Placa mercosul: entenda cores, preços e quando ela já é obrigatória

Mudança para a placa Mercosul ainda causa muitas dúvidas entre a população
LF
Por
09.03.2023 às 18:00
Compartilhe:
Mudança para a placa Mercosul ainda causa muitas dúvidas entre a população

 Qual o motivo da mudança para a placa Mercosul? Ela é obrigatória? Qual o preço? Qual o significado de cada cor? A nova placa veicular entrou em vigor em janeiro de 2020 com o objetivo de criar um padrão entre os países da América do Sul. 

Porém, o assunto ainda é novidade para muitos brasileiros, que ainda não sabem os significados e as vantagens e desvantagens da nova placa. Pensando nisso, a Mobiauto resolveu esclarecer as principais dúvidas da placa Mercosul. 

Qual o principal motivo da mudança?

O principal objetivo da mudança de placa é promover um sistema mais seguro e menos propenso a fraudes. A nova placa tem tecnologias como QR Code, ondas em relevo e marcas d'água que dificultam significativamente a sua falsificação e também a dos documentos veiculares.

Você pode se interessar por:
Acidentes em rodovias custam ao Brasil mais que todos os Deputados e Senadores
Nova lei facilita vida de quem para com moto em pane em via pública
Zona Azul: por que tenho que pagar para estacionar na rua?
A lei bizarra de São Paulo que proibiu táxis de Chevrolet e Ford

Outra razão que motivou a mudança foi para que países do bloco econômico Mercosul tivessem uma placa padronizada. A ideia pareceu tão interessante que até países que não pertencem oficialmente ao bloco, mas possuem sanções econômicas ou algum tipo de parceria aderiram ao novo padrão. 

Uma das principais vantagens que chama atenção é a facilidade para viajar entre os países, até mesmo os mais distantes. Poupando burocracias e vários custos. 

Quais as principais diferenças entre as duas placas?

Na placa antiga era possível identificar facilmente a origem do carro, já que constava a cidade e o Estado do registro do veículo. Agora, essas informações foram substituídas pelo nome do país e sua bandeira. 

O padrão de numeração também mudou. Antes seguia-se a ordem de três letras e quatro números: “ABC-1234”. Agora, o padrão alfanumérico a ser seguido é este:  “ABC1C34”, composto por 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números. Porém, esta é a ordem válida para o Brasil. Cada país pode escolher uma ordem distinta.

Leia também: Como este cinto de segurança aquecido fará carros elétricos rodarem mais

Inclusive, vale citar que cada numeral tem sua respectiva letra a ser substituída em caso de troca de placa, o 0 vira A, 1 passa a ser B, 2 se transforma em C, e assim por diante até o 9 que se transforma em J. 

Por exemplo, se o proprietário deseja fazer a substituição da placa cuja sequência é MOB 1234, a numeração equivalente da nova placa seria: MOB 1B34. Pois o número 2 equivale a letra B. 

Há também algumas mudanças menos evidentes, como, por exemplo, a placa ter ficado mais estreita. Outra diferença é que a placa Mecosul tem apenas seus numerais e letras pintados para representar seu significado, e não mais a placa toda. 

Quando a troca da placa é obrigatória?

  • A troca de placa é obrigatória em alguns casos:
  • Mudança de categoria do veículo;
  • Mudança de município ou de unidade de federação
  • Furto, extravio, roubo ou dano da placa ou de qualquer dos seus elementos;
  • Necessidade de instalação da segunda placa traseira caso a o veículo seja equipado com engates para reboques, ou carroceria intercambiável caso a carga ocupe totalmente a placa traseira

Porém, nada impede que o dono do veículo faça a troca mesmo que não se enquadre nos itens listados.

Leia também: Posso rodar com o carro mesmo com o IPVA atrasado?

O que significa cada cor que encontramos nas placas?

Placa Preta: Veículos particulares
Placa Vermelha: Veículos de Aluguel ou Auto-Escolas
Placa Azul: Veículos Oficiais do Governo e representações
Placa Douradas: Veículo diplomático ou consulados
Placa Verde: Veículos de experiência (Fabricantes de veículos)
Placa Cinza/Prata: Veículos de coleções

Com a nova placa Mercosul, não foi apenas a disposição das cores que mudou, mas também o significado de algumas cores. Na antiga, a cor preta significava carro de colecionador, agora a cor usada para identificar esse tipo de veículo é a combinação cinza e prata.

Quais países têm a placa Mercosul?

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela são os países que já são adeptos da placa. 

Quanto custa fazer a troca pela placa Mercosul?

Não há no território nacional um preço fixo para a troca da placa antiga pela placa Mercosul, pois há uma variação de Estado para Estado. Mas podemos considerar uma faixa de preço entre R$ 120,00 e R$ 250,00. 

Comentários