Como Fiat Titano pode incomodar as rivais com novo 2.2 turbodiesel da Rampage

Picape média ganhará fôlego extra e produção argentina
Diego Dias
Por
13.02.2025 às 15:43 • Atualizado em 25.04.2025
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Picape média ganhará fôlego extra e produção argentina

Lançada em março do ano passado, a Fiat Titano foi a primeira experiência da marca no mundo das picapes médias, segmento dominado por hoje por modelos como a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Embora a empresa tenha experiência na venda de picapes com Strada e Toro, a Titano acabou demorando para embalar em nosso mercado. Mas o novo motor 2.2 turbodiesel da Rampage pode dar um bom fôlego para a caminhonete.

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Para ser justo, é importante lembrar que a nova Fiat Titano acabou sofrendo no início de suas vendas com uma greve do Ibama, órgão responsável pela emissão do certificado ambiental para veículos importados. À época, o Ibama estava com a chamada “operação tartaruga”, trabalhando em ritmo um tanto moroso. Dessa forma, a caminhonete deu azar e demorou para embalar nas vendas.

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Para comparação, nos primeiros meses de vendas a picape não emplacava mais do que 100 unidades – um claro reflexo da dificuldade das unidades entrarem no Brasil. Mas de agosto em diante o modelo começou a melhorar sua situação com mais de 500 unidades vendidas. Já em dezembro de 2024 ela teve seu melhor mês até então, com 1.475 carros emplacados, vendendo o total de 6.223 unidades – ficando bem próximo da VW Amarok (7.328).

Motorização nova

Atualmente, o motor 2.2 turbodiesel entrega seus 180 cv a 3.750 rpm e 40,8 kgfm de torque a 2.000 rpm, que trabalha junto de um câmbio automático de seis marchas com tração 4x4 dotada de reduzida e bloqueio de diferencial. Fabricada no Uruguai no complexo da Nordex, a nova Fiat Titano passará ser produzida na Argentina, em Córdoba, onde atualmente produz o Cronos.

Com esse cenário atual, o propulsor da Titano fica aquém das rivais, leia-se Hilux com 2.8 turbodiesel de 200 cv, S10 om 206 cv e Ford Ranger com 250 cv e seu motor V6 turbodiesel. Mas essa mudança de produção para a Argentina vai resultar na chegada de um novo motor 2.2 turbodiesel, mais moderno que o atual e que vem direto da atual Ram Rampage.

A nova motorização entrega seus 200 cv de potência a 3.500 rpm e 45,9 kgfm de torque a 1.500 rpm, ou seja, teremos uma Titano 30 cv mais potente e mais “torcuda”, com 5,1 kgfm extras. Assim a picape média da Fiat deverá melhorar razoavelmente seu desempenho e se aproximar do que temos hoje nas concorrentes.

Junto do preço competitivo hoje da Fiat Titano, cujo preço de tabela fica entre R$ 219.990 e R$ 259.990 (sem considerar as promoções, onde a picape pode ser negociada por R$ 160.000), o novo motor 2.2 turbodiesel dará um fôlego importante para ela conquistar seu espaço num segmento um tanto conservador. Dada a experiência da Fiat com picapes, pode esperar um futuro de incômodo às rivais, nem que seja para almejar uma quarta colocação geral no segmento.

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