Fiat Uno por R$ 30 mil? O que é verdade e o que é mentira nisso
O Fiat Uno voltará ao Brasil por R$ 30 mil. É o isso o que várias páginas nas redes sociais e até mesmo sites que supostamente cobrem o setor automotivo estão divulgando na última semana.
O Google Discovery, aquela página do buscador que sugere matérias para usuários, foi inundado por textos a respeito desse lançamento. Diversos sites vincularam textos muito similares a respeito do “Novo Fiat Uno de R$ 30 mil”.
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No entanto, tudo não passa de informação incorreta. O conteúdo se baseia no projeto do Fiat Grande Panda, que realmente está confirmado para o Brasil e até pode se chamar Uno. No entanto, engana o público ao falar sobre preço e consumo.
A ideia é clara: viralizar através do Google Discovery e das redes sociais para angariar cliques. E aí o leitor pode imaginar que não há nada demais nisso, mas o segundo passo é vincular propagandas no site e ganhar dinheiro em cima das visualizações dessas propagandas. Em português claro, ganhar dinheiro prejudicando aqueles que praticam o bom jornalismo.
Por que o Fiat Uno de R$ 30 mil não é viável?
Não é possível cravar o preço do futuro Fiat Grande Panda – ou Uno, se assim ele se chamar, no entanto é possível fazer um paralelo com a realidade. No Brasil, o carro mais barato da Fiat é o Mobi, com preços partindo de R$ 76.514.
O Fiat Uno custou abaixo dos R$ 30 mil em 2010, quando partia de R$ 27.350 no lançamento da segunda geração. O último lançamento abaixo desse preço foi o Renault Kwid, apresentado em 2017 por R$ 29.990.
Divulgação/Fiat
Só nesse cenário já vemos como é impossível um novo veículo custar apenas R$ 30 mil. Agora, leve em consideração que o Fiat Grande Panda parte de 18.900 euros, o que equivale a R$ 121.000 em conversão direta. Portanto, quatro vezes mais que o valor anunciado. Não é nem o caso de simplesmente converter o preço fora do país e anunciá-lo no título.
Além disso, o Fiat Grande Panda é baseado no projeto do Citroën C3, que no Brasil parte de R$ 81.400, o que é mais um indício de onde o futuro modelo da Fiat estará posicionado.
Fiat Grande Panda está confirmado para o Brasil
O Fiat Grande Panda foi confirmado para o mercado brasileiro pelo CEO global da marca, Olivier François, afirmou que o modelo "chegaráao Brasil depois [da Europa], como um substituto do Argo, que ainda não está no fim de seu ciclo de vida".
Divulgação/Fiat
O Grande Panda tem 3,99 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,54 metros de entre-eixos, além de 361 litros de porta-malas.
Na Europa, o Grande Panda pode usar o motor 1.2 turbo com 100 cv e sistema elétrico de 48V, além de versões elétricas com 113 cv e 320 km de autonomia. Para o Brasil, o mais cotado é o 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm de torque com sistema MHEV de 12V, o mesmo dos Fiat Pulse e Fastback.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.