Flagra: Nissan X-Trail pode estrear sistema híbrido que queríamos no Kicks

SUV deverá estrear motorização híbrida e-Power no país, que por muito tempo foi cotado no modelo compacto
Diego Dias
Por
12.03.2024 às 16:03
SUV deverá estrear motorização híbrida e-Power no país, que por muito tempo foi cotado no modelo compacto

A nova geração do Nissan X-Trail foi flagrada do Brasil com pouquíssimas camuflagens, o que indica que o novo SUV médio da marca japonesa está cada vez mais próximo de ser lançado por aqui. Dessa vez o utilitário deu as caras em uma unidade cinza e com as famosas placas verdes de veículo de teste.

Novamente o SUV apareceu rodando por aí e dessa vez com camuflagem cobrindo apenas o logotipo da Nissan na dianteira e também na tampa traseira. O que já podemos dizer é que o novo Nissan X-Trail em testes em terras tupiniquins ainda é do modelo pré-facelift, já que em outubro do ano passado o utilitário sofreu uma leve atualização de meia-vida na linha 2024 nos Estados Unidos.

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Ou seja, curiosamente a marca roda com o X-Trail antigo pelas nossas vias, mas isso pode mudar de agora até o lançamento, que deve acontecer em 2025. As fotos que você confere aqui foram publicadas no perfil @gessnermotors no Instagram.

Visual pré-facelift

Enquanto o visual do X-Trail 2024 mostrado na terra do tio Sam traz uma nova identidade para a grade frontal V-Motion (caracterizada principalmente pelos filetes horizontais), o SUV flagrado por aqui tem a grade dianteira em preto com retângulos em relevo na mesma tonalidade. Somente um filete mais afilado recebe um acabamento cromado.

O SUV médio conta com os faróis principais posicionados numa seção inferior, enquanto a assinatura em LED das luzes diurnas (DRL) fica logo acima – recurso de estilo amplamente utilizado na indústria. O para-choque ostenta uma grade inferior mais discreta que acomoda também os pequenos faróis de neblina do utilitário.

Na traseira as lanternas remetem ao nosso Kicks (sem a régua central interligando as peças), sem contar que o protetor do para-choque na porção central não tem a atualização do modelo 2024.

Para situar o Nissan X-Trail, vale lembrar que o modelo se trata de um SUV médio com seus 4.680 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.720 mm de altura e 2.700 mm de entre-eixos. Para efeito de comparação o VW Taos tem 4.461 mm, 1.841 mm, 1.626 mm e 2.680 mm, respectivamente. Porém, o SUV deverá mirar em utilitários híbridos do mercado como o BYD Song Plus e GWM Haval H6, que têm 4.705 mm e 4.683 mm de comprimento, nessa ordem.

Motorização híbrida e-Power

Embora a Nissan tenha confirmado no final do ano passado um investimento de até R$ 2,8 bilhões no Brasil, a marca japonesa ainda não confirmou oficialmente a motorização do novo X-Trail. Por outro lado, sabemos que a fabricante precisa acelerar a eletrificação de sua linha e sua principal tecnologia na prateleira é o motor híbrido e-Power, que chegou a ser cogitado para o novo Nissan Kicks nacional.

Nissan X-Trail reestilizado

O motor híbrido e-Power tem uma forma própria de funcionamento. Ele soma um motor 1.5 turbo a combustão, mas a tração das rodas é sempre feita pela motorização elétrica. Com isso, o propulsor 1.5 funciona apenas como gerador, assim evita a utilização de uma bateria grande para reduzir custos e seu peso final. A ideia para o Kicks era a mesmo, mas usaria um motor de capacidade volumétrica menor, sendo um 1.2.

Vale lembrar que o Nissan X-Trail oferecido no mercado internacional traz dois motores elétricos de tração, um montado sobre o eixo dianteiro e outro sobre o traseiro, o fazendo um SUV de tração integral. Na prática, a força combinada resulta em 208 cv e 33,6 kgfm de torque, com o utilitário operando junto a câmbio automático de marcha infinita (a tração é sempre elétrica).

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