Segredo: VW Kombi elétrica e que anda sozinha será lançada no Brasil
A VW Kombi foi um dos modelos mais icônicos da marca alemã no Brasil e no mundo. Por aqui, a “Velha Senhora” foi o modelo que por mais tempo foi mantido em produção em uma mesma geração.
Foram nada menos que 60 anos, entre 1953 (ano em que começou a ser montada em CKD ainda pela Brasmotor) e 2013, momento em que a obrigatoriedade de dois novos itens de segurança no mercado, airbags frontais e freios com sistema ABS (antibloqueio), tornaram a sua permanência no mercado inviável.
Mas temos uma boa notícia para os fãs da Kombi. A Mobiauto pode afirmar que a Volkswagen está prestes a relançá-la no Brasil e isso deve acontecer já em 2023, no mais tardar no princípio de 24.
O modelo em questão é a ID Buzz, uma van de passageiro ou carga recentemente apresentada na Europa, e que chegará às ruas do Velho Continente no fim deste ano. Chamada pela própria VW de “Kombi elétrica e autônoma”, a ID Buzz tem clara inspiração visual da velha Kombi Corujinha.
Daí a explicação para a carroceria com formato quadradinho – apesar da frente mais bicuda, por questões aerodinâmicas – e pintura saia-e-blusa com o teto branco. Assim como a “Velha Senhora”, a ID Buzz também possui motor e tração traseiros, mas as similaridades param por aí.
Leia também: Europeus ainda rejeitam carros elétricos e a culpa é destes dois detalhes
O novo utilitário será uma van 100% elétrica, com 203 cv de potência (o torque ainda não foi divulgado). Sua plataforma é a MEB, a mesma dos irmãos ID.3 e ID.4, que também estão previstos para lançamento em nosso país até o fim deste ano.
Ela traz, ainda, uma série de tecnologias que a posicionam no nível 4 (de um total de cinco) de condução autônoma do sistema SAE. Alguns de seus recursos são tão avançados que ainda não há estrutura viária ou outros veículos compatíveis para seu funcionamento.
Quando isso acontecer, bastará ativá-los e a nova Kombi elétrica será capaz de rodar praticamente sem interferência humana em diversas situações. Veja mais sobre o modelo, que dificilmente custará menos de R$ 300.000 ou até R$ 400.000 em nosso mercado, clicando aqui ou no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:
Você também pode se interessar por:
VW Tiguan sai de linha e volta só em 2022 já com motor híbrido
VW Jetta GLi cresce, fica mais rápido, sofisticado e caro: R$ 220.000
VW eTSI: o motor híbrido flex por trás dos flagras do Golf 8 no Brasil
Como a VW criará carros elétricos nacionais movidos a etanol
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Jaecoo e Caoa Chery podem vender carros iguais no Brasil; entenda
- Novidades sobre carros
Honda City Touring: detalhes da versão mais completa do sedan em 38 fotos
- Novidades sobre carros
Novo Honda WR-V: o que estão falando do SUV que será feito no Brasil
- Novidades sobre carros
Novo Toyota Corolla Cross 2025: quais itens o SUV ganhou
- Novidades sobre carros
Chery Tiggo 9 PHEV é revelado na China e indica chegada ao Brasil
- Novidades sobre carros
Conheça o Toyota Vitz, rival do Renault Kwid que não será vendido no Brasil
- Novidades sobre carros
BYD revela esportivo com jeitão de Dolphin bombado
- Novidades sobre carros
Como as picapes vão garantir sobrevida ao diesel após invasão dos SUVs híbridos
- Novidades sobre carros
Novo Hyundai Creta: como será o sistema híbrido do SUV no Brasil