Jeep Renegade Willys: por que o SUV com tração 4x4 não é para qualquer um?
Desde a linha 2025, lançada há um ano, o Jeep Renegade passou a ser vendido com tração 4x4 apenas versão Trailhawk (R$ 179.990) e na série especial Willys (parte de R$ 182.990), limitada a 500 unidades e com adereços visuais inspirados no icônico jipe produzido a partir de 1941 para servir o exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial - a versão Série S 4x4 saiu de linha.
Além da “fantasia” militar, que fica ainda mais evidente com a exclusiva pintura verde Recon com teto preto (R$ 2.500), o Renegade Willys aposta nos requisitos técnicos da versão Trailhawk para tentar justificar o legado de veículo valente construído pelo antigo Willys há mais de oito décadas. Para isso, o SUV conta com suspensões elevadas, rodas de 17 polegadas calçadas em pneus ATR Plus e sistema de tração nas quatro rodas com acionamento sob demanda.
Você também pode se interessar por:
Como BYD e GWM farão VW T-Cross e Jeep Renegade se reinventarem
Jeep Renegade vai subir de patamar para receber nova missão no Brasil
SUVs que mais te fazem perder dinheiro com a desvalorização
Jeep Renegade Sahara 2026: o que saber antes de comprar
O motor T270 1.3 turboflex de 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque é o mesmo que equipa as demais versões do Renegade, com exceção do câmbio automático ZF de nove marchas no lugar da caixa automática Aisin de seis velocidades das configurações 4x2.
O pacote de equipamentos do Willys é idêntico ao da versão Sahara, a mais completa entre as dotadas de tração apenas dianteira, trazendo de série espelho retrovisor eletrocrômico, faróis altos adaptativos, sensor de chuva, monitoramento de ponto cego e teto solar panorâmico. O SUV ainda conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, painel digital de 7”, central multimídia de 8,4” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, entre outros itens.
Por mais R$ 3 mil, o Renegade Willys recebe o kit comemorativo que celebra os 10 anos da produção do SUV em Goiana (PE), adicionando plaqueta com número de série (1.010 unidades), adesivos e soleiras alusivos, além de mochila e camiseta personalizados.
Preços dos Jeep Renegade 2026 (julho de 2025):
Jeep Renegade Sport 1.3 turboflex AT6 – R$ 118.290
Jeep Renegade Altitude 1.3 turboflex AT6 – R$ 142.990
Jeep Renegade Longitude 1.3 turboflex AT6 – R$ 159.990
Jeep Renegade Sahara 1.3 turboflex AT6 – R$ 169.990
Jeep Renegade Trailhawk 1.3 turboflex AT9 4x4 – R$ 179.990
Jeep Renegade Willys 1.3 turboflex AT9 4x4 – R$ 182.990
Jeep Renegade 10 Anos 1.3 turboflex AT9 4x4 – R$ 185.990
Jeep Renegade 4x4 não é para qualquer um?
Com dinâmica exemplar, o Jeep Renegade agrada em cheio quem busca um carro bom de guiar e confortável, principalmente no uso urbano. No caso das versões 4x4, algumas características do SUV são afetadas para favorecer a capacidade de rodar em condições adversas longe do asfalto.
Ao contornar curvas mais rápidas em rodovias, o motorista percebe logo de cara a maior tendência de inclinação da carroceria provocada pelas suspensões mais altas. A aderência nessa condição fica comprometida pelos pneus de uso misto no lugar do conjunto voltado para rodar no asfalto.
O Renegade Willys 4x4 (1.646 kg) é cerca de 167 kg mais pesado que a versão Sahara, a 4x2 mais recheada de equipamentos. Em comparação com a configuração “básica” T270, a diferença de peso é de 175 kg.
Além da dinâmica, o consumo também é prejudicado pela maior altura em relação ao solo e o peso extra. De acordo com o Inmetro, o Renegade Willys 4x4 tem consumo médio de 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com gasolina. Como comparação, o Renegade 4x2 faz médias de 11,1 km/l e 12,4 km/l, respectivamente, nas mesmas condições.
Deixando essas questões de lado, o Jeep Renegade Willys até que faz bonito quando precisa passar por trechos enlameados e encarar ladeiras de cascalho e pedra, entre outros obstáculos comuns em zonas rurais e acessos a praias mais afastadas da civilização. Basta acionar o seletor giratório no console central para acionar bloquear o diferencial e acionar a tração 4x4. Ainda há quatro modos de condução, que gerenciam os parâmetros do conjunto motriz para otimizar a entrega de torque às quatro rodas. A reduzida, no caso, é acionada por um botão que mantém a primeira marcha engatada em baixa velocidade para aproveitar a força do motor.
Versátil e valente na terra, o Jeep Renegade Willys justifica o seu preço apenas para quem, de fato, precisa da tração 4x4 para passar por caminhos acidentados para chegar a lugares mais remotos. Caso o uso seja majoritariamente urbano, as versões 4x2 cumprem essa função.
Por Guilherme Silva