Posso rodar com o carro mesmo com o IPVA atrasado?

Imposto anual é cobrado pelo governo estadual para veículos com menos de 20 anos de uso, mas seu não pagamento não torna o carro irregular diretamente
Renan Bandeira
Por
30.12.2022 às 10:00
Imposto anual é cobrado pelo governo estadual para veículos com menos de 20 anos de uso, mas seu não pagamento não torna o carro irregular diretamente

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado todos os anos de automóveis com menos de 20 anos de uso. Geralmente o IPVA é lançado em janeiro, e a Mobiauto já até publicou o calendário da tributação de 2023 para todos os estados.

Mas no primeiro mês do ano, logo após o período de festa de final de ano, a grana pode estar curta e não sobrar o necessário para pagar o imposto. A partir daí, surge a seguinte dúvida: até quando posso rodar com o carro mesmo com o IPVA atrasado?

Anuncie seu carro na Mobiauto

Antes de responder, é preciso compreender a diferença entre o licenciamento e o IPVA. A primeira taxa serve para regularizar a circulação do veículo, e garante a atualização de seu documento. Já a segunda é o imposto cobrado pelo governo estadual. Ambos são anuais.

É permitido andar com o IPVA atrasado, desde que o carro já esteja licenciado. Porém, é obrigatório que o veículo esteja com o imposto pago para a regularização do documento. Para simplificar o entendimento, segue um exemplo:

O dono paga o licenciamento de seu carro de forma antecipada em janeiro de 2022, mas não quitou o IPVA referente ao mesmo ano. O veículo estará regularizado e poderá rodar até o vencimento do documento em 2023 nessas condições. Só que para licenciar novamente, o IPVA 2022 terá de estar acertado.

O ponto negativo é que será cobrado juros mês a mês até o acerto. Então, quanto antes for pago, melhor. Lembrando que à vista há desconto,  

Você também pode se interessar por:

Carros com as melhores e piores notas de segurança no Latin NCAP em 2022

Este radar multa veículos que fazem barulho demais e já está no Brasil 

IPVA 2023: veja os carros que estão isentos de pagar o imposto

5 carros resilientes que ainda não se renderam ao motor turbo


Comentários