Por que a Fiat Strada foi o veículo mais vendido do 1º semestre?

Picape compacta já acumula mais de 60 mil unidades em 2025 e vende mais que o dobro de sua concorrente direta
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22.07.2025 às 11:07
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Picape compacta já acumula mais de 60 mil unidades em 2025 e vende mais que o dobro de sua concorrente direta

Veículo mais vendido do Brasil nos últimos quatro anos, 27 anos de história, mais de 2,4 milhões de unidades produzidas e a única a destronar o até então campeão absoluto Volkswagen Gol. A Fiat Strada é um dos modelos mais longevos e de sucesso do segmento automotivo brasileiro.

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E, em 2025, a trajetória se repete mais uma vez. Nesta nova geração, que estreou em 2020, já são mais de 700 mil unidades produzidas e a liderança geral no mercado nacional este ano, com quase 63 mil exemplares nos primeiros seis meses. Quais são os motivos de tantos números superlativos e de tamanho êxito? Bom, são muitos, mas aqui os cinco principais. Confira:

1) Sem concorrência

Raphael Panaro/Mobiauto

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Faz tempo que a picape compacta da Fiat não tem uma rival à altura. Atualmente o segmento traz apenas a Volkswagen Saveiro, que parou no tempo e se tornou um projeto obsoleto (já são mais de 15 anos na mesma geração e três reestilizações). Além disso, a concorrente que não oferece uma ampla gama de versões, motores, câmbio ou carrocerias. O modelo da VW, para se ter uma ideia, vendeu menos da metade da Strada nos seis primeiros meses de 2025: foram 29.147 exemplares. Nem com o surgimento de um segmento superior, como o das intermediárias, como Renault Oroch, Chevrolet Montana e a própria Fiat Toro, foi capaz de tirar o brilho da picapinha.

2) Versatilidade e preços

Raphael Panaro/Mobiauto

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A Strada tem versões que vão de R$ 111.990 (Endurance) até R$ 146.990 (Ranch/Ultra). Entre essas faixas de preços estão versões cabine estendida, cabine dupla, com motor 1.3 aspirado ou 1.0 turbo, versão pé-de-boi ou super equipada e câmbio manual ou transmissão automática (que a rival direta não oferece). Ou seja, a picape da Fiat oferece uma ampla variedade de opções para quem precisa para o trabalho, para o conforto e também para quem quer aliar as duas coisas.

3) Capacidades

Raphael Panaro/Mobiauto

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Apesar de compacta, a picape tem robustez, carrega a expertise de anos de estrada e leva peso de gente grande. São 720 kg de capacidade de carga, caçamba com 1.354 litros (nas versões cabine estendida) - que superam até a intermediária Fiat Toro. Nas variantes cabine dupla são 650 kg e 844 l, respectivamente.

A Strada cabine estendida ainda traz 23,4º de ângulo de entrada e 27,8º de saída, com 20,9 cm de vão livre do solo. Já as com cabine dupla tem 23º e 29º, respectivamente, com 18,5 cm de vão livre.

4) Revisão e manutenção

Raphael Panaro/Mobiauto

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As cinco primeiras revisões ou 50 mil km da versão mais em conta da Strada vai custar R$ 4.575 ao proprietário. A VW Saveiro, vale dizer, não fica muito atrás, com pouco mais de R$ 4.600. A picape da Fiat também está entre os veículos com as peças de maior desgaste, como amortecedores, pastilhas e filtros, por exemplo, mais baratas do país - bem pertinho da Saveiro.

5) Know-how e rede

Raphael Panaro/Mobiauto

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A Strada carrega toda a expertise da Fiat em picapes. Afinal, já são quase três décadas. O conjunto robusto de chassi, mecânica e amortecedores é mais que testado e aprovado para todo o tipo de aplicação: do trabalho pesado, locadoras ou para pegar uma simples estrada de terra para ir para casa de campo. Fora isso, quem usa a picape severamente todos os dias conta com uma rede ampla de concessionárias: são mais de 500 espalhadas pelo Brasil. Afinal, o trabalho não pode parar.

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