Segredo: Nova Yamaha Aerox 155 é registrada no Brasil e pode ser rival da Honda ADV 160
A Yamaha registrou uma patente no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial - que corresponde a uma nova scooter que irá fazer parte da linha da marca no Brasil.
Trata-se da Aerox, modelo que já é vendido no exterior e tem estilo mais focado na aventura, assim como a Honda ADV160, Shineray Urban e Dafra ADX 150.
O curioso é que a documentação da scooter registrada teve sua patente depositada no INPI, no mesmo dia que a Lander 250 e Factor 150, modelos que foram lançados em outubro de 2024.
Você também pode se interessar por:
- Teste: Royal Enfield Guerrilla 450 é irmã da Himalayan, mas com toque especial
- Honda CB650R com embreagem eletrônica é tão prática quanto um scooter
- Triumph estreia série limitada Icon Edition que revive visual clássico
- Triumph Speed 400 e Scrambler 400 são portas de entrada para motos premium
O canal "Bill Motoka" no YouTube trouxe imagens das motos rodando em testes na cidade de Manaus (AM), onde fica a fábrica da Yamaha no Brasil, o que tudo indica que realmente o modelo será lançado no país e está em estágio avançado de testes.
Reprodução/INPI
No conjunto mecânico, a Aerox 155 é equipada com motor monocilíndrico de 155 cm³, com sistema VVA (válvulas de abertura variável), que ajustam a abertura das válvulas de acordo com a rotação, levando a uma melhor relação de desempenho e consumo. A potência é de 15,4 cavalos e torque de 1,4 kgfm, associado ao câmbio CVT e injeção eletrônica.
O chassi é do tipo underbone, característico das scooters e na suspensão ela terá garfos telescópicos e na traseira dois amortecedores com reservatório de expansão, não há como saber os números da suspensão, pois para o Brasil a Aerox terá um acerto exclusivo.
Divulgação/Yamaha
Se não sofrer nenhuma alteração em relação ao projeto original, a Aerox, terá 1.980 mm de comprimento, 710 mm de largura, 1.170 mm de altura e entre-eixos de 1.350 mm, com tanque de combustível de 5 litros e pesando algo em torno de 130 kg, sendo uma scooter de dimensões parecidas com as suas principais concorrentes.
Em tecnologia, deverá ser muito parecida com o que temos na NMax 160, trazendo tela digital no painel e conectividade com smartphone, além de tomada USB e o sistema Stop & Start, que desliga o motor, privilegiando a economia de combustível e redução de emissão de poluentes.
Ainda não se sabe quando será lançada e se o nome será mesmo Aerox, mas ao que tudo indica, o lançamento está próximo, já que a scooter está sendo visto rodando pelas ruas.
Por Carlos Mattos
