VW Taos: as diferenças entre as versões Comfortline e Highline
O Volkswagen Taos chegou neste ano para completar o time de SUVs da marca alemã no Brasil. Posicionado entre T-Cross e Tiguan, o modelo tem o objetivo de encarar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross no segmento compacto-médio.
Apresentado em maio, o Taos pode ser comprado em duas versões: Comfortline e Highline. No lançamento, a VW ainda ofertou a versão especial Launching Edition, que usa como base a Highline e que recebe toques mais sofisticados de acabamento.
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Todas são empurradas pelo motor 250 TSI, um 1.4 quatro-cilindros turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm (com qualquer combustível), gerenciado por um câmbio automático de seis marchas. O trem de força já é visto em irmãos de plataforma como T-Cross Highline, Virtus e Polo GTS, além das versões de entrada do Jetta.
Para saber como atua o conjunto motriz no Taos e todos os detalhes da versão de lançamento, assista o vídeo abaixo:
Se nada muda dentro do cofre e no desempenho das duas versões, o mesmo não se pode dizer do visual e do pacote de equipamentos. Veja as diferenças entre as versões do Taos:
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Visual, acabamento e conforto
Enquanto Taos Highline mostra uma evolução no acabamento interno em relação a outros modelos da VW - a marca costuma ser criticada pelo excesso de simplicidade nesse aspecto -, o Comfortline se aproxima dos produtos de etiqueta mais baixa da marca.
Por fora, a opção de entrada aposta em um visual mais limpo, com rodas de liga leve de 18 polegadas e design inédito. Os faróis são parcialmente de Ecoled (as luzes de seta ainda mantêm lâmpadas de filamento) e não há barra iluminada na grade, deixando seu “rosto” mais simples.
Internamente, a versão de entrada do SUV deixa os mimos de lado e peca pelo excesso de plástico rígido, que não é bem visto na categoria.
No entanto, ele ainda entrega um bom acabamento interno, com destaque para os bancos de tecido com ombros revestidos em couro sintético, que são bonitos e confortáveis. Pena que os ajustes de altura dos dois assentos dianteiros sejam manuais.
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Já o Taos Highline vem com outro conjunto de rodas de 18”, diamantadas e escurecidas, Conta ainda com a chamativa faixa de luz de LED na grade frontal e faróis full-LED com projetores e sistema de iluminação IQ Light, do qual voltaremos a falar mais adiante.
Por dentro, os bancos possuem acabamento em couro, além de aquecimento nas duas posições dianteiras e regulagem elétrica para o motorista. Já o sistema Ambient Light dá um toque de requinte, alterando as cores da cabine de acordo com o gosto dos ocupantes.
O que pode ser encontrado nas duas versões: descansa-braço para a primeira fileira, direção elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado de duas zonas com controle automático e saídas de ar para a segunda fileira, chave presencial e partida por botão, volante multifuncional com aletas para trocas de marchas e vidros elétricos em todas as portas com sistema um-toque nos dianteiros.
Para deixar a versão Comfortline mais próxima da Highline, o interessado pode adicionar o “Pacote Conforto” por R$ 5.420, que acrescenta revestimento dos bancos parcialmente em couro, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com ajuste elétrico e ajuste lombar.
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Itens de segurança
Desde a versão de entrada, o Taos é equipado com freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, e câmera de ré com guias auxiliares.
O pacote fica mais gordo no degrau de cima, já que a opção Highline tem, além dos itens citados acima, detector de pontos cegos com alerta de tráfego traseiro cruzado, detector de pedestres e o interessante sistema Stop & Go, que une controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma de emergência.
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Seu funcionamento é simples: quando o radar entende que o veículo da frente está reduzindo a velocidade, o Taos freia e/ou desacelera no mesmo ritmo até parar completamente, se necessário.
Se o carro da frente sair da imobilidade e voltar a rodar em até 3 segundos, o SUV da VW retoma o movimento sem que o motorista precise acionar o pedal do acelerador. Passando desse tempo, aí é o condutor que terá de acelerar.
O que pode ser encontrado nas duas versões: seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina); controle de estabilidade e tração, sensor de chuva e crepuscular, alarme antifurto, detector de fadiga do motorista, sistema de ancoragem Isofix, faróis de LED e luz de condução diurna integrada de LED, lanternas de LED.
O interessado no Comfortline pode deixar o Taos mais seguro com o “Pacote Segurança” por (R$ 4.790), que traz reconhecimento de pedestres, controle adaptativo de distância e velocidade (ACC), frenagem autônoma de emergência e sistema de monitoramento frontal.
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Tecnologia
No quesito tecnologia, as versões são mais próximas. A central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay (sem fio), pode ser encontrada em ambas as configurações.
A diferença fica no quadro de instrumentos, que é de 8 polegadas no Taos Comfortline contra 10,25 polegadas do Highline. Outro ponto é que a versão mais completa troca os faróis dianteiros convencionais de LED pelo já mencionado (e mais moderno) sistema IQ.Light.
A tecnologia tem projetores inteligentes, fachos direcionais, regulagem automática de altura, luzes de neblina integradas, função antiofuscamento para outros veículos, raio de alcance otimizado lateral e longitudinalmente, assistente dinâmico de farol alto e iluminação dinâmica em curvas.
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O que pode ser encontrado nas duas versões: carregamento de celular por indução e retrovisores externos elétricos com função tilt down.
Ficha técnica
Motor: 1.4, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turboflex, injeção direta, duplo comando de válvulas variável, 150 cv (G/E) a 5.000 rpm, 25,5 kgfm (G/E) entre 1.400/4.000 rpm. Câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.
Desempenho: 0 a 100 km/h em 9,3 s e velocidade máxima de 194 km/h.
Consumo: 7 km/l (E) e 10,2 km/l (G) na cidade / 9 km/l (E) e 12,5 km/l (G) na estrada.
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Dimensões: 4.461 mm comprimento, 2.680 mm entre-eixos, 1.841 mm largura, 1.626 mm altura, 498 litros de porta-malas, 51 litros do tanque de combustível, 1.420 kg de peso.
Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e multilink (traseira), freios a discos ventilados (dianteira) e a discos sólidos (traseira), 246 mm vão livre do solo entre os eixos, ângulo de ataque 19°, ângulo central 20,1°, ângulo de saída 26,3°, carga útil não divulgada, rodas de 18 polegadas.
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Jornalista Automotivo
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