Renault Duster 2023 ganha motor turbo de 170 cv a R$ 135.000

SUV tem como grande novidade na virada de linha a adoção do propulsor 1.3 TCe do Captur, mas ela fica reservada à versão de topo
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04.02.2022 às 15:53
SUV tem como grande novidade na virada de linha a adoção do propulsor 1.3 TCe do Captur, mas ela fica reservada à versão de topo

A Renault apresentou nesta sexta-feira (4) a linha 2023 do Duster. O SUV tem como grande novidade a estreia do motor 1.3 TCe de 170 cv, o mesmo turboflex 16V de injeção direta usado pelo irmão Captur. Ele chega na versão de topo, Iconic, que custará R$ 135.590.

Outras quatro opções com o veterano propulsor 1.6 SCe (naturalmente aspirado flex, também quatro-cilindros e 16V) seguem presentes na gama, com preços entre R$ 100.000 e R$ 122.000. 

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Tirando a versão de entrada, Zen manual (cinco marchas), as demais variantes são equipadas com câmbio automático tipo CVT. Casada com o motor turbo, a caixa oferece simulação de oito velocidades. Confira a lista completa de versões e valores:

Duster Zen 1.6 SCe Manual 2023 – R$ 99.990
Duster Zen 1.6 SCe CVT 2023 – R$ 108.090
Duster Intense 1.6 SCe CVT 2023 – R$ 115.190
Duster Iconic 1.6 SCe CVT 2023 – R$ 122.090
Duster Iconic 1.3 TCe CVT 2023 – R$ 135.590

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Motor 1.3 TCe

SUV tem como grande novidade na virada de linha a adoção do propulsor 1.3 TCe do Captur, mas ela fica reservada à versão de topo

A grande novidade da linha 2023 do Duster está na adoção do propulsor turboflex de 1,3 litro para a versão de topo. A usina está presente no Captur desde meados do ano passado e já foi avaliada pela Mobiauto. São 162/170 cv de potência (G/E), entre 5.500 rpm e 6.000 rpm, e 27,5 kgfm de torque (com qualquer combustível), entre 1.600 e 3.750 rpm.

Casado com o novo câmbio CVT X-Tronic de oito marchas simuladas, o Duster TCe vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos com etanol, de acordo com a fabricante. Curiosamente, é o mesmo número oficial do Captur 1.3 turbo.  Já com gasolina, são necessários 9,8 segundos.

Ainda, a Renault promete retomadas “até 36% mais rápidas” em relação às versões 1.6 aspiradas, com velocidade máxima de 190 km/h. Já o consumo fica em 9,9 km/l e 13,9 km/l na cidade, respectivamente com gasolina e etanol. Na estrada, passa para 11,7 e 16,1 km/l, respectivamente. Os números são do Inmetro. 

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SUV tem como grande novidade na virada de linha a adoção do propulsor 1.3 TCe do Captur, mas ela fica reservada à versão de topo

Motor 1.6 SCe recalibrado

Por fim, o motor 1.6 SCe recebeu aprimoramentos para atender à nova fase das normas de emissões no Brasil, o Proconve L7. Com isso, segundo a marca, o consumo melhorou em até 3,9%. Agora, na versão Zen Manual, são 8,1/11,6 km/l na cidade (etanol/gasolina), sendo 8,5/12,3 km/l na estrada.

Já a configuração 1.6 CVT obteve 7,2/10,5 km/l (urbano) e 8,1/11,5 km/l (rodoviário), sempre respectivamente com etanol/gasolina. A potência máxima foi mantida em 120 cv e o torque, em pico de 16,2 kgfm.

Renault Duster 2023 – Principais itens de série

SUV tem como grande novidade na virada de linha a adoção do propulsor 1.3 TCe do Captur, mas ela fica reservada à versão de topo

Além dos obrigatórios airbags frontais, freios dianteiros com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cintos de segurança de três pontos em todas as posições, encostos de cabeça em todas as posições e ganchos Isofix para cadeirinhas infantis, o Duster 2023 vem de série com:

Versão Zen (manual ou CVT)

Barras de teto na cor preta; direção elétrica; ar-condicionado manual; faróis halógenos com assinatura em LED; controle de estabilidade (ESC); assistente de partida em rampas; vidros elétricos nas quatro portas; travas elétricas com fechamento automático; banco do motorista com regulagem manual de altura; luz de cortesia traseira; banco traseiro rebatível bipartido; alarme; tomada 12V traseira; rodas de aço aro 16; sistema de rádio com quatro alto-falantes; chave canivete; start/stop; ponteira de escapamento cromada (exclusiva da versão CVT).

Opcionais: central multimídia Easy Link de 8” com Android Auto e Apple CarPlay; faróis de neblina; rodas de liga leve aro 16. 

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Versão Intense

SUV tem como grande novidade na virada de linha a adoção do propulsor 1.3 TCe do Captur, mas ela fica reservada à versão de topo

Itens da configuração anterior mais: grade dianteira cromada; maçanetas externas na cor da carroceria; faróis de neblina; retrovisores externos em preto brilhante; rodas de liga leve aro 16; vidros elétricos com função um-toque; indicador de temperatura externa; luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas; espelhos nos dois para-sóis; volante revestido em couro; central multimídia Easy Link de 8”; sensores de estacionamento traseiros; câmera de ré; ar-condicionado automático; controlador e limitador de velocidade.

Opcional: bancos revestidos em couro sintético.

Versão Iconic

Itens da configuração anterior mais: sistema Multiview com quatro câmeras (frontal, laterais e traseira) para auxílio a manobras; alerta de ponto cego; faróis com acendimento automátio; partida do motor por botão ou a distância; chave-cartão com sensor presencial; rodas de liga leve aro 17 diamantadas; alargadores de roda; bancos revestidos em couro sintético; apoio de braço central dianteiro.

Todas as versões são oferecidas em sete diferentes pinturas: branca, prata, bege, marrom, vermelha, cinza e preta.

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