Rolamento de roda: o que é? E como identificar problemas?
Está ouvindo barulhos estranhos ao fazer curvas, e está com dificuldade para girar as rodas? O problema pode estar no rolamento de roda, e nós da redação da Mobiauto te explicamos quais cuidados você deve tomar, como identificar se a peça está danificada e como prolongar sua vida útil.
O rolamento de roda é uma peça pequena essencial para o funcionamento adequado do carro. E a sua negligência pode resultar e grandes prejuízos e até mesmo na possibilidade de capotar o carro.
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Responsável por reduzir o atrito entre peças e garantir estabilidade na direção, o rolamento está localizado no centro do cubo de roda – que entre outras funções, conecta a roda a suspensão do carro. A peça em questão nada mais é do que um conjunto de esferas de aço que ficam entre dois anéis de metal (um maior e um menor).
Embora sejam projetados para ter uma longa vida útil, e os fabricantes, em geral, aconselhem a inspeção a cada 20 mil quilômetros rodados e a troca da peça a cada 70 mil quilômetros rodados, alguns comportamentos e falta de manutenção pode reduzir esse tempo e causar prejuízos.
Como identificar se o rolamento está com problema?
Os rolamentos de roda não falham de uma hora para outra e dão sinais que estão desgastados através da emissão de sons atípicos e comportamentos anormais na condução. Um dos principais indícios de desgaste é o ruído incomum que se assemelha a arranhões metálicos, que começa fraco e vai aumentando com o tempo.
Além do barulho, a maneira como o carro se comporta em curvas também pode indicar problemas. Se você está em dúvida do seu rolamento de roda estar com problema ou não e qual das rodas pode estar comprometida, é possível fazer um teste simples:
Pegue o carro e vá a algum lugar onde é permitido acelerar em ao menos 60 km/h. Nesta velocidade, movimente o volante lentamente de um lado para o outro, deslocando o peso do carro. Observe atentamente os ruídos, se o barulho diminuir ao virar para a direita, o problema pode estar no rolamento esquerdo – e vice-versa.
Vale lembrar que substituir um rolamento não é uma tarefa simples. O processo envolve remover diversas peças para ter acesso ao componente, especialmente em veículos com tração nas quatro rodas ou tração dianteira. Por isso, o mais aconselhável é que um especialista e/ou mecânico de confiança realize a troca, visto que a má instalação pode agravar a situação e trazer problemas maiores.
O que pode diminuir a vida útil do rolamento da roda?
O principal inimigo dos rolamentos, em geral, é a ausência de manutenção. A falta de lubrificação pode gerar um calor excessivo e destruir o rolamento, por isso é importante que periodicamente seja reaplicada a graxa. Esse lubrificante é um óleo espesso rico em aditivos que inibem a corrosão e prolongam a vida útil da peça e de todo sistema de frenagem.
A orientação de troca pode variar entre marcas e modelos, por isso é importante checar o manual - nele também é possível encontrar qual é o tipo de graxa que deve ser colocada – mas, em geral a orientação é engraxar o rolamento a cada 30 mil quilômetros rodados ou a cada dois anos.
Infiltrações causadas por água também podem diminuir a vida últil dos rolamento, prejudicando a lubrificação de seus componentes. Além disso, se essa situção afetar o selo de vedação o problema é pior ainda, pois essa peça é responsável por proteger todas as peças internas do conjunto, e caso ela fique ineficiente, pode comprometer cada uma das engrenagens.
E se eu não trocar o rolamento de roda?
É importante ficar sempre atento aos sinais de desgaste. Ignorar algum deles por exmplo pode custar a sua vida, caso o rolamento falhe ele pode travar e causar uma perda de controle no carro, que caso esteja em alta velocidade pode ocasionar em uma fatalidade. Além disso, a falha da peça também pode impedir que o carro se movimente.
Por Marcela Cavirro