Renault Duster: com Boreal em testes, como ficará a vida do SUV no Brasil?

SUV compacto ficará posicionado entre Kardian e Boreal, mas não tem novidades previstas
Renan Bandeira
Por
21.03.2025 às 14:45 • Atualizado em 25.04.2025
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SUV compacto ficará posicionado entre Kardian e Boreal, mas não tem novidades previstas

O Renault Duster é um dos primeiros SUVs do mercado brasileiro. Por aqui, ele está em sua segunda geração, mas longe de ter novidades. Vale lembrar que o modelo recebeu uma repaginada recentemente, e as versões ganharam sobrenome “Plus” para diferenciar.

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Entre as mudanças, destaque para o novo miolo dos faróis e das lanternas, além de outros detalhes de acessórios, nas versões mais caras, com tom laranja. Do mais, o Renault Duster se manteve como já conhecíamos.

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Enquanto isso, fora do Brasil, Renault e Dacia, sua subsidiária de baixo custo, apresentavam as suas terceiras gerações do SUV compacto, com visual ainda mais robusto e moderno, já construído sobre a plataforma modular CMF-B – a mesma do Renault Kardian.

Para o Brasil, a terceira geração não deve vir. O plano da Renault é manter o Duster por aqui por mais dois ou três anos como já conhecemos, e completar seu portfólio em segmentos que ainda não atua. Estamos falando de um SUV do porte C e de uma picape rival da Toro.

Quanto a este último, muitos vão lembrar da Oroch. A Renault reposicionará a picape para brigar com Saveiro e Strada, enquanto a Niágara promete ser a rival que a Fiat Toro nunca teve.

Voltando a falar de Duster, a “marca” Duster deve ter fim já nesta geração, e seu nome não deve ser usado em outro SUV sucessor.  Sua sobrevida pós-facelift dará tempo para a marca encontrar um próximo modelo para o segmento, que não receberá este nome.

Enquanto isso, Kardian e Boreal terão essa missão. Vale lembrar que o Boreal deve ser um SUV do tipo C, com porte de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, com medidas um pouco mais espichadas para incomodar também os chineses GWM Haval H6 e BYD Song Plus.

Ele deve ter visual inspirado no atual Renault Grand Koleos, com aspecto futurista e tecnológico. Não só isso, podemos esperar pelo uso do motor 1.3 TCe do Duster, que entrega hoje 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A expectativa aqui é de que ele tenha uma atualização e evolua para um híbrido, seja MHEV, HEV ou PHEV.

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