Como Fiat Titano pode incomodar as rivais com novo 2.2 turbodiesel da Rampage
Lançada em março do ano passado, a Fiat Titano foi a primeira experiência da marca no mundo das picapes médias, segmento dominado por hoje por modelos como a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Embora a empresa tenha experiência na venda de picapes com Strada e Toro, a Titano acabou demorando para embalar em nosso mercado. Mas o novo motor 2.2 turbodiesel da Rampage pode dar um bom fôlego para a caminhonete.
Para ser justo, é importante lembrar que a nova Fiat Titano acabou sofrendo no início de suas vendas com uma greve do Ibama, órgão responsável pela emissão do certificado ambiental para veículos importados. À época, o Ibama estava com a chamada “operação tartaruga”, trabalhando em ritmo um tanto moroso. Dessa forma, a caminhonete deu azar e demorou para embalar nas vendas.
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Para comparação, nos primeiros meses de vendas a picape não emplacava mais do que 100 unidades – um claro reflexo da dificuldade das unidades entrarem no Brasil. Mas de agosto em diante o modelo começou a melhorar sua situação com mais de 500 unidades vendidas. Já em dezembro de 2024 ela teve seu melhor mês até então, com 1.475 carros emplacados, vendendo o total de 6.223 unidades – ficando bem próximo da VW Amarok (7.328).
Motorização nova
Atualmente, o motor 2.2 turbodiesel entrega seus 180 cv a 3.750 rpm e 40,8 kgfm de torque a 2.000 rpm, que trabalha junto de um câmbio automático de seis marchas com tração 4x4 dotada de reduzida e bloqueio de diferencial. Fabricada no Uruguai no complexo da Nordex, a nova Fiat Titano passará ser produzida na Argentina, em Córdoba, onde atualmente produz o Cronos.
Com esse cenário atual, o propulsor da Titano fica aquém das rivais, leia-se Hilux com 2.8 turbodiesel de 200 cv, S10 om 206 cv e Ford Ranger com 250 cv e seu motor V6 turbodiesel. Mas essa mudança de produção para a Argentina vai resultar na chegada de um novo motor 2.2 turbodiesel, mais moderno que o atual e que vem direto da atual Ram Rampage.
A nova motorização entrega seus 200 cv de potência a 3.500 rpm e 45,9 kgfm de torque a 1.500 rpm, ou seja, teremos uma Titano 30 cv mais potente e mais “torcuda”, com 5,1 kgfm extras. Assim a picape média da Fiat deverá melhorar razoavelmente seu desempenho e se aproximar do que temos hoje nas concorrentes.
Junto do preço competitivo hoje da Fiat Titano, cujo preço de tabela fica entre R$ 219.990 e R$ 259.990 (sem considerar as promoções, onde a picape pode ser negociada por R$ 160.000), o novo motor 2.2 turbodiesel dará um fôlego importante para ela conquistar seu espaço num segmento um tanto conservador. Dada a experiência da Fiat com picapes, pode esperar um futuro de incômodo às rivais, nem que seja para almejar uma quarta colocação geral no segmento.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.