econômico e a mobilidade para todos", afirmou Akio Toyoda, CEO da empresa.

Ainda como conceito, a Hilux Champ foi apresentada com caçamba de altura baixa, como uma plataforma de guincho. Há, porém, variações do utilitário com chassi-cabine, para aplicação de baús ou caçamba de madeira, como acontecia com a velha e boa Bandeirante.

Em relação à motorização, a Toyota Hilux Champ tem chances de usar três motores já conhecidos da fabricante japonesa: 2.4 turbodiesel, 2.8 turbodiesel ou 2.7 a gasolina (que, no Brasil, já foi flex).

Vale lembrar que a Toyota Hilux Champ conceito não tem relação com a Toyota EPU, protótipo de picape elétrica monobloco para uma futura picape rival de Ram Rampage, Ford Maverick, Fiat Toro e a versão de produção da Renault Niagara.

Comentários