Novo SUV anti-Compass da Nissan surge em teste pronto para estrear no Brasil
Nas últimas semanas as notícias não foram tão boas para a Nissan no exterior por conta da suspensão da produção da Frontier na Argentina e devido a saúde financeira da marca japonesa, mas aqui no Brasil pelo menos bons ventos sopram. Prova disso é que o novo Nissan X-Tral foi flagrado rodando em testes pelas ruas do país, mais especificamente na cidade de São Paulo (SP).
A imagem que você confere aqui foi publicada pelo perfil @placaverde noInstagram, que recebeu a foto de um seguidor da página. Ao analisar a foto vemos uma unidade do Nissan X-Trail, chamado também de Rogue em mercados como o Estados Unidos, no entanto, no mercado brasileiro devemos contar com o primeiro nome para o utilitário. E isso não deverá demorar para acontecer, pois as camuflagens estão cada vez mais sutis.
Você também pode se interessar por:
- Flagra: Nissan X-Trail pode estrear sistema híbrido que queríamos no Kicks
- Novo Jeep Compass 2026 tem desenho vazado e adotará jeitão de Commander
- Nissan X-Trail: como é o SUV acima do Kicks que vai brigar com Jeep Compass
No entanto, importante lembrar que um dos últimos flagras do Nissan X-Trail aconteceu há quase um ano, em março do ano passado, e o SUV já trazia poucas camuflagens. Desde então o SUV roda pelas ruas do país em testes, mesmo que seu visual seja praticamente conhecido. A foto de traseira nos deixa em dúvida se estamos já diante da versão reestilizada lá fora, pois o modelo visto anteriormente ainda era do pré-facelift.
As camuflagens cobrem basicamente os logotipos da Nissan logo acima da região da placa e a régua abaixo com a inscrição Rogue. Podemos notar também que existem outros pontos na área da tampa do porta-malas que está cobertos, que certamente apontam a motorização do novo SUV da marca japonesa, que vem para brigar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, entre outros. Mas os SUVs híbridos BYD Song Plus e GWM Haval H6 devem ser os alvos principais.
Motorização híbrida e-Power
Embora ainda não haja confirmação sobre motorização, o novo Nissan X-Trail é o mais cotado da marca para (finalmente) estrear o famoso propulsor e-Power, que nada mais é a motorização híbrida da empresa – especulada há anos, aliás. Seu funcionamento é um tanto diferente, já que o motor 1.5 turbo a combustão é combinado a dois motores elétricos – estes responsáveis por tracionar o SUV.
Na prática, temos uma potência combinada de 208 cv e até 33,6 kgfm de torque. Já a transmissão é automática de marcha infinita (a tração é sempre elétrica). Sobre seu funcionamento, o 1.5 turbo funciona como um gerador de energia para o motor elétrico, assim não há demanda por uma bateria grande, reduzindo custos. O Nissan X-Trail vendido no exterior é um SUV de tração integral, afinal, os motores elétricos são montados sobre cada eixo (um no dianteiro e outro no traseiro).
O novo X-Trail é um SUV médio com 4.680 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.720 mm de altura e 2.700 mm de entre-eixos, portanto maior que Compass e Taos, por exemplo. No final de 2023 a Nissan anunciou um investimento de 2,8 bilhões no Brasil e possivelmente a eletrificação da linha com a chegada do novo X-Trail deve fazer parte deste aporte.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.