Novo VW Jetta se renova na gringa, mas tem futuro incerto no Brasil

Nos EUA, sedan teve motor 1.4 TSI substituído por um 1.5 TSI mais moderno e eficiente, o mesmo usado no Taos americano
Camila Torres
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24.08.2021 às 17:46
Nos EUA, sedan teve motor 1.4 TSI substituído por um 1.5 TSI mais moderno e eficiente, o mesmo usado no Taos americano

O facelift de meia vida da atual geração do Volkswagen Jetta foi apresentado nos EUA nesta semana e trouxe mudanças significativas para o sedan. O design parece quase o mesmo de antes, mas foi o que recebeu os ajustes mais sutis. 

Sob o capô, o três-volumes substituiu o conhecidíssimo motor 1.4 TSI turbo de quatro cilindros pelo 1.5 TSI de 160 cv e mesmos 25,5 kgfm de torque, já usado pelo Taos americano. 

Nos EUA, sedan teve motor 1.4 TSI substituído por um 1.5 TSI mais moderno e eficiente, o mesmo usado no Taos americano

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Parece uma diferença ínfima para o 1.4 de 150 cv e torque igual, mas o propulsor 1.5 é de ciclo Miller e recebe outras tecnologias para ser bem mais eficiente em consumo e emissões de poluentes do que o antecessor.

A fim de ficar mais seguro, o novo Jetta também ganhou novos itens de série. Mas antes que você se anime, é bom ir se preparando para um choque de realidade, porque o futuro do modelo no Brasil ainda é incerto. 

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Até o momento, a Volkswagen não revelou quais são os planos para o modelo em terras tupiniquins. Com a chegada do SUV Taos, que ocupa a mesma faixa de preços, e a vindoura reestilização do Virtus, em 2022, o Jetta ficará com espaço cada vez mais reduzido em nosso mercado.

Isso significa que o Jetta vai morrer no Brasil? Ainda é cedo para dizer. Sua reestilização pode até vir para o Brasil importada do México, como já acontece atualmente, mas certamente não em todas as versões comercializadas nos EUA.

Nos EUA, sedan teve motor 1.4 TSI substituído por um 1.5 TSI mais moderno e eficiente, o mesmo usado no Taos americano

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Talvez venha em versões 1.5 TSI e 2.0 TSI a gasolina. Talvez a fabricante resolva manter viva apenas o Jetta GLi 2.0 TSI, ou… Talvez seu destino seja o mesmo adotado pela VW com outros dois modelos icônicos do portfólio, Golf e Passat.

Ainda, a VW poderá manter o novo Jetta casado ao propulsor 250 TSI (1.4 turbo) flex de 150 cv e 25,5 kgfm, como acontece com o Jetta atualmente, até porque tal usina já é preparada para receber etanol. No entanto, esse cenário é menos provável.

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Para quem deseja um pouco mais de emoção ao volante e não apenas o conforto de um sedan, a versão GLi é a favorita a continuar no catálogo, e com mecânica intacta: motor 2.0 turbo a gasolina de 230 cv e 35,7 kgfm.

Nos EUA, quem deseja uma performance mais invocada pode escolher essa configuração aliada a um câmbio manual de seis marchas. Os que preferem conforto optam pelo DSG de sete marchas e dupla embreagem, que nós já conhecemos. 

Essa última opção, como dissemos, é a mais cotada para seguir viva no Brasil, já que é a única configuração do modelo que continua sendo comercializada no país.

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Principais mudanças no design do novo VW Jetta

Nos EUA, sedan teve motor 1.4 TSI substituído por um 1.5 TSI mais moderno e eficiente, o mesmo usado no Taos americano

● Para-choque redesenhado 

● Faróis de neblina verticais

● GLI com escape duplo com saídas maiores e projetores nas lanternas

● Lateral com acabamento escurecido nas versões Sport e GLI

● Rodas redesenhas e exclusivas da versão que começam em 16 polegadas e chegam a 18 polegadas na versão topo de linha

● Sete novas tonalidades

● Quadro de instrumentos de 8 polegadas de série (mesmo usado nas versões intermediaras do Taos)

● Quadro de instrumentos de 10 polegadas na versão GLi

● Novo revestimento dos bancos, opção em couro preto ou marrom 

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Novos itens de série

Nos EUA, sedan teve motor 1.4 TSI substituído por um 1.5 TSI mais moderno e eficiente, o mesmo usado no Taos americano

Além de carregador por indução e Wi-Fi a bordo, as versões intermediárias do Volkswagen Jetta vêm de série com o pacote IQ.DRIVE que traz itens como: 

● Alerta de colisão frontal

● Frenagem de emergência autônomo com monitoramento de pedestres

● Alerta de ponto cego ativo

● Alerta de tráfego traseiro

● Assistente de mudança de faixa

● Controlador de velocidade adaptativo

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