Novo Nissan Kicks conviverá com antigo e marca quer quadruplicar produção

Marca japonesa usará estratégia do Hyundai Creta para deixar duas gerações do Kicks convivendo juntas e voltar a crescer no Brasil
LF
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18.07.2023 às 14:20
Marca japonesa usará estratégia do Hyundai Creta para deixar duas gerações do Kicks convivendo juntas e voltar a crescer no Brasil

A Nissan intensificou o plano de R$ 1,1 bilhão para lançar, em 2025, a segunda geração do SUV compacto Kicks no Brasil, conforme antecipado pela Mobiauto em abril do ano passado. Protótipos do modelo, inclusive, já foram flagrados na região de Curitiba (PR), onde fica o centro de pesquisa e desenvolvimento da marca, pelo sempre antenado @gessnermotors. Já a projeção que abre este artigo é de Jonathan Machado, do @mentirasautomotivas.

Construído a partir da plataforma modular CMF-B, a mesma que dará vida ao projeto HJF, da Renault, o novo Nissan Kicks deve contar com motorização turbo – os propulsores 1.0 e 1.3 TCe, que já são ou serão usado pelos Renault nacionais – e, talvez, com opção híbrida, pelo menos em uma segunda fase do projeto.

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Como já bem atentado pelos colegas do Autos Segredos, o novo Kicks nacional será fabricado em Resende (RJ) e conviverá com o SUV de geração atual. Resta saber se ambos terão o mesmo nome (Kicks e New Kicks) ou se a segunda geração adotará outra alcunha para conviver com o modelo antigo.

Entretanto, a carroceria, o visual e a arquitetura elétrica do Kicks G2 serão inteiramente novos, prevendo equipamentos como sistema ADAS de assistências ativas de segurança, com frenagem autônoma emergencial e ACC (controle de cruzeiro adaptativo).

Nossa reportagem pode afirmar que as ambições da Nissan são altas com o novo Kicks. O objetivo principal é quadruplicar o atual volume de produção de Resende, atualmente na casa de 50.000 unidades por ano. A capacidade atual do complexo já é de 100.000 veículos anualmente, mas a ideia é expandi-la para alcançar o teto de 200.000.

A meta não deve ser cumprida apenas com o novo Kicks. Ao implantar a matriz CMF-B, a fabricante japonesa abrirá um leque de oportunidades na planta fluminense, podendo fabricar localmente outros produtos da mesma base, a combustão ou eletrificados.

Hyundai Creta como exemplo

Para deixar as duas gerações do Kicks convivendo no Brasil, a Nissan se inspirará em dois exemplos, um já colocado em prática e outro ainda em planejamento. Estamos falando do Hyundai Creta e do primo de terceiro grau Renault Duster.

No caso do Creta, a Hyundai lançou a segunda geração de seu SUV compacto em 2021, mas manteve em linha o Creta Action, que traz carroceria e motorização anteriores. E ele ainda tem participação importante nos volumes de emplacamento do modelo.

A Renault tende a fazer o mesmo com o Duster: ela já desenvolve uma terceira geração do SUV para o Brasil ao mesmo tempo em que prepara um facelift do modelo atual, conforme também trazido pelo Autos Segredos. Entretanto, a marca francesa estuda mudar o nome de seu SUV mais famoso nesse processo.

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