Novo VW Virtus: como fica o sedan com a frente do Polo 2022 europeu

Projeção do @overboostbr imagina o sedan renovado com o mesmo padrão visual do novo Polo apresentado recentemente na Europa
LF
Por
14.05.2021 às 16:18
Projeção do @overboostbr imagina o sedan renovado com o mesmo padrão visual do novo Polo apresentado recentemente na Europa

Muitos rumores e informações desencontradas permeiam a reestilização de meia vida pela qual o Polo e o irmão gêmeo Virtus passarão no Brasil em 2022. O hatch já foi renovado na Europa e espera-se que siga o mesmo caminho visual em nosso mercado. No entanto, as mudanças só devem ser aplicadas no ano que vem, como modelo 2023.

Mas e o Virtus? Esperará o Polo para receber o facelift ou será renovado antes? Adotará a mesma dianteira inspirada no Golf 8 ou seguirá um caminho próprio? Essas muitas perguntas só devem ser respondidas com clareza nos próximos meses, quando os primeiros protótipos do hatchback e do sedan com facelift começarem a sair da toca em nosso país.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Até lá, resta-nos apenas os exercícios de imaginação. E o colega Renato Aspromonte, do @overboost, preparou uma projeção mostrando como ficaria o Virtus 2023 utilizando a dianteira do novo Polo europeu.

Já a traseira, na visão do desenhista, mudará pouco, com alterações restritas à aplicação de guias de LED nas lanternas, o nome do modelo grafado logo abaixo do nicho de placa e um novo aplique na base do para-choque, incluindo duas faltas saídas duplas de escape. 

É uma aposta parecida com a que a Mobiauto faz para o futuro do modelo. E aí, o que achou dessa proposta para o novo Virtus? Faria sucesso?

Leia também: Avaliação: Fiat Toro 2022, o que melhorou e o que deveria ter melhorado

Projeção do @overboostbr imagina o sedan renovado com o mesmo padrão visual do novo Polo apresentado recentemente na Europa

O que muda, de fato

O Virtus é um projeto voltado à América Latina, por isso não apareceu junto com o Polo reestilizado na Europa. Na linha 2022, o sedan produzido em São Bernardo do Campo (SP) acompanhou a única novidade aplicada ao Polo nacional na virada de ano-modelo: herdou a central multimídia VW Play estreada pelo Nivus no ano passado.

Para o ano que vem, a expectativa é que o Virtus receba um facelift junto com o Polo brasileiro, mas ainda não se sabe se ele seguirá com a frente idêntica à do irmão ou se receberá um estilo visual próprio.

Leia também: Caoa Chery Tiggo 3X terá duas versões a partir de R$ 100.000 

O certo é que o três-volumes manterá a plataforma MQB A0 e a carroceria, com retoques a serem aplicados em para-choque, grade e faróis dianteiros, além do para-choque traseiro. Por dentro, deve receber novas peças de acabamento interno e novas tecnologias a bordo, como o controle de cruzeiro adaptativo e a frenagem autônoma emergencial do Nivus.

Já a motorização não deve mudar: a versão de entrada deve seguir com o propulsor 1.6 MSI 16V flex de 110/117 cv e 15,8/16,5 kgfm (gasolina/etanol), aliado ao câmbio automático de seis marchas da Aisin. Tal opção tem forte apelo entre frotistas, em especial taxistas.

Já as configurações de topo, Comfortline e Highline, manterão o chamado motor 250 TSI, um 1.0 turboflex 12V de 116/128 cv e 20,4 kgfm. Resta saber se a VW bancará a sobrevida da versão GTS, que registra apenas um quarto do volume de vendas do Polo GTS. 

Você também pode se interessar por:

VW Polo Track: como deve ser o substituto de Gol, Fox e Up!
VW Tiguan ficará assim para encarar Jeep Commander e Tiggo 8 Plus
Como funciona a manutenção de um carro blindado
Como nova Chevrolet Montana terá porte de Toro usando cabine do Tracker

Comentários