Renault Kwid E-Tech: elétrico mais barato do Brasil custa dois Outsider

Nova versão totalmente elétrica custará R$ 142.990, será nova opção de topo do subcompacto e chega em agosto às concessionárias
Renan Bandeira
Por
14.04.2022 às 09:32
Nova versão totalmente elétrica custará R$ 142.990, será nova opção de topo do subcompacto e chega em agosto às concessionárias

O título de “Carro elétrico mais barato do Brasil” terá um novo dono. A Renault apresentou nesta quinta-feira (14) o Kwid E-Tech, versão totalmente elétrica do subcompacto que chegará ao nosso mercado em agosto, como a Mobiauto contou em primeira mão em outubro do ano passado.

A versão amiga do meio ambiente custará R$ 142.990 - até julho pelo menos, que é quando acaba a pré-venda. O preço é equivalente ao de dois Kwid Outsider (R$ 68.690) e, embora seja salgado, é o suficiente para desbancar o Jac e-JS1 e se posicionar como o veículo elétrico mais barato do Brasil.

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Visualmente, o Kwid elétrico se diferencia do a combustão por substituir a grade dianteira por uma peça em black piano com linhas cromadas e ter um jogo de rodas com design diferente e com quatro furos. Além disso, ele carrega as novas inscrições da versão elétrica na lataria, como o “E Kwid” na traseira, e a porta para carregar as baterias.

Por dentro, o subcompacto ainda terá mostradores exclusivos para indicar autonomia e carga da bateria, que ficam no painel de instrumentos. O sistema multimídia Media Evolution tem tela de 7 polegadas, uma polegada menor que a que vem no Outsider, e conecta Android Auto e Apple CarPlay.

Por fim, o câmbio convencional é substituído por um comando rotativo com as posições D (marcha à frente), N (neutro) e R (marcha à ré).

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O Kwid elétrico ainda tem seis airbags de série, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) que é um alerta sonoro aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h,  sistema "push to talk" para comandar iOS e Android por voz, vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado, direção elétrica, porta-malas de 290 litros, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e limitador de velocidade.

Motor, autonomia e carregamento

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Diferente do Kwid E-Tech destinado a China, onde é produzido, o vendido aqui terá o motor elétrico rendendo 65 cv - são 21 cv a mais de potência que o vendido no país asiático. Com o propulsor, o novato vai de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos, mas a marca não divulgou dados de 0 a 100 km/h.

A bateria tem apenas 26,8 kWh e promete uma autonomia de até 298 km em ciclo urbano, medidos pelo SAE, e 292 km na norma europeia WLTP. Em ciclo misto, ele roda 265 km com uma carga, seguindo o método SAE.

O desempenho é melhor na cidade por causa da maior atuação do sistema de regeneração permanente, que garante uma recuperação de até 9% nas desacelerações e frenagens. O modo ECO intensifica a retomada energética quando acionado, mas limita o motor em 45 cv e a velocidade máxima em 100 km/h. 

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A bateria pode ser carregada em tomadas comuns, Wallbox de corrente alternada (AC) ou em carregadores de corrente contínua (DC). Para carregar dos 15% aos 80%, leva 8h57 em tomadas 220V; 2h54 em Wallbox de 7 kW; e 40 minutos em carregadores DC. De acordo com a Renault, com os 80%, ele roda até 190 km.

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