A lei bizarra de São Paulo que proibiu táxis de Chevrolet e Ford
Hoje em dia, tanto os táxis quanto aplicativos de transporte de passageiro são muito comuns. Exceto se você pedir um carro de categoria específica, como táxi preto ou “Uber Black”, provavelmente terá que andar em um carro de pegada mais popular. Se o ar-condicionado estiver funcionando e ligado, já será uma vitória.
Entre as frotas de aplicativo ou taxistas, é muito comum encontrar veículos da Chevrolet e da Ford. Porém, há quase 100 anos, uma medida curiosa fez com que modelos das duas marcas fossem proibidos de circular como táxi na cidade de São Paulo.
Tudo porque, em 1927, o então prefeito da capital paulista, José Pires do Rio, resolveu proibir os modelos Chevrolet Superior e Ford T de serem usados como "carros de praça", os táxis da época - que recebiam esse nome porque os motoristas costumavam esperar passageiros nas grandes praças das cidades.
Ford T - 1927
Você pode se interessar por:
O bombástico Fiat Marea diesel nacional que nunca chegou às nossas lojas
Carros usados que eram rejeitados e hoje custam o preço de um apartamento
Por que este VW Brasília está à venda nos Estados Unidos por R$ 200 mil
A raríssima VW Saveiro diesel criada por concessionários que virou lenda
A alegação de Pires do Rio era que os dois modelos eram “simples demais” para esse tipo de serviço, em uma época na qual pagar por um táxi era algo que só a elite da cidade poderia. Chevrolet Superior e Ford T estavam entre os carros mais baratos do mercado nacional e, por isso, se popularizaram especificamente a esse tipo de serviço.
Chevrolet Superior Sedan - 1925
Vale lembrar que tanto a Chevrolet quanto a Ford já possuíam linhas de montagem no Brasil na época. Mesmo assim, o aspecto popular dos modelos não se convertia em um preço necessariamente baixo.
Em 1927, o Chevrolet Superior custava cerca de 7,5 contos de réis, enquanto o Ford T saía por 5,25 contos. Convertendo para valores atuais, estamos falando em veículos “simples demais” que custavam R$ 420 mil e R$ 294 mil, respectivamente.
Porém devido a diversas críticas tanto da população quanto da imprensa paulistana na época, a norma não durou muito tempo e, em pouco menos de um mês, a prefeitura soltou uma nota revogando a anterior. Os táxis de Chevrolet e Ford estavam livres novamente para circulação.
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Nova Chevrolet S10 LTZ: detalhes da versão em 30 fotos exclusivas
- Autos Originais
Chevrolet Kadett Turim: como era a série especial da Copa do Mundo de 1990
- Guia de compra
Chevrolet S10 2025: preços, itens de série e diferença entre as versões
- Novidades sobre carros
Chevrolet Silverado elétrica imita F-150 e agora abastece residências
- Curiosidades
Chevrolet Cobalt: sedan se recusa a morrer e terá nova reestilização
- Guia de compra
Chevrolet Montana Premier: o que você deve saber antes de comprar
- Novidades sobre carros
Chevrolet desiste de hatches e sedans para focar em SUVs e picapes
- Novidades sobre carros
Chevrolet Trailblazer, SUV da S10, será lançado em maio; veja o que já sabemos
- Novidades sobre carros
Chevrolet Spin LT AT 2025: detalhes da versão mais barata em 23 fotos