Como este cinto de segurança aquecido fará carros elétricos rodarem mais

ZF lança tecnologia para auxiliar carros elétricos em dias de frio intenso, e promete uma autonomia 15% maior para esses veículos
Renan Bandeira
Por
09.01.2023 às 14:54
ZF lança tecnologia para auxiliar carros elétricos em dias de frio intenso, e promete uma autonomia 15% maior para esses veículos

Boa parte da indústria automotiva entende que a evolução dos carros elétricos está diretamente ligada a motorização, a melhor eficiência, a capacidade e acessibilidade das baterias, e o aumento da autonomia desse tipo de veículo. 

Mas o avanço do funcionamento dos zero emissão também pode estar relacionado a outros componentes, e peças até mais simples. Tanto que a ZF, empresa conhecida por fornecer caixas de câmbio, promete melhorar a autonomia dos carros elétricos de um jeito curioso: com um cinto de segurança que aquece.

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ZF lança tecnologia para auxiliar carros elétricos em dias de frio intenso, e promete uma autonomia 15% maior para esses veículos

Segundo a empresa, o sistema se tornará protagonista em dias frios. Principalmente no inverno europeu e americano, por exemplo, quando as temperaturas estão próximas a zero grau e até negativas. Afinal, os elétricos funcionam de maneira ideal entre 20 e 40 graus Celsius, e em climas mais gelados pode ter o alcance da bateria reduzido em 30%.

Mas o cinto entra em ação no assunto climatização interna. Como não existe o calor de um motor a combustão para auxiliar o sistema do ar-condicionado para aquecimento da cabine, todo o conforto interno dos elétricos é de responsabilidade das baterias, e isso exige mais desse sistema - que, consequentemente, faz o veículo perder alcance.

ZF lança tecnologia para auxiliar carros elétricos em dias de frio intenso, e promete uma autonomia 15% maior para esses veículos

A ZF tenta reduzir o uso da bateria de forma até que simples. O cinto de segurança recebe, em meio as suas linhas de tecido, pequenos fios condutores que estão presentes em toda a sua extensão. Eles vão funcionar como uma espécie de resistência que começa a funcionar assim que o cinto é acionado.

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Com isso, o corpo dos ocupantes do veículo terão toda a região do tronco e pélvica aquecidas. E quanto maior for a proximidade do cinto com o corpo - ou seja, quanto menos blusas usar -, melhor o aproveitamento da tecnologia. No geral, a ideia é que o cinto se torne uma espécie de cobertor.

ZF lança tecnologia para auxiliar carros elétricos em dias de frio intenso, e promete uma autonomia 15% maior para esses veículos

O aquecimento direto dos passageiros é mais eficiente que o sistema de ar-condicionado, que teria de aquecer toda a cabine para garantir uma temperatura agradável. Dessa forma, a bateria seria poupada e, de acordo com a ZF, o cinto de segurança aquecido aumenta em 15% o alcance dos carros elétricos.

A fabricante afirma que o sistema não altera em nada o funcionamento do cinto de segurança, e que ele tem o mesmo comportamento em caso de colisão.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que surge um projeto desse tipo. Em 2018, a Ford já havia patenteado a ideia do cinto de segurança aquecido. Um ano depois, a Mercedes chegou a aplicar a tecnologia no GLE. Resta saber se, desta vez, teremos a oferta em larga escala de veículos com esse componente.

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