Novo Renault Duster voltará a ter versão 4x4 com truque inédito
Flagrado rodando em testes no Brasil no ano passado, o novo Renault Duster traz um desenho bem mais ousado e linhas que podem antecipar até o futuro SUV cupê da marca por aqui. A boa notícia é que o utilitário fará jus ao estilo off-road de novo, já que voltará a ter opção de tração 4x4 – configuração que fez muito sucesso no passado na Rússia e até mesmo em países da América do Sul.
Como você já deve saber, a marca responsável pelo Duster é a Dacia – a marca romena que faz parte do grupo Renault. Assim o novo Duster 4x4 deve dar as caras no final deste ano, segundo a publicação britânica Autocar, e chegará ao mercado para ficar posicionado como uma configuração topo de linha. O macete para ser um SUV de tração integral dessa vez, porém, será através de um eixo traseiro elétrico.
Você também pode se interessar por:
- Por que o Renault Duster tem tração 4x4 na Argentina e aqui não?
- Novo Renault Duster estreia conjunto híbrido que teremos no Brasil
- Novo Dacia Bigster é lançado como Jeep Commander que esqueceu de dois bancos
- Novo Bigster: 5 truques do SUV que queríamos ver no novo Renault Duster
A confirmação veio por meio de Denis Le Vot, CEO da Dacia, que confirmou ao site Autocar que o desenvolvimento do Duster com essa nova configuração de tração é uma nova “solução tecnológica” da marca.
"Nós eletrificaremos o eixo traseiro com um motor elétrico. O carro será híbrido e automático, e haverá uma versão LPG [a gás]. Nós o disponibilizaremos a um preço acessível, como é o jeito Dacia.", complementou o manda chuva da marca romena à publicação britânica.
Vale lembrar que atualmente o Duster é oferecido no velho continente em diversas configurações, que varia dependendo do país em que é oferecido. O SUV tem desde uma variante 1.0 turbo de 100 cv, passando por um 1.2 híbrido-leve de 130 cv de potência, bem como uma versão 1.6 de 140 cv. Ainda não há informações confirmadas, mas é possível que ganhe a tração 4x4 na versão mais cara.
Não podemos descartar que o novo Duster 4x4 compartilhe seu eixo traseiro elétrico com o novo Bister, o SUV de sete lugares revelado mundialmente em outubro o ano passado que é basicamente um Duster esticado. Ambos compartilham também a plataforma CMF-B, que no Brasil deu origem ao Renault Kardian – cuja plataforma é chamada de RGMP.
Importante dizer que o Renault Duster 4x4 já foi oferecido no Brasil, quando era oferecido com motorização 2.0 flex de até 148 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, cuja tração 4x4 era do tipo integral sob demanda. O modelo foi vendido até 2020, quando saiu de linha.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.