O que a Stellantis fará com o maior investimento da história na indústria?

Marca trará ao Brasil a plataforma STLA Medium, que servirá de base para novos Jeep, Ram e Fiat
Renan Rodrigues
Por
23.01.2024 às 16:25
Marca trará ao Brasil a plataforma STLA Medium, que servirá de base para novos Jeep, Ram e Fiat

Há algum tempo, a Stellantis, conglomerado formado por Fiat, Jeep, Ram, Citroën e Peugeot, afirma que anunciará o maior investimento da história da indústria automotiva no Brasil. Esse novo ciclo será revelado em fevereiro, segundo o novo COO da empresa na América do Sul, Emanuelle Cappellano.

Oficialmente, a Stellantis ainda não fala a respeito. Apenas confirma que será o maior investimento da indústria automotiva na história e que este é um pacote que dá sequência aos R$ 18,7 bilhões previstos anteriormente até 2025.

Vale lembrar que o ciclo de investimentos atual engloba o primeiro carro com motor híbrido-flex produzido pela empresa no Brasil. Provavelmente, o primeiro a aparecer será o Pulse com o sistema híbrido-leve de 48V. No entanto, o projeto Bio Hybrid prevê o uso de híbridos plenos e híbridos plug-in.

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Novos Fiat Argo e Jeep Avenger em Betim

Duas fontes ligadas à Stellantis garantiram que os investimentos seguirão a mesma linha do atual ciclo, ou seja, atualização de uma das fábricas. No ciclo atual, a Stellantis está preparando a fábrica de Betim, em Minas Gerais, enquanto no próximo, o foco será em Goiana, Pernambuco.

Em Betim, a plataforma CMP, a mesma utilizada pelos Citroën C3 e C3 Aircross, além dos importados Peugeot 208 e nova geração do 2008, dê vida para a nova geração do Argo.

Em abril do ano passado, Juliano Almeida, vice-presidente de compras da Stellantis América do Sul, revelou em entrevista ao site Automotive Business, que o primeiro produto da Fiat com a plataforma modular da Peugeot estava confirmado.

Em apuração com o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, revelamos que o produto em questão atende pelo código F1H. Esse código é o antigo 328, ou seja, o projeto do Argo. Ele também é tratado como Argo Next Gen.

Ainda de acordo com o Autos Segredos, ele será o primeiro híbrido da Fiat no Brasil. Este será o primeiro produto Fiat na nova estratégia, que prevê unificar a linha europeia com o restante do mundo.

Como não é viável utilizar uma plataforma para apenas um carro, a CMP também será usada para produzir o primeiro Jeep de Betim, o Avenger. Apesar de outros sites apontarem que o modelo não será vendido no Brasil, tanto a Mobiauto como o Autos Segredos, podem afirmar que o Avenger será nacional.

Segundo Marlos, o modelo terá somente motorização híbrida. Nossa aposta é que o Avenger substitua o Renegade, que não tem previsão de nova geração em nenhum mercado e não faria sentido investimento para produzir o modelo exclusivamente para o Brasil.

Os dois veículos chegariam em 2025, fechando o ciclo que previa 43 lançamentos entre 2021 e 2025, mas possivelmente tratados como os primeiros investimentos do novo ciclo, uma vez que há ainda toda a comunicação, marketing e construção dos produtos.

Novos Jeep Compass e Fiat Toro em Goiana

No caso de Pernambuco, estamos falando da plataforma STLA Medium. Apresentada em 2023, junto com a nova geração do Peugeot 3008, essa base comporta veículos com entre-eixos entre 2,7 m e 2,9 m, além de comprimento total entre 4,3 m e 4,9 m.

Executivos da Jeep já haviam informado ao site Auto Express, ainda em 2022, que o Jeep Compass aproveitaria a nova plataforma para ficar um pouco maior. Dessa forma, a Jeep resolverá o problema de espaço perante os concorrentes.

As versões com motor 2.0 Hurricane, que estão próximas do lançamento, são uma espécie de última atualização antes da troca de plataforma. Com as novidades, o Jeep Compass deverá seguir como está no mercado por ao menos dois anos, quando o SUV médio mais vendido do Brasil completará 10 anos de mercado na atual geração.

Vale ressaltar que, segundo o Autos Segredos, o atual Jeep Compass permanecerá como opção, ganhando um sobrenome para se diferenciar do novo, este será uma ponte entre o Compass atual e o Jeep Commander.

Como dissemos, são ao menos dois produtos englobados no novo ciclo de investimentos para a fábrica de Goiana. E o segundo em questão é a Fiat Toro, que revolucionou a marca e o segmento de picapes no Brasil. Assim como o Compass, a picape fará 10 anos de mercado em 2026.

As medidas da plataforma também combinam com a Fiat Toro. E estamos falando de dois produtos com grande volume de vendas, o que ajuda a viabilizar o investimento e garantir o retorno financeiro.

Jeep Compass e Fiat Toro mais potentes?

Pronta para eletrificação, a exemplo do Peugeot 3008, a plataforma STLA Medium comportará motores elétricos com potência entre 217 cv e 387 cv. No primeiro momento, tanto Compass como Toro deverão adotar motorização híbrida, não necessariamente com versões totalmente elétricas.

No projeto Bio Hybrid, ao menos nas plataformas já mostradas, a ideia é que o 1.0 turbo receba a tecnologia híbrida-leve, enquanto o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque seja o padrão para versões híbridas do tipo pleno e plug-in, mas ainda não está clara qual será a definição da Fiat para a Toro.

Já há aplicações nesse sentido. O Jeep Compass 4xe, por exemplo, combina o 1.3 turbo com um elétrico para chegar aos 245 cv. Em tempo, resta saber se o grupo também fará algum tipo de adaptação híbrida para o motor 2.0 Hurricane.

Por fim, com as adaptações das fábricas para plataformas mais modernas e prontas para versões híbridas ou elétricas, os futuros investimentos estarão ligados as novas gerações de produtos conhecidos, como Fiat Pulse e Fastback, Jeep Commander, Ram Rampage, além de novidades para Peugeot e Citroen.

Além da adaptação, as fábricas devem passar por melhorias do ponto de vista ecológico, já que a Stellantis pretende ser uma empresa de carbono zero até 2030.

E Jeep Commander e Ram Rampage?

Em algum momento, os dois também deverão ganhar a nova plataforma. Se consideramos que o ciclo de investimento tenha seis anos, como o atual, o SUV de sete lugares estará no limite de tempo no mercado, já que foi apresentado em 2019 e estamos falando de encerramento do ciclo de investimentos em 2030.

A Ram Rampage demoraria um pouco mais para essa troca, uma vez que é um produto recém-lançado e há menos restrições legais para utilitários leves. Ainda assim, a picape deverá ser o primeiro produto elétrico do grupo no Brasil em meados de 2027, como revelou com exclusividade o Autos Segredos.

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