Toyota lançará picape de trabalho barata com alma de Bandeirante

Projeto IMV0 será montado na Argentina com motor a diesel e versatilidade para resgatar os bons tempos de utilitário raiz, peitando Kia Bongo e Hyundai HR
LF
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19.07.2023 às 08:00
Projeto IMV0 será montado na Argentina com motor a diesel e versatilidade para resgatar os bons tempos de utilitário raiz, peitando Kia Bongo e Hyundai HR

A Toyota se prepara para lançar uma nova picape de baixo custo com produção na Argentina, que vem como objetivo ser um utilitário acessível de trabalho e brigar no segmento de Kia Bongo e Hyundai HR, entre outros. Trata-se do projeto IMV0.

O bizarro modelo, cujo visual quadrado remete ao velho Bandeirante, tanto quanto seu próprio posicionamento de mercado e versatilidade de uso, tem grandes chances de ser produzido na Argentina, em regime CKD, de onde poderia ser facilmente importado para o Brasil.

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Um protótipo da IMV0 foi apresentado pela primeira vez em 60° Aniversário da Toyota, na Tailândia, junto com um conceito da Hilux elétrica, no final do ano passado. Na ocasião, a fabricante confirmou que seu lançamento global ocorreria em 2024 e ela teria foco em mercados emergentes.

Segundo informações da imprensa argentina, já há pedidos de cotação de peças por parte da Toyota junto a fornecedores daquele país, a fim de produzir protótipos da estranha picape na fábrica de Zárate. Lá já são fabricados a picape média Hilux e o SUV de sete lugares SW4.

Vale lembrar que o complexo argentino da Toyota já planeja produzir, a partir de 2024, a van Hiace, com quem a IMV0 poderia compartilhar componentes como conjunto motriz e peças internas de acabamento.

O visual da IMV0 bebe da fonte retrô do Bandeirante e é simples, com linhas quadradas e muito plástico preto, até porque o veículo não possui qualquer tipo de pretensão luxuosa. O nome IMV significa "Innovative International Multi-purpose Vehicle" (Veículo Internacional Inovador para Fins Múltiplos, na tradução para o português).

Curiosamente, o código é o mesmo do projeto da primeira Hilux global, lançada em 2004. “Ela foi projetada para apoiar o crescimento econômico e a mobilidade para todos", afirmou Akio Toyoda, CEO da empresa.

Np evento tailandês, a IMV0 foi apresentada com caçamba de altura baixa, como uma plataforma de guincho. Há, porém, variações do utilitário com chassi-cabine, para aplicação de baús ou caçamba de madeira, como acontecia com a velha e boa Bandeirante.

Em relação à motorização, a Toyota IMV0 tem chances de usar três motores já conhecidos da fabricante japonesa: 2.4 turbodiesel, 2.8 turbodiesel ou 2.7 a gasolina (que, no Brasil, já foi flex).

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