Zona Azul: por que tenho que pagar para estacionar na rua?

Para estacionar em qualquer vaga da Zona Azul é necessário do pagamento da tarifa, mesmo se tratando de uma via pública. Mas por quê?
Camila Torres
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03.03.2023 às 18:00
Para estacionar em qualquer vaga da Zona Azul é necessário do pagamento da tarifa, mesmo se tratando de uma via pública. Mas por quê?

 Pagar para estacionar na rua é algo mais antigo do que muita gente pensa. A Zona Azul surgiu com o conceito de estacionamento rotativo na cidade de São Paulo, em 1974, com o decreto n°11.661. Atualmente, quase 50 anos depois, a capital conta com mais de 50.000 vagas rotativas. 

Neste período, o sistema de estacionamento da Zona Azul já foi implantado em outras cidades do Brasil. Porém, cada região tem sua tarifa específica e regras diferentes para o período de utilização da vaga.

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É possível identificar que a região pertence ao perímetro da Zona Azul através da sinalização da via por meio de placas. A partir de 2016, foi autorizado que o pagamento pudesse ser realizado também de forma digital. O que fez com que aquele talão que comprávamos em bancas de jornais para colocar no para-brisa do carro foram praticamente extintos. 

Em São Paulo e muitas outras cidades, o aplicativo usado para pagamento é o da Zul+ que pertence à Estapar. O valor unitário da Zona Azul, que corresponde ao período de 1 hora passou de R$ 5,75 para R$ 6,08 em 2023. Mas afinal, por que tenho que pagar para estacionar na rua?

Por que tenho que pagar para estacionar na rua?

O objetivo da CET com a Zona Azul é democratizar o uso de vagas em vias de intensa movimentação, como centros comerciais e bairros populosos. Visto que se há uma grande rotatividade de carros no local, seria injusto que uma que pessoa ocupasse uma vaga por um dia todo. 

Dá até para fazer um exercício. Imagine que nessas regiões a primeira hora de estacionamento sai por R$ 20,00 e que a diária custa R$ 30,00. Em contrapartida, o motorista gasta no R$ 6,08 em uma hora na Zona Azul e desocupa a vaga em no máximo duas horas para outro motorista usar.

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Também vale refletir que se o único objetivo fosse beneficiar os motoristas de forma mais igualitária, poderia existir o limite de tempo em uma vaga rotativa, só que sem a necessidade do pagamento. Porém, o valor arrecado com a Zona Azul é utilizado para ajudar o caixa do munícipio.

Estacionar sem Zona Azul da multa?

Para estacionar em vagas da Zona Azul, o motorista precisa realizar o pagamento se não quiser correr o risco de receber uma multa de natureza grave. A infração tem como penalidade 5 pontos na CNH, pagamento do valor de R$ 195,23 e o veículo ainda está sujeito a guincho.

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