Renault Duster: para seguir à venda, SUV terá estratégia de Oroch e Niágara
O Renault Duster acaba de chegar à linha 2026. Sem atualizações profundas no visual e componentes, o SUV até ganhou algumas alterações, mas será o seu posicionamento no catálogo da marca francesa que mudará, assim como ocorrerá com Renault Oroch e Niágara.
Atualmente, o SUV de entrada da Renault no Brasil é o Renault Kardian. Logo depois, o Duster chega como opção intermediária, tanto contra os rivais compactos como alguns para roubar a venda de alguns médios.
Você também pode se interessar:
- Renault Kardian: os principais problemas, segundo os donos
- Renault Duster 1.3 turbo fica mais fraco no Brasil para não morrer como Oroch
- Renault Boreal: nome do SUV misterioso pode ter sido revelado sem querer
- Renault Oroch Iconic 2024: o que saber antes de comprar uma
Porém, isso deve mudar com a chegada no novo SUV médio da Renault. Ainda sem um nome definido, existe a possibilidade do modelo se chamar Renault Boreal, como revelou o UOL Carros. Certo é que o novo integrante chegará para brigar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e até os híbrido GWM Haval H6 e BYD Song Plus.
Assim, o Duster deve descer um degrau e ficar como SUV compacto de entrada, claro que o Kardian será o SUV mais em conta da marca, mas o Duster vai aproveitar seus bons ângulos de ataque e saída, espaço interno e porta-malas de 475 litros no segmento dos compactos.
Da mesma forma, a Renault Oroch será reposicionada para abrir espaço para a Renault Niagara, que deve iniciar sua produção ainda este ano em Córdoba, na Argentina. O nome Niagara foi apresentada junto do conceito, por isso, o batismo ainda poderá ter outro nome.
Mas a movimentação da Renault mostra que a Oroch será posicionada como a picape de entrada, enquanto a Niagara chega para ficar acima em termos de preço. A picape inédita terá a plataforma CMF-B, a mesma do Kardian, que permite veículos de 4 a 5 metros de comprimento, além de entre-eixos de 2,60 a 3 metros.
O que mudou no Renault Duster 2026?
Por contra da oitava fase do Proconve, a Renault promoveu uma alteração no motor 1.3 turbo flex que equipa a versão de topo do Duster, a Iconic. Antes, a usina entregava 170 cv e 270,5 kgfm de torque, agora são 163 cv e 25,5 kgfm, uma recalibração por conta das regras de emissões de poluentes.
Não só isso, na linha 2026, a versão Iconic agora conta com pintura biton em preto brilhante do teto, antena em formado barbatana de tubarão e rodas de 17 polegadas com acabamento em preto brilhante.
Essas foram as mudanças para 2026 do Duster, que continua com quatro versões:
- Renault Duster Intense Plus 1.6 SCe Manual (R$ 132.990)
- Renault Duster Intense Plus 1.6 SCe CVT (R$ 142.090)
- Renault Duster Iconic Plus 1.6 SCe CVT XTRONIC (R$ 151.690)
- Renault Duster Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT (R$ 165.890)
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.