Lexus NX 450h+: SUV com coração de Toyota é econômico mesmo?
A Lexus é a divisão de luxo da Toyota, é sempre bom lembrar. Assim, os modelos da marca trazem o refino que são objeto de desejo dos “toyoteiros e toyoteiras”. Com o Lexus NX 450h+ (leia-se plus no sinal de soma), essa relação é elevada a outro valor, afinal é possível adquirir o SUV de luxo a partir de R$ 457.990, cerca de R$ 55.000 a mais que o pedido pelo Toyota RAV4 híbrido plug-in de R$ 404.420.
Por ser um híbrido plug-in, o NX 450h+ traz a disponibilidade do motorista poder alternar entre os modos de tração: totalmente elétrico e híbrido. Na cidade, esse recurso é mais que bem-vindo, pois o motor a combustão trabalha pouco e as frenagens ajudam na regeneração da bateria. Mas, e na estrada?
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Não à toa, rodar grandes distâncias só com eletricidade no ciclo rodoviário deixa muita gente cabreira. Por outro lado, os híbridos, ainda mais os plug-in, trazem a segurança de um motor a combustão para abastecer e recebem o auxílio elétrico para ter mais desempenho e autonomia.
E nesse quesito, a receita da Lexus para o NX 450h+ parece ter acertado no centro do alvo. O Inmetro aponta um consumo de 14,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina, além de 55 km de autonomia só no modo elétrico.
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Eficiência do Lexus NX 450h+ na estrada
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Quando o painel mostrava a bateria com os 55 km de autonomia, mudamos o modo de condução para só usar energia elétrica da bateria de íons de lítio de 18,1 kWh. Entre um pedágio e outro, pude verificar o gasto energético de 5,9 km/kW/h, mantendo a velocidade máxima da pista que era de 120 km/h.
Com esse gasto e a capacidade da bateria, só no modo elétrico, o Lexus poderia oferecer uma autonomia elétrica de 106 km, mais do que aponta o Inmetro. Claro que quando a bateria garante somente 5 km de autonomia, o modo é alterado para recarregar a bateria.
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Já no modo híbrido na estrada não tem milagre, não conseguimos passar 11,6 km/l durante o trajeto que totalizou quase 220 km. Com 55 litros de capacidade no tanque, o NX teria uma autonomia de 638 km com esse gasto acima, mas não se esqueça que, enquanto ele consome como um SUV compacto na cidade, mas rodando na estrada, a bateria está carregando.
Sendo assim, o motorista pode ter 55 km (até mais) só no modo elétrico para rodar e estender a autonomia de quilometragem percorrida com só tanque.
Vale lembrar sempre que a eficiência de um híbrido na estrada é pior do que na cidade em relação aos motores a combustão. E quem paga os R$ 457.990 pelo NX 450 h+ tem outras prioridades que não o consumo. O ponto crucial é que rodar mais sem precisar de um posto também é comodidade, tudo que um dono de SUV premium quer.
Modos de tração do Lexus NX 450h+:
- EV (Veículo Elétrico): prioridade de uso do sistema elétrico até o limite da bateria.
- Auto EV/HV: alternância entre os modos elétrico e híbrido a depender do que o motorista precisa.
- HV (Veículo Híbrido): Uso eficiente do motor híbrido para manter a carga da bateria.
- Carga da Bateria: motor a combustão para recarregar a bateria.
O SUV médio da Lexus ainda oferece os modos de condução: ECO, Sport, Custom e Normal.
Lexus NX 450h+ - ficha técnica
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Motor: 2.5 de quatro cilindros a gasolina, motor elétrico dianteiro e motor elétrico traseiro
Potência e torque: motor a combustão, 187 cv a 6.000 rpm e 23,6 kgfm, motor elétrico dianteiro, 187 cv e 27 kgfm e motor elétrico traseiro, 54 cv e 12,1 kgfm e 308 cv combinada, sem torque divulgado
Bateira: 18,1 kWh de capacidade
Câmbio: e CVT, tração integral
Desempenho: 0 a 100 kmh em 6, 3 segundos e velocidade máxima de 200 km/h
Dimensões: 4.660 mm de comprimento, 1.865 mm de largura, 1.670 altura e 2,69 m de entre-eixos, peso 2.070 kg e tanque de 55 litros
Lexus NX 450h+ - itens de série
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- 7 airbags (frontais, laterais, cortina e de joelho para o motorista)
- Alerta sonoro e visual para o uso dos cintos de segurança dianteiros e traseiros*
- Assistente de pré-colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se
necessário, frenagem automática (acima de 20 km/h) - Chave com comandos integrados (trava das portas, alarme e aberura do porta-malas)
- Cintos de segurança dianteiros (2) de três pontos com regulagem de altura e com pré-tensionador e limitador de força
- Cintos de segurança traseiros (3) de três pontos com regulagem de altura e com pré-tensionador e limitador de força
- Faróis de neblina dianteiros em LED
- Farol alto com sistema adaptativo de iluminação (Adaptative High Beam System - AHS) Farol de neblina traseiro
- Intelligent parking assist – IPA
- Luz auxiliar de freio (Brake Light)
- Radar de verificação de perímetro (Safety exit assist – SEA)
- Sensores de estacionamento de proximidade (4 frontais + 4 traseiros)
- Sistema Adaptativo Automático das Luzes Diurnas de LED
- Sistema de Controle de Estabilidade Veicular (Vehicle Stability Control - VSC) com
- Assistente de Reboque (Trailer Sway Control - TSC) e Assistente Ativo em Curvas (Active
- Cornering Assist - ACA)
- Sistema de corte de combustível em colisões
- Sistema de identificação de ponto cego (Blind Spot Monitor)
- Sistema de Saida de Faixa (Lane Tracing Assist – LTA)
- Vidros com sistema antiesmagamento e travas elétricas nas quatro portas
- Banco do motorista com regulagem elétrica para 12 posições e memória para 3 perfis
- Banco do passageiro dianteiro com regulagem elétrica para 8 posições
- Bancos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilação
- Bancos traseiros com sistema de aquecimento
- Ar-condicionado dual zone digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/
- Flow (direcionamento automático do fluxo de ar para os bancos dianteiros com ocupantes)
- Ajuste elétrico para rebatimento do encosto dos bancos traseiros
- Bancos traseiros com sistema de aquecimento
- Bancos traseiros bi-partidos com descansa-braços central e porta-copos (2)
- Câmera com visão 360º (Panoramic View Monitor)
- Carregador portátil 2,3KW + Wallbox 7,4KW (carregador parede)
- Coluna de direção com ajuste elétrico para altura e profundidade
- Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (Adaptative Cruise Control)
- Descansa-braços dianteiro com porta objetos
- Desembaçador do vidro traseiro
- Easy Acess (recolhimento automático do banco do motorista e volante ao desligar o veículo)
- Entrada para conexão USB (2 dianteiros + 2 traseiros)
- Espelho retrovisor interno digital antiofuscante (eletrocrômico)]
- Espelhos retrovisores externos eletroretráteis automáticos, com regulagem elétrica, sistema de aquecimento, indicadores de direção, antiofuscante (eletrocromico) e recurso Tilt Down
- Limpador do para-brisa com temporizador de velocidade e sensor de chuva
- Luz de leitura individual dianteira sensível ao toque e iluminação traseira para leitura
- Paddle Shifts (localizados no volante)
- Porta-luvas com iluminação interna e chave
- Porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema “hands-free” (sensor por movimento localizado embaixo do para-choque traseiro)
- Porta-malas com iluminação interna, ganchos de fixação de bagagens e capa retrátil
- Para-sol do motorista e do passageiro dianteiro com espelho de cortesia
- Head-up Display (Com informações sobre velocidade, navegação GPS, áudio, força G e assistente de direção)
- Seleção de modo de condução (ECO, NORMAL, SPORT, EV)
- Sistema de navegação GPS (Sistema Multimídia Lexus)
- Sistema de áudio premium Mark Levinson com 16 alto-falantes + 1 subwoofer
- Sistemas de conectividade: Apple Carplay, Android Auto e Miracast
- Sistema multimidia Lexus com áudio compatível com arquivos de alta resolução e tela de LCD de 14.0’
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.